Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, R. A. de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: HUNGRIA, M., FRANCHINI, J. C., CHUEIRE. L. M. de O., BARCELLOS, F. G., CAMPO, R. J.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470564
Resumo: O objetivo deste trabalho foi definir, para as condições edafoclimáticas do Brasil, níveis aceitáveis de dispersão de alguns parâmetros biológicos, utilizados em estudos de impacto ambiental de novas tecnologias usadas na cultura da soja. Dois ensaios com soja convencional e transgênica foram conduzidos em 11 municípios de seis estados e no Distrito Federal; os parâmetros avaliados foram: carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal e quociente metabólico microbiano, eletroforese do DNA do solo em géis desnaturantes (DGGE), fixação biológica do nitrogênio, população de rizóbios, número e massa de nódulos secos, ocupação dos nódulos pelas estirpes de Bradyrhizobium, massa de matéria seca da parte aérea, nitrogênio total e nitrogênio como ureídos na parte aérea. A variabilidade temporal de: carbono e nitrogênio, da biomassa microbiana, da respiração basal e do quociente metabólico microbiano foi adequada, e o coeficiente de variação máximo aceitável foi estimado em 35%. A homogeneidade entre repetições, tratamentos e coletas foi confirmada por DGGE. Em solos pobres em nitrogênio, os parâmetros de massa de nódulos e massa da parte aérea, com coeficiente de variação máximo de 33 e 18%, respectivamente, foram adequados para avaliar a fixação biológica do N, que contribuiu com 72 a 88% do nitrogênio total da parte aérea.
id EMBR_64067582ba82f44b2cca63953b613fc1
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/470564
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.Biomassa microbianaDGGEMonitoramento ambientalTransgênicosGlycine MaxBradyrhizobiumO objetivo deste trabalho foi definir, para as condições edafoclimáticas do Brasil, níveis aceitáveis de dispersão de alguns parâmetros biológicos, utilizados em estudos de impacto ambiental de novas tecnologias usadas na cultura da soja. Dois ensaios com soja convencional e transgênica foram conduzidos em 11 municípios de seis estados e no Distrito Federal; os parâmetros avaliados foram: carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal e quociente metabólico microbiano, eletroforese do DNA do solo em géis desnaturantes (DGGE), fixação biológica do nitrogênio, população de rizóbios, número e massa de nódulos secos, ocupação dos nódulos pelas estirpes de Bradyrhizobium, massa de matéria seca da parte aérea, nitrogênio total e nitrogênio como ureídos na parte aérea. A variabilidade temporal de: carbono e nitrogênio, da biomassa microbiana, da respiração basal e do quociente metabólico microbiano foi adequada, e o coeficiente de variação máximo aceitável foi estimado em 35%. A homogeneidade entre repetições, tratamentos e coletas foi confirmada por DGGE. Em solos pobres em nitrogênio, os parâmetros de massa de nódulos e massa da parte aérea, com coeficiente de variação máximo de 33 e 18%, respectivamente, foram adequados para avaliar a fixação biológica do N, que contribuiu com 72 a 88% do nitrogênio total da parte aérea.ROSINEI APARECIDA DE SOUZA, UELMARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSOJULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSOLÍGIA MARIA DE OLIVEIRA CHUEIRE, CNPSoFERNANDO GOMES BARCELLOS, CNPSoRUBENS JOSÉ CAMPO, CNPSo.SOUZA, R. A. deHUNGRIA, M.FRANCHINI, J. C.CHUEIRE. L. M. de O.BARCELLOS, F. G.CAMPO, R. J.2011-09-30T01:00:27Z2011-09-30T01:00:27Z2008-03-2720082017-10-31T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 1, p. 71-82, jan. 2008.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470564porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:05:27Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/470564Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:05:27falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:05:27Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
title Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
spellingShingle Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
SOUZA, R. A. de
Biomassa microbiana
DGGE
Monitoramento ambiental
Transgênicos
Glycine Max
Bradyrhizobium
title_short Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
title_full Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
title_fullStr Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
title_full_unstemmed Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
title_sort Avaliação qualitativa e quantitativa da microbiota do solo e da fixação biológica do nitrogênio pela soja.
author SOUZA, R. A. de
author_facet SOUZA, R. A. de
HUNGRIA, M.
FRANCHINI, J. C.
CHUEIRE. L. M. de O.
BARCELLOS, F. G.
CAMPO, R. J.
author_role author
author2 HUNGRIA, M.
FRANCHINI, J. C.
CHUEIRE. L. M. de O.
BARCELLOS, F. G.
CAMPO, R. J.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ROSINEI APARECIDA DE SOUZA, UEL
MARIANGELA HUNGRIA DA CUNHA, CNPSO
JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO
LÍGIA MARIA DE OLIVEIRA CHUEIRE, CNPSo
FERNANDO GOMES BARCELLOS, CNPSo
RUBENS JOSÉ CAMPO, CNPSo.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, R. A. de
HUNGRIA, M.
FRANCHINI, J. C.
CHUEIRE. L. M. de O.
BARCELLOS, F. G.
CAMPO, R. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Biomassa microbiana
DGGE
Monitoramento ambiental
Transgênicos
Glycine Max
Bradyrhizobium
topic Biomassa microbiana
DGGE
Monitoramento ambiental
Transgênicos
Glycine Max
Bradyrhizobium
description O objetivo deste trabalho foi definir, para as condições edafoclimáticas do Brasil, níveis aceitáveis de dispersão de alguns parâmetros biológicos, utilizados em estudos de impacto ambiental de novas tecnologias usadas na cultura da soja. Dois ensaios com soja convencional e transgênica foram conduzidos em 11 municípios de seis estados e no Distrito Federal; os parâmetros avaliados foram: carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal e quociente metabólico microbiano, eletroforese do DNA do solo em géis desnaturantes (DGGE), fixação biológica do nitrogênio, população de rizóbios, número e massa de nódulos secos, ocupação dos nódulos pelas estirpes de Bradyrhizobium, massa de matéria seca da parte aérea, nitrogênio total e nitrogênio como ureídos na parte aérea. A variabilidade temporal de: carbono e nitrogênio, da biomassa microbiana, da respiração basal e do quociente metabólico microbiano foi adequada, e o coeficiente de variação máximo aceitável foi estimado em 35%. A homogeneidade entre repetições, tratamentos e coletas foi confirmada por DGGE. Em solos pobres em nitrogênio, os parâmetros de massa de nódulos e massa da parte aérea, com coeficiente de variação máximo de 33 e 18%, respectivamente, foram adequados para avaliar a fixação biológica do N, que contribuiu com 72 a 88% do nitrogênio total da parte aérea.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-27
2008
2011-09-30T01:00:27Z
2011-09-30T01:00:27Z
2017-10-31T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 1, p. 71-82, jan. 2008.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470564
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 43, n. 1, p. 71-82, jan. 2008.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/470564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503349341519872