Progressos na viticultura brasileira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMARGO, U. A.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: TONIETTO, J., HOFFMANN, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914285
Resumo: A viticultura brasileira nasceu com a chegada dos colonizadores portugueses, tornando-se uma atividade comercial a partir do início do século XX. Houve absoluto predomínio do cultivo de uvas americanas até meados do século XX, quando se iniciou o plantio de videiras europeias. Até a década de 1960, a viticultura brasileira ficou limitada às regiões Sul e Sudeste. A partir daí, a uva alastrou-se como alternativa econômica em diversas regiões tropicais do País e ganhou nova dimensão nas zonas temperadas de cultivo. Atualmente, a área vitícola brasileira situa-se ao redor de 83.700 ha, com uma produção anual oscilando entre 1.300.000 e 1.400.000 toneladas. Destacam-se, pelo volume de produção, os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. A grande maioria das uvas e seus derivados são consumidos no mercado interno. O suco de uva concentrado e a uva de mesa são os principais produtos de exportação. A diversidade é a marca da viticultura brasileira: são diferentes condições ambientais, variados sistemas de cultivo e recursos genéticos com ampla variabilidade. Neste trabalho, é traçado o perfil da viticultura brasileira e são apresentados os principais avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas. Entre outros tópicos, destacam-se a criação de novas cultivares, o desenvolvimento de técnicas e sistemas de manejo da videira - especialmente para as zonas tropicais e o desenvolvimento de sistemas de certificação de produtos vitivinícolas.
id EMBR_5d3b1aee3f7614637ebf46493196e6d9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914285
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Progressos na viticultura brasileira.Uva de mesaBrasilDesenvolvimentoViticulturaUvaSucoVinhoTecnologiaVariedadeManejoProduçãoA viticultura brasileira nasceu com a chegada dos colonizadores portugueses, tornando-se uma atividade comercial a partir do início do século XX. Houve absoluto predomínio do cultivo de uvas americanas até meados do século XX, quando se iniciou o plantio de videiras europeias. Até a década de 1960, a viticultura brasileira ficou limitada às regiões Sul e Sudeste. A partir daí, a uva alastrou-se como alternativa econômica em diversas regiões tropicais do País e ganhou nova dimensão nas zonas temperadas de cultivo. Atualmente, a área vitícola brasileira situa-se ao redor de 83.700 ha, com uma produção anual oscilando entre 1.300.000 e 1.400.000 toneladas. Destacam-se, pelo volume de produção, os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. A grande maioria das uvas e seus derivados são consumidos no mercado interno. O suco de uva concentrado e a uva de mesa são os principais produtos de exportação. A diversidade é a marca da viticultura brasileira: são diferentes condições ambientais, variados sistemas de cultivo e recursos genéticos com ampla variabilidade. Neste trabalho, é traçado o perfil da viticultura brasileira e são apresentados os principais avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas. Entre outros tópicos, destacam-se a criação de novas cultivares, o desenvolvimento de técnicas e sistemas de manejo da videira - especialmente para as zonas tropicais e o desenvolvimento de sistemas de certificação de produtos vitivinícolas.Número especial. Trabalho apresentado no Simpósio Internacional de Fruticultura, Sinfruit, Campinas-SP, de 17 a 21 de outubro de 2011.UMBERTO ALMEIDA CAMARGO, VINO VITIS CONSULTORIA; JORGE TONIETTO, CNPUV; ALEXANDRE HOFFMANN, CNPUV.CAMARGO, U. A.TONIETTO, J.HOFFMANN, A.2012-02-03T11:11:11Z2012-02-03T11:11:11Z2012-02-0320112012-02-03T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33, p. 144-149, out. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:57:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/914285Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:57:40falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:57:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Progressos na viticultura brasileira.
title Progressos na viticultura brasileira.
spellingShingle Progressos na viticultura brasileira.
CAMARGO, U. A.
Uva de mesa
Brasil
Desenvolvimento
Viticultura
Uva
Suco
Vinho
Tecnologia
Variedade
Manejo
Produção
title_short Progressos na viticultura brasileira.
title_full Progressos na viticultura brasileira.
title_fullStr Progressos na viticultura brasileira.
title_full_unstemmed Progressos na viticultura brasileira.
title_sort Progressos na viticultura brasileira.
author CAMARGO, U. A.
author_facet CAMARGO, U. A.
TONIETTO, J.
HOFFMANN, A.
author_role author
author2 TONIETTO, J.
HOFFMANN, A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UMBERTO ALMEIDA CAMARGO, VINO VITIS CONSULTORIA; JORGE TONIETTO, CNPUV; ALEXANDRE HOFFMANN, CNPUV.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMARGO, U. A.
TONIETTO, J.
HOFFMANN, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Uva de mesa
Brasil
Desenvolvimento
Viticultura
Uva
Suco
Vinho
Tecnologia
Variedade
Manejo
Produção
topic Uva de mesa
Brasil
Desenvolvimento
Viticultura
Uva
Suco
Vinho
Tecnologia
Variedade
Manejo
Produção
description A viticultura brasileira nasceu com a chegada dos colonizadores portugueses, tornando-se uma atividade comercial a partir do início do século XX. Houve absoluto predomínio do cultivo de uvas americanas até meados do século XX, quando se iniciou o plantio de videiras europeias. Até a década de 1960, a viticultura brasileira ficou limitada às regiões Sul e Sudeste. A partir daí, a uva alastrou-se como alternativa econômica em diversas regiões tropicais do País e ganhou nova dimensão nas zonas temperadas de cultivo. Atualmente, a área vitícola brasileira situa-se ao redor de 83.700 ha, com uma produção anual oscilando entre 1.300.000 e 1.400.000 toneladas. Destacam-se, pelo volume de produção, os Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Bahia, Santa Catarina e Minas Gerais. A grande maioria das uvas e seus derivados são consumidos no mercado interno. O suco de uva concentrado e a uva de mesa são os principais produtos de exportação. A diversidade é a marca da viticultura brasileira: são diferentes condições ambientais, variados sistemas de cultivo e recursos genéticos com ampla variabilidade. Neste trabalho, é traçado o perfil da viticultura brasileira e são apresentados os principais avanços tecnológicos obtidos nas últimas décadas. Entre outros tópicos, destacam-se a criação de novas cultivares, o desenvolvimento de técnicas e sistemas de manejo da videira - especialmente para as zonas tropicais e o desenvolvimento de sistemas de certificação de produtos vitivinícolas.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2012-02-03T11:11:11Z
2012-02-03T11:11:11Z
2012-02-03
2012-02-03T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33, p. 144-149, out. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914285
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 33, p. 144-149, out. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/914285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503359368003584