Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCENTE, A. S.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: KLUTHCOUSKI, J., RABELO, R. R., OLIVEIRA, P. de, COBUCCI, T., CRUSCIOL, C. A. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894592
Resumo: A identificação de cultivares, para cada tipo de manejo do solo, pode favorecer o aumento da produtividade da cultura do arroz de terras altas. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, estudar o desempenho de genótipos de arroz de terras altas, em dois sistemas de manejo do solo: preparo convencional (PC) e sistema plantio direto (SPD). O estudo foi desenvolvido no município de Ipameri, GO, em 2008/2009. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial 2x8, com dezesseis tratamentos e quatro repetições. O primeiro fator foi o sistema de manejo do solo (PC e SPD) e o segundo cultivares (BRS Curinga, BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Sertaneja, Carajás, Caiapó e Bonança). As plantas apresentaram-se mais altas no PC do que no SPD. Quanto ao número de perfilhos por planta, verificou-se, também, variabilidade nas cultivares, quanto ao tipo de manejo de solo. Constatou-se que o preparo convencional propiciou maiores produtividades (média de 4.349 kg ha-1) que o sistema plantio direto (média de 3.521 kg ha-1), sendo o número de panículas por m2 e número de grãos por panícula os componentes de produção que mais contribuíram para esta diferença. Todas as cultivares apresentaram diferenças estatísticas entre os dois sistemas de manejo do solo, com exceção da cultivar Caiapó. Nos dois sistemas, Carajás foi a mais produtiva e diferiu, estatisticamente, das cultivares BRS Sertaneja e BRS Primavera.
id EMBR_62093c534cab7641a2ba8db72448a264
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/894592
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.ArrozOryza sativaManejo do soloArado de aivecaPlantio diretoProdutividadeA identificação de cultivares, para cada tipo de manejo do solo, pode favorecer o aumento da produtividade da cultura do arroz de terras altas. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, estudar o desempenho de genótipos de arroz de terras altas, em dois sistemas de manejo do solo: preparo convencional (PC) e sistema plantio direto (SPD). O estudo foi desenvolvido no município de Ipameri, GO, em 2008/2009. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial 2x8, com dezesseis tratamentos e quatro repetições. O primeiro fator foi o sistema de manejo do solo (PC e SPD) e o segundo cultivares (BRS Curinga, BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Sertaneja, Carajás, Caiapó e Bonança). As plantas apresentaram-se mais altas no PC do que no SPD. Quanto ao número de perfilhos por planta, verificou-se, também, variabilidade nas cultivares, quanto ao tipo de manejo de solo. Constatou-se que o preparo convencional propiciou maiores produtividades (média de 4.349 kg ha-1) que o sistema plantio direto (média de 3.521 kg ha-1), sendo o número de panículas por m2 e número de grãos por panícula os componentes de produção que mais contribuíram para esta diferença. Todas as cultivares apresentaram diferenças estatísticas entre os dois sistemas de manejo do solo, com exceção da cultivar Caiapó. Nos dois sistemas, Carajás foi a mais produtiva e diferiu, estatisticamente, das cultivares BRS Sertaneja e BRS Primavera.ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; JOAO KLUTHCOUSKI, CNPAF; RAIMUNDO RICARDO RABELO, CNPAF; PRISCILA DE OLIVEIRA, CPAA; TARCISIO COBUCCI, CNPAF; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL, UNESP (Botucatu, SP).NASCENTE, A. S.KLUTHCOUSKI, J.RABELO, R. R.OLIVEIRA, P. deCOBUCCI, T.CRUSCIOL, C. A. C.2011-06-21T11:11:11Z2011-06-21T11:11:11Z2011-06-2120112011-07-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 186-192, abr./jun. 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:54:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/894592Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:54:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:54:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
title Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
spellingShingle Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
NASCENTE, A. S.
Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Arado de aiveca
Plantio direto
Produtividade
title_short Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
title_full Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
title_fullStr Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
title_full_unstemmed Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
title_sort Desenvolvimento e produtividade de cultivares de arroz de terras altas em função do manejo do solo.
author NASCENTE, A. S.
author_facet NASCENTE, A. S.
KLUTHCOUSKI, J.
RABELO, R. R.
OLIVEIRA, P. de
COBUCCI, T.
CRUSCIOL, C. A. C.
author_role author
author2 KLUTHCOUSKI, J.
RABELO, R. R.
OLIVEIRA, P. de
COBUCCI, T.
CRUSCIOL, C. A. C.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADRIANO STEPHAN NASCENTE, CNPAF; JOAO KLUTHCOUSKI, CNPAF; RAIMUNDO RICARDO RABELO, CNPAF; PRISCILA DE OLIVEIRA, CPAA; TARCISIO COBUCCI, CNPAF; CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL, UNESP (Botucatu, SP).
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCENTE, A. S.
KLUTHCOUSKI, J.
RABELO, R. R.
OLIVEIRA, P. de
COBUCCI, T.
CRUSCIOL, C. A. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Arado de aiveca
Plantio direto
Produtividade
topic Arroz
Oryza sativa
Manejo do solo
Arado de aiveca
Plantio direto
Produtividade
description A identificação de cultivares, para cada tipo de manejo do solo, pode favorecer o aumento da produtividade da cultura do arroz de terras altas. Neste contexto, objetivou-se, com este trabalho, estudar o desempenho de genótipos de arroz de terras altas, em dois sistemas de manejo do solo: preparo convencional (PC) e sistema plantio direto (SPD). O estudo foi desenvolvido no município de Ipameri, GO, em 2008/2009. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial 2x8, com dezesseis tratamentos e quatro repetições. O primeiro fator foi o sistema de manejo do solo (PC e SPD) e o segundo cultivares (BRS Curinga, BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita, BRS Sertaneja, Carajás, Caiapó e Bonança). As plantas apresentaram-se mais altas no PC do que no SPD. Quanto ao número de perfilhos por planta, verificou-se, também, variabilidade nas cultivares, quanto ao tipo de manejo de solo. Constatou-se que o preparo convencional propiciou maiores produtividades (média de 4.349 kg ha-1) que o sistema plantio direto (média de 3.521 kg ha-1), sendo o número de panículas por m2 e número de grãos por panícula os componentes de produção que mais contribuíram para esta diferença. Todas as cultivares apresentaram diferenças estatísticas entre os dois sistemas de manejo do solo, com exceção da cultivar Caiapó. Nos dois sistemas, Carajás foi a mais produtiva e diferiu, estatisticamente, das cultivares BRS Sertaneja e BRS Primavera.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-21T11:11:11Z
2011-06-21T11:11:11Z
2011-06-21
2011
2011-07-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 186-192, abr./jun. 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894592
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Tropical, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 186-192, abr./jun. 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/894592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503344323035136