Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATRANGOLO, W. J. R.
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: MARTINS-DIAS, A. M. P., CRUZ, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490792
http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n1p1-16
Resumo: O Vírus da Poliedrose Nuclear de Spodoptera frugiperda (VPN - Sf) e o parasitóide Campoletis flavicincta competem pelo mesmo recurso: lagartas de S. frugiperda nos estádios iniciais. Foram estudados alguns aspectos biológicos do parasitóide e avaliada a sua capacidade de diferenciar lagartas sadias e infectadas. Mais de um ovo do parasitóide foi encontrado dentro da maioria das lagartas de S. frugiperda. O período de incubação dos ovos de C. flavicincta foi de aproximadamente 48 horas. Cerca de 24 horas após a eclosão das larvas do parasitóide, foi possível notar que apenas uma das larvas cresceu. Provavelmente, na competição intra-específica, a eliminação das larvas concorrentes do parasitóide dentro de uma mesma lagarta aconteça pelo ataque físico, dada à morfologia das larvas de primeiro estádio (presença de mandíbulas, que inexistem nos estádios posteriores). No tratamento sem opção de escolha, mais ovos foram depositados em lagartas sadias. No teste em olfatômetro, a presença de lagartas de S. frugiperda (infectadas ou não) determinou a maior atração de fêmeas. A existência de discriminação entre lagartas sadias e infectadas pode minimizar o impacto negativo do vírus sobre o parasitóide. Os dados relativos às interações desses dois organismos, que mantêm relações estreitas entre si, devem nortear as decisões que garantam uma maior biodiversidade no agroecossistema do milho.
id EMBR_67a08ea3a2664184b2eaca471f805d48
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490792
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.Competição intra-específicaAtratividadeDiscriminação de hospedeiroImpactoO Vírus da Poliedrose Nuclear de Spodoptera frugiperda (VPN - Sf) e o parasitóide Campoletis flavicincta competem pelo mesmo recurso: lagartas de S. frugiperda nos estádios iniciais. Foram estudados alguns aspectos biológicos do parasitóide e avaliada a sua capacidade de diferenciar lagartas sadias e infectadas. Mais de um ovo do parasitóide foi encontrado dentro da maioria das lagartas de S. frugiperda. O período de incubação dos ovos de C. flavicincta foi de aproximadamente 48 horas. Cerca de 24 horas após a eclosão das larvas do parasitóide, foi possível notar que apenas uma das larvas cresceu. Provavelmente, na competição intra-específica, a eliminação das larvas concorrentes do parasitóide dentro de uma mesma lagarta aconteça pelo ataque físico, dada à morfologia das larvas de primeiro estádio (presença de mandíbulas, que inexistem nos estádios posteriores). No tratamento sem opção de escolha, mais ovos foram depositados em lagartas sadias. No teste em olfatômetro, a presença de lagartas de S. frugiperda (infectadas ou não) determinou a maior atração de fêmeas. A existência de discriminação entre lagartas sadias e infectadas pode minimizar o impacto negativo do vírus sobre o parasitóide. Os dados relativos às interações desses dois organismos, que mantêm relações estreitas entre si, devem nortear as decisões que garantam uma maior biodiversidade no agroecossistema do milho.WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; Angélica Maria Penteado Martins-Dis, Universdide Federal de São Carlos; IVAN CRUZ, CNPMS.MATRANGOLO, W. J. R.MARTINS-DIAS, A. M. P.CRUZ, I.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2007-10-1820072018-05-25T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2007.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490792http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n1p1-16porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:36:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/490792Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:36:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:36:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
title Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
spellingShingle Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
MATRANGOLO, W. J. R.
Competição intra-específica
Atratividade
Discriminação de hospedeiro
Impacto
title_short Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
title_full Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
title_fullStr Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
title_full_unstemmed Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
title_sort Aspectos biológicos de Campoletis flavicincta (ASHMEAD) (Hymenoptera: Ichneumonidae) e interações com o vírus da poliedrose nuclear de Spodoptera frugiperda.
author MATRANGOLO, W. J. R.
author_facet MATRANGOLO, W. J. R.
MARTINS-DIAS, A. M. P.
CRUZ, I.
author_role author
author2 MARTINS-DIAS, A. M. P.
CRUZ, I.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv WALTER JOSE RODRIGUES MATRANGOLO, CNPMS; Angélica Maria Penteado Martins-Dis, Universdide Federal de São Carlos; IVAN CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv MATRANGOLO, W. J. R.
MARTINS-DIAS, A. M. P.
CRUZ, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Competição intra-específica
Atratividade
Discriminação de hospedeiro
Impacto
topic Competição intra-específica
Atratividade
Discriminação de hospedeiro
Impacto
description O Vírus da Poliedrose Nuclear de Spodoptera frugiperda (VPN - Sf) e o parasitóide Campoletis flavicincta competem pelo mesmo recurso: lagartas de S. frugiperda nos estádios iniciais. Foram estudados alguns aspectos biológicos do parasitóide e avaliada a sua capacidade de diferenciar lagartas sadias e infectadas. Mais de um ovo do parasitóide foi encontrado dentro da maioria das lagartas de S. frugiperda. O período de incubação dos ovos de C. flavicincta foi de aproximadamente 48 horas. Cerca de 24 horas após a eclosão das larvas do parasitóide, foi possível notar que apenas uma das larvas cresceu. Provavelmente, na competição intra-específica, a eliminação das larvas concorrentes do parasitóide dentro de uma mesma lagarta aconteça pelo ataque físico, dada à morfologia das larvas de primeiro estádio (presença de mandíbulas, que inexistem nos estádios posteriores). No tratamento sem opção de escolha, mais ovos foram depositados em lagartas sadias. No teste em olfatômetro, a presença de lagartas de S. frugiperda (infectadas ou não) determinou a maior atração de fêmeas. A existência de discriminação entre lagartas sadias e infectadas pode minimizar o impacto negativo do vírus sobre o parasitóide. Os dados relativos às interações desses dois organismos, que mantêm relações estreitas entre si, devem nortear as decisões que garantam uma maior biodiversidade no agroecossistema do milho.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10-18
2007
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-05-25T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2007.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490792
http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n1p1-16
identifier_str_mv Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Sete Lagoas, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2007.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/490792
http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v6n1p1-16
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503341936476160