Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMARAL, L. A. do
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: LOUBET FILHO, P. S., CAVALHEIRO, L. F., GALVANI, F., SANTOS, E. F. dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108822
Resumo: A palmeira Acrocomia spp, também conhecida como bocaiuva, tem sido explorada de forma extrativista por agricultores de subsistência que vivem na área de ocorrência, gerando fonte de renda e a valorização dos frutos nativos. A bocaiuva é de difícil despolpa, então este estudo tem como objetivo comparar as propriedades químicas e o perfil lipídico das farinhas de bocaiuva despolpadas de forma manual e mecânica. Foram realizadas as análises químicas: umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e fibras. Os ácidos graxos foram determinados por cromatografia gasosa. Todos os parâmetros químicos diferiram estatisticamente entre as duas farinhas, exceto os valores de proteínas. Os valores de umidade, cinzas e carboidratos foram superiores na farinha da polpa extraída de forma mecânica. Maiores teores de lipídios, fibras e calorias foram encontrados na farinha de despolpa manual. O perfil de ácidos graxos saturados dos óleos da polpa de bocaiuva extraída pelos diferentes métodos foi o mesmo (23%), dos quais o ácido palmítico foi o componente majoritário. Os ácidos graxos poli- e insaturados reduziram na farinha de extração mecânica. Em conclusão, a farinha de bocaiuva obtida de forma manual apresentou maior valor nutricional, presença de ácidos graxos poli- e insaturados.
id EMBR_64ac2282deb272ba55be4289705e5769
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1108822
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.BocaiúvaDespolpamentoAcrocomiaPulpA palmeira Acrocomia spp, também conhecida como bocaiuva, tem sido explorada de forma extrativista por agricultores de subsistência que vivem na área de ocorrência, gerando fonte de renda e a valorização dos frutos nativos. A bocaiuva é de difícil despolpa, então este estudo tem como objetivo comparar as propriedades químicas e o perfil lipídico das farinhas de bocaiuva despolpadas de forma manual e mecânica. Foram realizadas as análises químicas: umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e fibras. Os ácidos graxos foram determinados por cromatografia gasosa. Todos os parâmetros químicos diferiram estatisticamente entre as duas farinhas, exceto os valores de proteínas. Os valores de umidade, cinzas e carboidratos foram superiores na farinha da polpa extraída de forma mecânica. Maiores teores de lipídios, fibras e calorias foram encontrados na farinha de despolpa manual. O perfil de ácidos graxos saturados dos óleos da polpa de bocaiuva extraída pelos diferentes métodos foi o mesmo (23%), dos quais o ácido palmítico foi o componente majoritário. Os ácidos graxos poli- e insaturados reduziram na farinha de extração mecânica. Em conclusão, a farinha de bocaiuva obtida de forma manual apresentou maior valor nutricional, presença de ácidos graxos poli- e insaturados.LUANE APARECIDA DO AMARAL, UFMS; PAULO SÉRGIO LOUBET FILHO, Universidade Estadual de Campinas; LEANDRO FONTOURA CAVALHEIRO, UFMS; FABIO GALVANI, CPAP; ELISVÂNIA FREITAS DOS SANTOS, UFMS.AMARAL, L. A. doLOUBET FILHO, P. S.CAVALHEIRO, L. F.GALVANI, F.SANTOS, E. F. dos2019-05-08T00:36:54Z2019-05-08T00:36:54Z2019-05-0720192019-11-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Agricultura Neotropical, v. 6, n. 2, p. 59-63, abr./jun, 2019.2358-6303http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-05-08T00:37:01Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1108822Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-05-08T00:37:01falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-05-08T00:37:01Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
title Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
spellingShingle Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
AMARAL, L. A. do
Bocaiúva
Despolpamento
Acrocomia
Pulp
title_short Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
title_full Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
title_fullStr Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
title_full_unstemmed Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
title_sort Comparação das propriedades químicas e do perfil lipídico das farinhas de bocaiuva (Acrocomia spp.) despolpada de forma manual e mecânica.
author AMARAL, L. A. do
author_facet AMARAL, L. A. do
LOUBET FILHO, P. S.
CAVALHEIRO, L. F.
GALVANI, F.
SANTOS, E. F. dos
author_role author
author2 LOUBET FILHO, P. S.
CAVALHEIRO, L. F.
GALVANI, F.
SANTOS, E. F. dos
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUANE APARECIDA DO AMARAL, UFMS; PAULO SÉRGIO LOUBET FILHO, Universidade Estadual de Campinas; LEANDRO FONTOURA CAVALHEIRO, UFMS; FABIO GALVANI, CPAP; ELISVÂNIA FREITAS DOS SANTOS, UFMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv AMARAL, L. A. do
LOUBET FILHO, P. S.
CAVALHEIRO, L. F.
GALVANI, F.
SANTOS, E. F. dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bocaiúva
Despolpamento
Acrocomia
Pulp
topic Bocaiúva
Despolpamento
Acrocomia
Pulp
description A palmeira Acrocomia spp, também conhecida como bocaiuva, tem sido explorada de forma extrativista por agricultores de subsistência que vivem na área de ocorrência, gerando fonte de renda e a valorização dos frutos nativos. A bocaiuva é de difícil despolpa, então este estudo tem como objetivo comparar as propriedades químicas e o perfil lipídico das farinhas de bocaiuva despolpadas de forma manual e mecânica. Foram realizadas as análises químicas: umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos e fibras. Os ácidos graxos foram determinados por cromatografia gasosa. Todos os parâmetros químicos diferiram estatisticamente entre as duas farinhas, exceto os valores de proteínas. Os valores de umidade, cinzas e carboidratos foram superiores na farinha da polpa extraída de forma mecânica. Maiores teores de lipídios, fibras e calorias foram encontrados na farinha de despolpa manual. O perfil de ácidos graxos saturados dos óleos da polpa de bocaiuva extraída pelos diferentes métodos foi o mesmo (23%), dos quais o ácido palmítico foi o componente majoritário. Os ácidos graxos poli- e insaturados reduziram na farinha de extração mecânica. Em conclusão, a farinha de bocaiuva obtida de forma manual apresentou maior valor nutricional, presença de ácidos graxos poli- e insaturados.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08T00:36:54Z
2019-05-08T00:36:54Z
2019-05-07
2019
2019-11-18T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Agricultura Neotropical, v. 6, n. 2, p. 59-63, abr./jun, 2019.
2358-6303
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108822
identifier_str_mv Revista de Agricultura Neotropical, v. 6, n. 2, p. 59-63, abr./jun, 2019.
2358-6303
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1108822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503475025936384