Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).

Bibliographic Details
Main Author: MENEZES, D. R.
Publication Date: 2007
Other Authors: ARAUJO, G. G. L. de, CHAGAS, E. C. de O., MOURA NETO, J. B. de, DANTAS, F. R., JESUS, L. S. de
Format: Book part
Language: por
Source: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Download full: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159519
Summary: O atual experimento teve o objetivo de avaliar a composição química, a digestibilidade in vitro da matéria seca, como também fracionar a proteina da parte aérea e do tubérculo do mamãozinho-de-veado. Os mamõezinhos-de-veado utilizados apresentavam idade aproximada de quatro anos e foram colhidos logo após o período das chuvas. As folhas, talos finos e tubérculos foram colhidos de cinco plantas aleatórias no interior da caatinga, tentando-se uma melhor representatividade amostral. O peso médio dos tubérculos coletados foi de 15 kg. As folhas e ramos finos do mamãozinho apresentaram valores de parede celular (tabela 1) que denotam pouca característica de alimento fibroso e o incluem como possível alternativa no fornecimento de proteína para os animais do semi-árido. Em períodos de estiagem, quando a maioria das forragens da caatinga apresenta baixo valor nutritivo, o tubérculo do mamãozinho-de-veado pode ser utilizado tanto como fonte de água, como também sendo fonte de energia e proteína, complementando as dietas dos animais do sertão.
id EMBR_5d7bd1f181794d4a9e26e21d1114003e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159519
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).Mamãozinho-de-veadoPlanta nativaRegião semi-áridaComposição QuímicaNutrienteProteínaO atual experimento teve o objetivo de avaliar a composição química, a digestibilidade in vitro da matéria seca, como também fracionar a proteina da parte aérea e do tubérculo do mamãozinho-de-veado. Os mamõezinhos-de-veado utilizados apresentavam idade aproximada de quatro anos e foram colhidos logo após o período das chuvas. As folhas, talos finos e tubérculos foram colhidos de cinco plantas aleatórias no interior da caatinga, tentando-se uma melhor representatividade amostral. O peso médio dos tubérculos coletados foi de 15 kg. As folhas e ramos finos do mamãozinho apresentaram valores de parede celular (tabela 1) que denotam pouca característica de alimento fibroso e o incluem como possível alternativa no fornecimento de proteína para os animais do semi-árido. Em períodos de estiagem, quando a maioria das forragens da caatinga apresenta baixo valor nutritivo, o tubérculo do mamãozinho-de-veado pode ser utilizado tanto como fonte de água, como também sendo fonte de energia e proteína, complementando as dietas dos animais do sertão.GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.MENEZES, D. R.ARAUJO, G. G. L. deCHAGAS, E. C. de O.MOURA NETO, J. B. deDANTAS, F. R.JESUS, L. S. de2011-04-09T20:35:40Z2011-04-09T20:35:40Z2007-10-0220072019-06-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: UNESP, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:31:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/159519Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:31:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:31:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
title Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
spellingShingle Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
MENEZES, D. R.
Mamãozinho-de-veado
Planta nativa
Região semi-árida
Composição Química
Nutriente
Proteína
title_short Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
title_full Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
title_fullStr Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
title_full_unstemmed Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
title_sort Composição química, fracionamento da proteina e digestibilidade in vitro do mamãozinho-de-veado (Jacaratia corumbensis O. kuntze).
author MENEZES, D. R.
author_facet MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
CHAGAS, E. C. de O.
MOURA NETO, J. B. de
DANTAS, F. R.
JESUS, L. S. de
author_role author
author2 ARAUJO, G. G. L. de
CHAGAS, E. C. de O.
MOURA NETO, J. B. de
DANTAS, F. R.
JESUS, L. S. de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GHERMAN GARCIA LEAL DE ARAUJO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, D. R.
ARAUJO, G. G. L. de
CHAGAS, E. C. de O.
MOURA NETO, J. B. de
DANTAS, F. R.
JESUS, L. S. de
dc.subject.por.fl_str_mv Mamãozinho-de-veado
Planta nativa
Região semi-árida
Composição Química
Nutriente
Proteína
topic Mamãozinho-de-veado
Planta nativa
Região semi-árida
Composição Química
Nutriente
Proteína
description O atual experimento teve o objetivo de avaliar a composição química, a digestibilidade in vitro da matéria seca, como também fracionar a proteina da parte aérea e do tubérculo do mamãozinho-de-veado. Os mamõezinhos-de-veado utilizados apresentavam idade aproximada de quatro anos e foram colhidos logo após o período das chuvas. As folhas, talos finos e tubérculos foram colhidos de cinco plantas aleatórias no interior da caatinga, tentando-se uma melhor representatividade amostral. O peso médio dos tubérculos coletados foi de 15 kg. As folhas e ramos finos do mamãozinho apresentaram valores de parede celular (tabela 1) que denotam pouca característica de alimento fibroso e o incluem como possível alternativa no fornecimento de proteína para os animais do semi-árido. Em períodos de estiagem, quando a maioria das forragens da caatinga apresenta baixo valor nutritivo, o tubérculo do mamãozinho-de-veado pode ser utilizado tanto como fonte de água, como também sendo fonte de energia e proteína, complementando as dietas dos animais do sertão.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-02
2007
2011-04-09T20:35:40Z
2011-04-09T20:35:40Z
2019-06-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: UNESP, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159519
identifier_str_mv In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 44., 2007, Jaboticabal. O avanço científico e tecnológico na produção animal: anais. Jaboticabal: UNESP, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/159519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503333495439360