Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTIN, D.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: BENEDETTI, E. L., KASEKER, J. F., BASTOS, M. C., REISSMANN, C. B., WENDLING, I., BARROS, N. F. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973117
Resumo: A erva-mate ocorre naturalmente em solos ácidos, mas é comumente cultivada em consórcio com culturas anuais que requerem correção da acidez. Contudo, pouco se conhece sobre seu comportamento frente à calagem. O objetivo desse estudo foi verificar a influência do calcário no crescimento e estado nutricional de plantas jovens de erva-mate. Para isso, incubou-se o solo com 0,0, 0,7, 1,8, 2,5, 3,4, 4,3 e 5,2 g dm-3 de calcário. Após 21 dias de incubação, mudas de erva-mate foram transplantadas para vasos com 3 dm3 de solo. Após 210 dias determinou-se o crescimento em altura e diâmetro, posteriormente separou-se as plantas em folha, caule e raiz para determinação da área foliar, comprimento e volume de raízes, produção de matéria seca e teor de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Cu, Zn, Mn e Al, além da eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta. O solo foi analisado quimicamente. O calcário elevou os teores de Ca, Mg e K do solo e estimulou um pequeno aumento no crescimento da parte aérea das plantas, o que não ocorreu para o sistema radicular. O máximo crescimento e produção de matéria seca da parte aérea da erva-mate ocorreu em pequenas doses de calcário, quando o teor de Ca e Mg no solo se situava, respectivamente, na faixa de 3,3 a 3,4 e 1,1 a 1,4 cmolc dm-3. Nas maiores doses de calcário os teores foliares de Cu, Zn, Mn e Fe e o crescimento das plantas foram fortemente reduzidos. A eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta reduziu com o aumento da disponibilidade dos mesmos no solo. A erva-mate mostrou ser pouco responsiva à calagem e muito tolerante ao Al. Desta forma, a aplicação de calcário deve visar o suprimento de Ca e Mg para as plantas e não a correção da acidez do solo no intuito de neutralizar o Al trocável.
id EMBR_629c3d591a9c4af9b52fce6753c48a11
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973117
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.Nutrição mineralLimeMineral nutritionCalcárioIlex ParaguariensisA erva-mate ocorre naturalmente em solos ácidos, mas é comumente cultivada em consórcio com culturas anuais que requerem correção da acidez. Contudo, pouco se conhece sobre seu comportamento frente à calagem. O objetivo desse estudo foi verificar a influência do calcário no crescimento e estado nutricional de plantas jovens de erva-mate. Para isso, incubou-se o solo com 0,0, 0,7, 1,8, 2,5, 3,4, 4,3 e 5,2 g dm-3 de calcário. Após 21 dias de incubação, mudas de erva-mate foram transplantadas para vasos com 3 dm3 de solo. Após 210 dias determinou-se o crescimento em altura e diâmetro, posteriormente separou-se as plantas em folha, caule e raiz para determinação da área foliar, comprimento e volume de raízes, produção de matéria seca e teor de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Cu, Zn, Mn e Al, além da eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta. O solo foi analisado quimicamente. O calcário elevou os teores de Ca, Mg e K do solo e estimulou um pequeno aumento no crescimento da parte aérea das plantas, o que não ocorreu para o sistema radicular. O máximo crescimento e produção de matéria seca da parte aérea da erva-mate ocorreu em pequenas doses de calcário, quando o teor de Ca e Mg no solo se situava, respectivamente, na faixa de 3,3 a 3,4 e 1,1 a 1,4 cmolc dm-3. Nas maiores doses de calcário os teores foliares de Cu, Zn, Mn e Fe e o crescimento das plantas foram fortemente reduzidos. A eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta reduziu com o aumento da disponibilidade dos mesmos no solo. A erva-mate mostrou ser pouco responsiva à calagem e muito tolerante ao Al. Desta forma, a aplicação de calcário deve visar o suprimento de Ca e Mg para as plantas e não a correção da acidez do solo no intuito de neutralizar o Al trocável.2013-12-06T11:11:11Z2013-12-06T11:11:11Z2013-12-0620132015-02-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCiência Florestal, Santa Maria, RS, v. 23, n. 1, p. 55-66, jan./mar. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973117porSANTIN, D.BENEDETTI, E. L.KASEKER, J. F.BASTOS, M. C.REISSMANN, C. B.WENDLING, I.BARROS, N. F. deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:44:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/973117Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:44:15falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:44:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
title Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
spellingShingle Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
SANTIN, D.
