Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, T. G. F. da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: ZOLNIER, S., MOURA, M. S. B. de, SOUZA, L. S. B. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974198
Resumo: Objetivou-se analisar a variação sazonal do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada, assim como as características aerodinâmicas da superfície da cultura sob condições climáticas do Semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido em um talhão experimental situado no município de Juazeiro, Bahia, onde foram realizadas medições micrometeorológicas. A evapotranspiração da cultura foi quantificada por meio do método do balanço de energia, com base na razão de Bowen. Para analisar o controle da cana-de-açúcar ao processo de evapotranspiração foi utilizado o fator de desacoplamento (Ω). Para o ciclo, os valores de Ω foram, em média, iguais a 0,68, demonstrando um desacoplamento moderado a alto da superfície com a atmosfera, o que indica que a evapotranspiração da cana-de-açúcar irrigada no Semiárido brasileiro é mais fortemente controlada pela energia disponível, proveniente do saldo de radiação, do que pelo efeito do vento, temperatura e umidade do ar. Todavia, após o tombamento da cultura, percebeu-se uma queda de Ω, decorrente de um novo crescimento das plantas, que também foi responsável por modificações nas características aerodinâmicas da cultura. Este fato resultou, ao final do ciclo, em valores médios de 58 s m-1 para a resistência da superfície, de 0,43 m para o parâmetro de rugosidade e de 0,39 m s-1 para a velocidade de fricção.
id EMBR_604dccc9b529dbbef82bf4c458087954
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974198
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.Fator de desacoplamentoFluxo de calor latenteCana-de-açúcarIrrigaçãoBalanço de EnergiaEvapotranspiraçãoIrrigationSugarcaneObjetivou-se analisar a variação sazonal do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada, assim como as características aerodinâmicas da superfície da cultura sob condições climáticas do Semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido em um talhão experimental situado no município de Juazeiro, Bahia, onde foram realizadas medições micrometeorológicas. A evapotranspiração da cultura foi quantificada por meio do método do balanço de energia, com base na razão de Bowen. Para analisar o controle da cana-de-açúcar ao processo de evapotranspiração foi utilizado o fator de desacoplamento (Ω). Para o ciclo, os valores de Ω foram, em média, iguais a 0,68, demonstrando um desacoplamento moderado a alto da superfície com a atmosfera, o que indica que a evapotranspiração da cana-de-açúcar irrigada no Semiárido brasileiro é mais fortemente controlada pela energia disponível, proveniente do saldo de radiação, do que pelo efeito do vento, temperatura e umidade do ar. Todavia, após o tombamento da cultura, percebeu-se uma queda de Ω, decorrente de um novo crescimento das plantas, que também foi responsável por modificações nas características aerodinâmicas da cultura. Este fato resultou, ao final do ciclo, em valores médios de 58 s m-1 para a resistência da superfície, de 0,43 m para o parâmetro de rugosidade e de 0,39 m s-1 para a velocidade de fricção.THIERES G. F. DA SILVA; SÉRGIO ZOLNIER; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA S. B. DE SOUZA.SILVA, T. G. F. daZOLNIER, S.MOURA, M. S. B. deSOUZA, L. S. B. de2013-12-17T11:11:11Z2013-12-17T11:11:11Z2013-12-1720132013-12-17T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 6, n. 4, p. 621-634, 2013.1984-2295http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974198porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:33:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/974198Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:33:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
title Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
spellingShingle Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
SILVA, T. G. F. da
Fator de desacoplamento
Fluxo de calor latente
Cana-de-açúcar
Irrigação
Balanço de Energia
Evapotranspiração
Irrigation
Sugarcane
title_short Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
title_full Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
title_fullStr Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
title_full_unstemmed Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
title_sort Sazonalidade do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada e características aerodinâmicas da cultura no Semiárido brasileiro.
author SILVA, T. G. F. da
author_facet SILVA, T. G. F. da
ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
author_role author
author2 ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv THIERES G. F. DA SILVA; SÉRGIO ZOLNIER; MAGNA SOELMA BESERRA DE MOURA, CPATSA; LUCIANA S. B. DE SOUZA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, T. G. F. da
ZOLNIER, S.
MOURA, M. S. B. de
SOUZA, L. S. B. de
dc.subject.por.fl_str_mv Fator de desacoplamento
Fluxo de calor latente
Cana-de-açúcar
Irrigação
Balanço de Energia
Evapotranspiração
Irrigation
Sugarcane
topic Fator de desacoplamento
Fluxo de calor latente
Cana-de-açúcar
Irrigação
Balanço de Energia
Evapotranspiração
Irrigation
Sugarcane
description Objetivou-se analisar a variação sazonal do controle de evapotranspiração pela cana-de-açúcar irrigada, assim como as características aerodinâmicas da superfície da cultura sob condições climáticas do Semiárido brasileiro. O experimento foi conduzido em um talhão experimental situado no município de Juazeiro, Bahia, onde foram realizadas medições micrometeorológicas. A evapotranspiração da cultura foi quantificada por meio do método do balanço de energia, com base na razão de Bowen. Para analisar o controle da cana-de-açúcar ao processo de evapotranspiração foi utilizado o fator de desacoplamento (Ω). Para o ciclo, os valores de Ω foram, em média, iguais a 0,68, demonstrando um desacoplamento moderado a alto da superfície com a atmosfera, o que indica que a evapotranspiração da cana-de-açúcar irrigada no Semiárido brasileiro é mais fortemente controlada pela energia disponível, proveniente do saldo de radiação, do que pelo efeito do vento, temperatura e umidade do ar. Todavia, após o tombamento da cultura, percebeu-se uma queda de Ω, decorrente de um novo crescimento das plantas, que também foi responsável por modificações nas características aerodinâmicas da cultura. Este fato resultou, ao final do ciclo, em valores médios de 58 s m-1 para a resistência da superfície, de 0,43 m para o parâmetro de rugosidade e de 0,39 m s-1 para a velocidade de fricção.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17T11:11:11Z
2013-12-17T11:11:11Z
2013-12-17
2013
2013-12-17T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 6, n. 4, p. 621-634, 2013.
1984-2295
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974198
identifier_str_mv Revista Brasileira de Geografia Física, Recife, v. 6, n. 4, p. 621-634, 2013.
1984-2295
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/974198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695312895016960