Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, R. P. de
Data de Publicação: 1976
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401648
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo a comparação de três métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais. Foram simulados 12 grupos de três experimentos em delineamento inteiramente casualizado. Os métodos comparados foram o de SMITH, de HATHEWAY e de RODRIGUEZ. A simulação foi efetuada com base nas combinações de numero de tratamentos (quatro), coeficiente de variação (10% e 20%), diferenças mínimas a serem detectadas (10% e 20%), coeficiente de heterogeneidade entre produção de parcelas de diferentes tamanhos (03, 0,5 e 0,7), nível de significância do teste de hipótese (0,05), relação de custos (K = K1/K2 = 3) e o numero de repetições dado pelo método de RODRIGUEZ, que variou para cada caso. Os critérios principais aplicados para a comparação foram a quantidade de informação dada pelo experimento, o risco inerente a tomada de decisões do pesquisador, a eficiência relativa e o custo total dos experimentos.
id EMBR_6320a47b495a491aa58a55d768619b93
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/401648
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.Experimento de campoTamanho da parcelaMetodo de SmithMetodo de HathewayMetodo de RodriguezField sizeMethodsfield experimentationO presente trabalho teve como objetivo a comparação de três métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais. Foram simulados 12 grupos de três experimentos em delineamento inteiramente casualizado. Os métodos comparados foram o de SMITH, de HATHEWAY e de RODRIGUEZ. A simulação foi efetuada com base nas combinações de numero de tratamentos (quatro), coeficiente de variação (10% e 20%), diferenças mínimas a serem detectadas (10% e 20%), coeficiente de heterogeneidade entre produção de parcelas de diferentes tamanhos (03, 0,5 e 0,7), nível de significância do teste de hipótese (0,05), relação de custos (K = K1/K2 = 3) e o numero de repetições dado pelo método de RODRIGUEZ, que variou para cada caso. Os critérios principais aplicados para a comparação foram a quantidade de informação dada pelo experimento, o risco inerente a tomada de decisões do pesquisador, a eficiência relativa e o custo total dos experimentos.Dissertação (Mestrado em Estatística e Métodos Quantitativos) - Universidade de Brasília, Brasília, DF. Orientador: Luis Hernán Rodriguez Castro.RAIMUNDO PARENTE DE OLIVEIRA, CPATU.OLIVEIRA, R. P. de2022-11-29T19:01:20Z2022-11-29T19:01:20Z1998-03-181976info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis100 f.1976.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401648porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-11-29T19:01:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/401648Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-11-29T19:01:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-11-29T19:01:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
title Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
spellingShingle Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
OLIVEIRA, R. P. de
Experimento de campo
Tamanho da parcela
Metodo de Smith
Metodo de Hatheway
Metodo de Rodriguez
Field size
Methods
field experimentation
title_short Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
title_full Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
title_fullStr Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
title_full_unstemmed Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
title_sort Estudo comparativo de alguns métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais.
author OLIVEIRA, R. P. de
author_facet OLIVEIRA, R. P. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RAIMUNDO PARENTE DE OLIVEIRA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, R. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Experimento de campo
Tamanho da parcela
Metodo de Smith
Metodo de Hatheway
Metodo de Rodriguez
Field size
Methods
field experimentation
topic Experimento de campo
Tamanho da parcela
Metodo de Smith
Metodo de Hatheway
Metodo de Rodriguez
Field size
Methods
field experimentation
description O presente trabalho teve como objetivo a comparação de três métodos de estimação do tamanho adequado de parcelas experimentais. Foram simulados 12 grupos de três experimentos em delineamento inteiramente casualizado. Os métodos comparados foram o de SMITH, de HATHEWAY e de RODRIGUEZ. A simulação foi efetuada com base nas combinações de numero de tratamentos (quatro), coeficiente de variação (10% e 20%), diferenças mínimas a serem detectadas (10% e 20%), coeficiente de heterogeneidade entre produção de parcelas de diferentes tamanhos (03, 0,5 e 0,7), nível de significância do teste de hipótese (0,05), relação de custos (K = K1/K2 = 3) e o numero de repetições dado pelo método de RODRIGUEZ, que variou para cada caso. Os critérios principais aplicados para a comparação foram a quantidade de informação dada pelo experimento, o risco inerente a tomada de decisões do pesquisador, a eficiência relativa e o custo total dos experimentos.
publishDate 1976
dc.date.none.fl_str_mv 1976
1998-03-18
2022-11-29T19:01:20Z
2022-11-29T19:01:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1976.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401648
identifier_str_mv 1976.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/401648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503534988754944