Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, F. G. da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: ASPIAZÚ, I., OLIVEIRA, R. M. de, SILVA, K. M. de J., SANTOS, S. R. dos, PORTUGAL, A. F., MOREIRA, J. A. A., BRITO, O. G., SILVA, N. P. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096576
Resumo: O objetivo deste trabalho foi determinar em campo a tensão de água do solo adequada para o reinício da irrigação do milho verde no semiárido. O experimento constou de seis valores de tensão matricial da água do solo (20 kPa, 40 kPa, 60 kPa, 80 kPa, 100 kPa e 120 kPa) testadas em uma cultivar de milho, o hibrido duplo AG 1051. O experimento foi instalado no período de inverno de 2013, nos meses de agosto a novembro, num delineamento experimental de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, conduzidos na fazenda experimental da Embrapa Milho e Sorgo em Nova Porteirinha, MG. Foram avaliadas as variáveis: produtividade de espigas sem palha (t ha-1), número de espigas totais e comerciais por hectare, comprimento de espigas com palha e sem palha e diâmetro de espigas comerciais. Dentre os resultados pode-se constatar que os maiores valores para as variáveis de morfologia e de produtividade foram obtidos quando a irrigação foi efetuada com tensão próxima de 50 kPa, tornando-a a tensão mais adequada para o uso racional da água no manejo da irrigação do milho verde.
id EMBR_5ca49a823fdc6f9d8ffb1126278d46a7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096576
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.Déficit hídricoResistência elétricaManejo de irrigaçãoDeficiência HídricaO objetivo deste trabalho foi determinar em campo a tensão de água do solo adequada para o reinício da irrigação do milho verde no semiárido. O experimento constou de seis valores de tensão matricial da água do solo (20 kPa, 40 kPa, 60 kPa, 80 kPa, 100 kPa e 120 kPa) testadas em uma cultivar de milho, o hibrido duplo AG 1051. O experimento foi instalado no período de inverno de 2013, nos meses de agosto a novembro, num delineamento experimental de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, conduzidos na fazenda experimental da Embrapa Milho e Sorgo em Nova Porteirinha, MG. Foram avaliadas as variáveis: produtividade de espigas sem palha (t ha-1), número de espigas totais e comerciais por hectare, comprimento de espigas com palha e sem palha e diâmetro de espigas comerciais. Dentre os resultados pode-se constatar que os maiores valores para as variáveis de morfologia e de produtividade foram obtidos quando a irrigação foi efetuada com tensão próxima de 50 kPa, tornando-a a tensão mais adequada para o uso racional da água no manejo da irrigação do milho verde.FERNANDO GOMES DA SILVA, Universidade Estadual de Montes ClarosIGNÁCIO ASPIAZÚ, Universidade Estadual de Montes ClarosRENATO MENDES DE OLIVEIRA, Universidade Estadual de Montes ClarosKAREN MARCELLE DE JESUS SILVA, Universidade Federal de LavrasSILVÂNIO RODRIGUES DOS SANTOS, Universidade Estadual de Montes ClarosARLEY FIGUEIREDO PORTUGAL, CNPMSJOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPMSORLANDO GONÇALVES BRITO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e MucuriNATANAEL PEREIRA DA SILVA, Universidade Estadual de Montes Claros.SILVA, F. G. daASPIAZÚ, I.OLIVEIRA, R. M. deSILVA, K. M. de J.SANTOS, S. R. dosPORTUGAL, A. F.MOREIRA, J. A. A.BRITO, O. G.SILVA, N. P. da2018-09-29T00:36:13Z2018-09-29T00:36:13Z2018-09-2820182018-09-29T00:36:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 17, n. 2, p. 190-200, 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096576porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-09-29T00:36:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1096576Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-09-29T00:36:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-09-29T00:36:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
title Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
spellingShingle Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
SILVA, F. G. da
Déficit hídrico
Resistência elétrica
Manejo de irrigação
Deficiência Hídrica
title_short Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
title_full Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
title_fullStr Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
title_full_unstemmed Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
title_sort Tensão de água no solo para o reinício da irrigação de milho verde no semiárido.
author SILVA, F. G. da
author_facet SILVA, F. G. da
ASPIAZÚ, I.
OLIVEIRA, R. M. de
SILVA, K. M. de J.
SANTOS, S. R. dos
PORTUGAL, A. F.
MOREIRA, J. A. A.
BRITO, O. G.
SILVA, N. P. da
author_role author
author2 ASPIAZÚ, I.
OLIVEIRA, R. M. de
SILVA, K. M. de J.
SANTOS, S. R. dos
PORTUGAL, A. F.
MOREIRA, J. A. A.
BRITO, O. G.
SILVA, N. P. da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FERNANDO GOMES DA SILVA, Universidade Estadual de Montes Claros
IGNÁCIO ASPIAZÚ, Universidade Estadual de Montes Claros
RENATO MENDES DE OLIVEIRA, Universidade Estadual de Montes Claros
KAREN MARCELLE DE JESUS SILVA, Universidade Federal de Lavras
SILVÂNIO RODRIGUES DOS SANTOS, Universidade Estadual de Montes Claros
ARLEY FIGUEIREDO PORTUGAL, CNPMS
JOSE ALOISIO ALVES MOREIRA, CNPMS
ORLANDO GONÇALVES BRITO, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
NATANAEL PEREIRA DA SILVA, Universidade Estadual de Montes Claros.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, F. G. da
ASPIAZÚ, I.
OLIVEIRA, R. M. de
SILVA, K. M. de J.
SANTOS, S. R. dos
PORTUGAL, A. F.
MOREIRA, J. A. A.
BRITO, O. G.
SILVA, N. P. da
dc.subject.por.fl_str_mv Déficit hídrico
Resistência elétrica
Manejo de irrigação
Deficiência Hídrica
topic Déficit hídrico
Resistência elétrica
Manejo de irrigação
Deficiência Hídrica
description O objetivo deste trabalho foi determinar em campo a tensão de água do solo adequada para o reinício da irrigação do milho verde no semiárido. O experimento constou de seis valores de tensão matricial da água do solo (20 kPa, 40 kPa, 60 kPa, 80 kPa, 100 kPa e 120 kPa) testadas em uma cultivar de milho, o hibrido duplo AG 1051. O experimento foi instalado no período de inverno de 2013, nos meses de agosto a novembro, num delineamento experimental de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, conduzidos na fazenda experimental da Embrapa Milho e Sorgo em Nova Porteirinha, MG. Foram avaliadas as variáveis: produtividade de espigas sem palha (t ha-1), número de espigas totais e comerciais por hectare, comprimento de espigas com palha e sem palha e diâmetro de espigas comerciais. Dentre os resultados pode-se constatar que os maiores valores para as variáveis de morfologia e de produtividade foram obtidos quando a irrigação foi efetuada com tensão próxima de 50 kPa, tornando-a a tensão mais adequada para o uso racional da água no manejo da irrigação do milho verde.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-29T00:36:13Z
2018-09-29T00:36:13Z
2018-09-28
2018
2018-09-29T00:36:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 17, n. 2, p. 190-200, 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096576
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 17, n. 2, p. 190-200, 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1096576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503463136133120