Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, L. D. dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: LAMEIRA, O. A., MEDEIROS, A. P. R., ABREU, L. F., OLIVEIRA, E. C. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058130
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do local de coleta das sementes, no rendimento e na qualidade do óleo obtido de andiroba (Carapa guianensis) e determinar se o tempo de descanso delas, após cozimento, afeta a produção e a qualidade do óleo. O experimento foi realizado com sementes procedentes dos municípios de Santo Antônio do Tauá e Barcarena (Ilha do Combú), localizados no Estado do Pará. Estas foram coletadas e selecionadas e submetidas ao cozimento por 3 horas. O descanso das sementes foi realizado nos períodos de 10, 20 e 30 dias. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa do volume de óleo extraído. Aquelas procedentes do município de Santo Antônio do Tauá apresentaram massa com coloração escura, desde o repouso de 10 dias, se agravando aos 30 dias de repouso. A coloração do óleo extraído daquelas coletadas de Santo Antônio do Tauá apresentou coloração mais intensa do que o da Ilha do Combú. Essa por sua vez, apresentou maior quantidade média de produção com 3.680 mL. Aos 10 dias de repouso, somente foi obtido água da massa colocada nas calhas de escorrimento para extração de óleo. Aos 20 dias obteve-se uma quantidade de óleo com uma pequena camada de resina, e aos 30 dias foi obtido o maior volume de óleo totalmente líquido. Conclui-se com este estudo que o procedimento mais eficiente para a extração do óleo foi o que utilizou o tempo de 30 dias de descanso e a amostra vegetal procedente da área de várzea é mais produtiva.
id EMBR_65cbcaeed2493b022b848f9ab1976c18
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058130
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.Coleta de sementeManejo SustentávelAndirobaEste estudo teve como objetivo avaliar a influência do local de coleta das sementes, no rendimento e na qualidade do óleo obtido de andiroba (Carapa guianensis) e determinar se o tempo de descanso delas, após cozimento, afeta a produção e a qualidade do óleo. O experimento foi realizado com sementes procedentes dos municípios de Santo Antônio do Tauá e Barcarena (Ilha do Combú), localizados no Estado do Pará. Estas foram coletadas e selecionadas e submetidas ao cozimento por 3 horas. O descanso das sementes foi realizado nos períodos de 10, 20 e 30 dias. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa do volume de óleo extraído. Aquelas procedentes do município de Santo Antônio do Tauá apresentaram massa com coloração escura, desde o repouso de 10 dias, se agravando aos 30 dias de repouso. A coloração do óleo extraído daquelas coletadas de Santo Antônio do Tauá apresentou coloração mais intensa do que o da Ilha do Combú. Essa por sua vez, apresentou maior quantidade média de produção com 3.680 mL. Aos 10 dias de repouso, somente foi obtido água da massa colocada nas calhas de escorrimento para extração de óleo. Aos 20 dias obteve-se uma quantidade de óleo com uma pequena camada de resina, e aos 30 dias foi obtido o maior volume de óleo totalmente líquido. Conclui-se com este estudo que o procedimento mais eficiente para a extração do óleo foi o que utilizou o tempo de 30 dias de descanso e a amostra vegetal procedente da área de várzea é mais produtiva.Laura Dias dos Santos, UFRAOSMAR ALVES LAMEIRA, CPATUAna Paula Ribeiro Medeiros, Mestre em Ciências Florestais, UFRALAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATUElaine Cristina Pacheco de Oliveira, UFOPA.SANTOS, L. D. dosLAMEIRA, O. A.MEDEIROS, A. P. R.ABREU, L. F.OLIVEIRA, E. C. P. de2016-12-07T11:11:11Z2016-12-07T11:11:11Z2016-12-0720162019-01-15T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEnciclopédia Biosfera, v. 13, n. 23, p. 671-680, 2016.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/105813010.18677/Enciclopedia_Biosfera_2016_059porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:53:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1058130Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:53:26falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:53:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
title Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
spellingShingle Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
SANTOS, L. D. dos
Coleta de semente
Manejo Sustentável
Andiroba
title_short Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
title_full Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
title_fullStr Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
title_full_unstemmed Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
title_sort Influência do local de origem e do tempo de descanso da semente durante o período chuvoso, no rendimento e qualidade do óleo de Carapa guianensis Aublt. no estado do Pará.
author SANTOS, L. D. dos
author_facet SANTOS, L. D. dos
LAMEIRA, O. A.
MEDEIROS, A. P. R.
ABREU, L. F.
OLIVEIRA, E. C. P. de
author_role author
author2 LAMEIRA, O. A.
MEDEIROS, A. P. R.
ABREU, L. F.
OLIVEIRA, E. C. P. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laura Dias dos Santos, UFRA
OSMAR ALVES LAMEIRA, CPATU
Ana Paula Ribeiro Medeiros, Mestre em Ciências Florestais, UFRA
LAURA FIGUEIREDO ABREU, CPATU
Elaine Cristina Pacheco de Oliveira, UFOPA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, L. D. dos
LAMEIRA, O. A.
MEDEIROS, A. P. R.
ABREU, L. F.
OLIVEIRA, E. C. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Coleta de semente
Manejo Sustentável
Andiroba
topic Coleta de semente
Manejo Sustentável
Andiroba
description Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do local de coleta das sementes, no rendimento e na qualidade do óleo obtido de andiroba (Carapa guianensis) e determinar se o tempo de descanso delas, após cozimento, afeta a produção e a qualidade do óleo. O experimento foi realizado com sementes procedentes dos municípios de Santo Antônio do Tauá e Barcarena (Ilha do Combú), localizados no Estado do Pará. Estas foram coletadas e selecionadas e submetidas ao cozimento por 3 horas. O descanso das sementes foi realizado nos períodos de 10, 20 e 30 dias. Foi realizada a análise quantitativa e qualitativa do volume de óleo extraído. Aquelas procedentes do município de Santo Antônio do Tauá apresentaram massa com coloração escura, desde o repouso de 10 dias, se agravando aos 30 dias de repouso. A coloração do óleo extraído daquelas coletadas de Santo Antônio do Tauá apresentou coloração mais intensa do que o da Ilha do Combú. Essa por sua vez, apresentou maior quantidade média de produção com 3.680 mL. Aos 10 dias de repouso, somente foi obtido água da massa colocada nas calhas de escorrimento para extração de óleo. Aos 20 dias obteve-se uma quantidade de óleo com uma pequena camada de resina, e aos 30 dias foi obtido o maior volume de óleo totalmente líquido. Conclui-se com este estudo que o procedimento mais eficiente para a extração do óleo foi o que utilizou o tempo de 30 dias de descanso e a amostra vegetal procedente da área de várzea é mais produtiva.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-07T11:11:11Z
2016-12-07T11:11:11Z
2016-12-07
2016
2019-01-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Enciclopédia Biosfera, v. 13, n. 23, p. 671-680, 2016.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058130
10.18677/Enciclopedia_Biosfera_2016_059
identifier_str_mv Enciclopédia Biosfera, v. 13, n. 23, p. 671-680, 2016.
10.18677/Enciclopedia_Biosfera_2016_059
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1058130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503429508300800