Nutrição mineral
Lime
Mineral nutrition
Calcário
Ilex Paraguariensis
title_short Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
title_full Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
title_fullStr Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
title_full_unstemmed Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
title_sort Nutrição e crescimento da erva-mate submetida à calagem.
author SANTIN, D.
author_facet SANTIN, D.
BENEDETTI, E. L.
KASEKER, J. F.
BASTOS, M. C.
REISSMANN, C. B.
WENDLING, I.
BARROS, N. F. de
author_role author
author2 BENEDETTI, E. L.
KASEKER, J. F.
BASTOS, M. C.
REISSMANN, C. B.
WENDLING, I.
BARROS, N. F. de
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTIN, D.
BENEDETTI, E. L.
KASEKER, J. F.
BASTOS, M. C.
REISSMANN, C. B.
WENDLING, I.
BARROS, N. F. de
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrição mineral
Lime
Mineral nutrition
Calcário
Ilex Paraguariensis
topic Nutrição mineral
Lime
Mineral nutrition
Calcário
Ilex Paraguariensis
description A erva-mate ocorre naturalmente em solos ácidos, mas é comumente cultivada em consórcio com culturas anuais que requerem correção da acidez. Contudo, pouco se conhece sobre seu comportamento frente à calagem. O objetivo desse estudo foi verificar a influência do calcário no crescimento e estado nutricional de plantas jovens de erva-mate. Para isso, incubou-se o solo com 0,0, 0,7, 1,8, 2,5, 3,4, 4,3 e 5,2 g dm-3 de calcário. Após 21 dias de incubação, mudas de erva-mate foram transplantadas para vasos com 3 dm3 de solo. Após 210 dias determinou-se o crescimento em altura e diâmetro, posteriormente separou-se as plantas em folha, caule e raiz para determinação da área foliar, comprimento e volume de raízes, produção de matéria seca e teor de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Cu, Zn, Mn e Al, além da eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta. O solo foi analisado quimicamente. O calcário elevou os teores de Ca, Mg e K do solo e estimulou um pequeno aumento no crescimento da parte aérea das plantas, o que não ocorreu para o sistema radicular. O máximo crescimento e produção de matéria seca da parte aérea da erva-mate ocorreu em pequenas doses de calcário, quando o teor de Ca e Mg no solo se situava, respectivamente, na faixa de 3,3 a 3,4 e 1,1 a 1,4 cmolc dm-3. Nas maiores doses de calcário os teores foliares de Cu, Zn, Mn e Fe e o crescimento das plantas foram fortemente reduzidos. A eficiência de utilização de Ca e Mg pela planta reduziu com o aumento da disponibilidade dos mesmos no solo. A erva-mate mostrou ser pouco responsiva à calagem e muito tolerante ao Al. Desta forma, a aplicação de calcário deve visar o suprimento de Ca e Mg para as plantas e não a correção da acidez do solo no intuito de neutralizar o Al trocável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-06T11:11:11Z
2013-12-06T11:11:11Z
2013-12-06
2013
2015-02-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, RS, v. 23, n. 1, p. 55-66, jan./mar. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973117
identifier_str_mv Ciência Florestal, Santa Maria, RS, v. 23, n. 1, p. 55-66, jan./mar. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/973117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503392117129216