Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RINALDI, M. M.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: DIANESE, A. de C., COSTA, A. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132528
Resumo: Objetivou-se avaliar a conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cultivar BRS Sertão Forte, revestidos com cera de carnaúba na concentração de 18% e armazenados sob condição ambiente (25 oC e umidade relativa de 66%) e refrigerada (10 oC e umidade relativa de 85%). Os frutos foram mantidos nestas condições por 98 dias, sendo avaliados aos zero, 30, 45, 60, 75 e 98 dias quanto a incidência de patógenos fúngicos, perda de massa fresca, cor (L*, a*, b*, incremento no escurecimento, croma e ângulo hue), textura, pH, acidez titulável, sólidos solúveis e Ratio. Não ocorreu alteração significativa da cor dos frutos durante o armazenamento. Frutos mantidos em condição ambiente tiveram alta incidência de fungos durante o armazenamento. Frutos de P. cincinnata podem ser mantidos em câmara fria na temperatura de 10 oC e umidade relativa de 85% por 98 dias. Em condição de temperatura e umidade relativa ambiente a vida útil dos frutos é de no máximo 30 dias. A utilização da cera de carnaúba na concentração de 18% não aumenta a vida útil dos frutos de P. cincinnata. Além disso, não há eficácia da cera de carnaúba quanto à prevenção de infecções fúngicas, não justificando a sua utilização.
id EMBR_652938fd9d550c4ce16f363aab987db0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1132528
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.Armazenamento de AlimentoTemperaturaMaracujáCeraCarnaúbaObjetivou-se avaliar a conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cultivar BRS Sertão Forte, revestidos com cera de carnaúba na concentração de 18% e armazenados sob condição ambiente (25 oC e umidade relativa de 66%) e refrigerada (10 oC e umidade relativa de 85%). Os frutos foram mantidos nestas condições por 98 dias, sendo avaliados aos zero, 30, 45, 60, 75 e 98 dias quanto a incidência de patógenos fúngicos, perda de massa fresca, cor (L*, a*, b*, incremento no escurecimento, croma e ângulo hue), textura, pH, acidez titulável, sólidos solúveis e Ratio. Não ocorreu alteração significativa da cor dos frutos durante o armazenamento. Frutos mantidos em condição ambiente tiveram alta incidência de fungos durante o armazenamento. Frutos de P. cincinnata podem ser mantidos em câmara fria na temperatura de 10 oC e umidade relativa de 85% por 98 dias. Em condição de temperatura e umidade relativa ambiente a vida útil dos frutos é de no máximo 30 dias. A utilização da cera de carnaúba na concentração de 18% não aumenta a vida útil dos frutos de P. cincinnata. Além disso, não há eficácia da cera de carnaúba quanto à prevenção de infecções fúngicas, não justificando a sua utilização.MARIA MADALENA RINALDI, CPAC; ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC; ANA MARIA COSTA, CPAC.RINALDI, M. M.DIANESE, A. de C.COSTA, A. M.2021-06-23T19:01:04Z2021-06-23T19:01:04Z2021-06-232021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlep. 29-38Agrotrópica, v. 33, n. 1, 2021.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-06-23T19:01:13Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1132528Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-06-23T19:01:13falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-06-23T19:01:13Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
title Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
spellingShingle Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
RINALDI, M. M.
Armazenamento de Alimento
Temperatura
Maracujá
Cera
Carnaúba
title_short Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
title_full Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
title_fullStr Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
title_full_unstemmed Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
title_sort Avaliação do uso de cera de carnaúba na conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cv. BRS Sertão Forte.
author RINALDI, M. M.
author_facet RINALDI, M. M.
DIANESE, A. de C.
COSTA, A. M.
author_role author
author2 DIANESE, A. de C.
COSTA, A. M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARIA MADALENA RINALDI, CPAC; ALEXEI DE CAMPOS DIANESE, CPAC; ANA MARIA COSTA, CPAC.
dc.contributor.author.fl_str_mv RINALDI, M. M.
DIANESE, A. de C.
COSTA, A. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Armazenamento de Alimento
Temperatura
Maracujá
Cera
Carnaúba
topic Armazenamento de Alimento
Temperatura
Maracujá
Cera
Carnaúba
description Objetivou-se avaliar a conservação pós-colheita de frutos de Passiflora cincinnata cultivar BRS Sertão Forte, revestidos com cera de carnaúba na concentração de 18% e armazenados sob condição ambiente (25 oC e umidade relativa de 66%) e refrigerada (10 oC e umidade relativa de 85%). Os frutos foram mantidos nestas condições por 98 dias, sendo avaliados aos zero, 30, 45, 60, 75 e 98 dias quanto a incidência de patógenos fúngicos, perda de massa fresca, cor (L*, a*, b*, incremento no escurecimento, croma e ângulo hue), textura, pH, acidez titulável, sólidos solúveis e Ratio. Não ocorreu alteração significativa da cor dos frutos durante o armazenamento. Frutos mantidos em condição ambiente tiveram alta incidência de fungos durante o armazenamento. Frutos de P. cincinnata podem ser mantidos em câmara fria na temperatura de 10 oC e umidade relativa de 85% por 98 dias. Em condição de temperatura e umidade relativa ambiente a vida útil dos frutos é de no máximo 30 dias. A utilização da cera de carnaúba na concentração de 18% não aumenta a vida útil dos frutos de P. cincinnata. Além disso, não há eficácia da cera de carnaúba quanto à prevenção de infecções fúngicas, não justificando a sua utilização.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23T19:01:04Z
2021-06-23T19:01:04Z
2021-06-23
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Agrotrópica, v. 33, n. 1, 2021.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132528
identifier_str_mv Agrotrópica, v. 33, n. 1, 2021.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1132528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 29-38
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503506532499456