Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GRACA, M. E. C.
Data de Publicação: 1987
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282228
Resumo: O florescimento e o potencial para a produção de sementes foram avaliados em populações de Eucalyptus dunnii Maid., em idade prevista de florescimento, implantadas em 18 localidades do Brasil. Foram coletados parâmetros geográficos e climáticos das populações, bem como, para cada povoamento, as seguintes informações: área, natureza, idade, procedências e densidade. Para as árvores que se encontravam no estágio reprodutivo, determinaram-se a ontogenia, a localização e a intensidade de florescimento e/ou frutificação. A localização geográfica influenciou no florescimento. Houve uma tendência de maior florescimento para os locais de latitudes mais elevadas, com temperaturas médias do mês mais frio mais baixas. Devido às árvores das populações amostradas estarem ontogenicamente adultas, não se verificaram diferenças entre as idades, em relação ao florescimento. Da mesma forma, o florescimento não foi influenciado pela localização das árvores no povoamento. Entretanto, observou-se que, as árvores de povoamentos desbastados precocemente, floresceram mais do que aquelas de povoamentos desbastados tardiamente. Observou-se, ainda, que as árvores de bordadura apresentaram um florescimento maior do que aquelas situadas no interior dos povoamentos. Observações desses efeitos associados sugerem que a eliminação da competição pela luz é fator fundamental para o florescimento dessa espécie.
id EMBR_62a4241cb2249c7a53adbb612b4070a7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282228
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.Eucalyptus dunniiSeedProductionProduçãoSementefloweringO florescimento e o potencial para a produção de sementes foram avaliados em populações de Eucalyptus dunnii Maid., em idade prevista de florescimento, implantadas em 18 localidades do Brasil. Foram coletados parâmetros geográficos e climáticos das populações, bem como, para cada povoamento, as seguintes informações: área, natureza, idade, procedências e densidade. Para as árvores que se encontravam no estágio reprodutivo, determinaram-se a ontogenia, a localização e a intensidade de florescimento e/ou frutificação. A localização geográfica influenciou no florescimento. Houve uma tendência de maior florescimento para os locais de latitudes mais elevadas, com temperaturas médias do mês mais frio mais baixas. Devido às árvores das populações amostradas estarem ontogenicamente adultas, não se verificaram diferenças entre as idades, em relação ao florescimento. Da mesma forma, o florescimento não foi influenciado pela localização das árvores no povoamento. Entretanto, observou-se que, as árvores de povoamentos desbastados precocemente, floresceram mais do que aquelas de povoamentos desbastados tardiamente. Observou-se, ainda, que as árvores de bordadura apresentaram um florescimento maior do que aquelas situadas no interior dos povoamentos. Observações desses efeitos associados sugerem que a eliminação da competição pela luz é fator fundamental para o florescimento dessa espécie.EMBRAPA-CNPF.GRACA, M. E. C.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-06-2419872015-02-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 14, p. 1-12, jun. 1987.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:38:36Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282228Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:38:36falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:38:36Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
title Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
spellingShingle Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
GRACA, M. E. C.
Eucalyptus dunnii
Seed
Production
Produção
Semente
flowering
title_short Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
title_full Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
title_fullStr Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
title_full_unstemmed Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
title_sort Avaliação do florescimento e do potencial de produção de sementes de Eucalyptus dunnii Maid. no Brasil.
author GRACA, M. E. C.
author_facet GRACA, M. E. C.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPF.
dc.contributor.author.fl_str_mv GRACA, M. E. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Eucalyptus dunnii
Seed
Production
Produção
Semente
flowering
topic Eucalyptus dunnii
Seed
Production
Produção
Semente
flowering
description O florescimento e o potencial para a produção de sementes foram avaliados em populações de Eucalyptus dunnii Maid., em idade prevista de florescimento, implantadas em 18 localidades do Brasil. Foram coletados parâmetros geográficos e climáticos das populações, bem como, para cada povoamento, as seguintes informações: área, natureza, idade, procedências e densidade. Para as árvores que se encontravam no estágio reprodutivo, determinaram-se a ontogenia, a localização e a intensidade de florescimento e/ou frutificação. A localização geográfica influenciou no florescimento. Houve uma tendência de maior florescimento para os locais de latitudes mais elevadas, com temperaturas médias do mês mais frio mais baixas. Devido às árvores das populações amostradas estarem ontogenicamente adultas, não se verificaram diferenças entre as idades, em relação ao florescimento. Da mesma forma, o florescimento não foi influenciado pela localização das árvores no povoamento. Entretanto, observou-se que, as árvores de povoamentos desbastados precocemente, floresceram mais do que aquelas de povoamentos desbastados tardiamente. Observou-se, ainda, que as árvores de bordadura apresentaram um florescimento maior do que aquelas situadas no interior dos povoamentos. Observações desses efeitos associados sugerem que a eliminação da competição pela luz é fator fundamental para o florescimento dessa espécie.
publishDate 1987
dc.date.none.fl_str_mv 1987
1996-06-24
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 14, p. 1-12, jun. 1987.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282228
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Curitiba, n. 14, p. 1-12, jun. 1987.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503323222540288