O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COELHO, A. C. F. S. F.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: ARAUJO, J. L. P., LIMA. M. do S. M. C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151609
Resumo: A uva é uma das frutas mais consumidas no mundo e tem uma grande importância social e econômica na região do Submédio do São Francisco, que é responsável por 99% das uvas de mesa exportadas pelo Brasil (COMEXSTAT, 2020). Trata-se de cultivo de alta tecnologia e grande consumidor de capital, situação que exige do produtor, além de uma boa produtividade física, uma satisfatória rentabilidade econômica. Nos últimos anos, observou-se uma grande mudança nas variedades produzidas no vale. Com objetivo de avaliar o impacto do royalty em novas variedades de uvas finas cultivads no Submédio São Francisco, foi realizada com dez interlocutores-chave. Objetivando a validação dos dados, organizou-se um painel com atores principais dos diversos elos da cadeia. Os custos comparativos de variedades de uvas sem semente nacionais e patenteadas foram analisados, obtendo-se as médias aritméticas. O resultado obtido foram custos bem próximos das variedades patenteadas coma BRS Vitória e Ísis. Em conclusão, as novas variedades desenvolvidas pela Embrapa apresentam melhor resultado, pois sobre os valores apurados não incidem custos de licenciamento e percentual sobre o faturamento bruto. Pretende-se com o resultado deste trabalho auxiliar os produtores na tomada de decisões.
id EMBR_68af6107b46dec31bc1a8f7643cbbd41
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151609
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.Variedades patenteadasVale do São FranciscoUva de mesaImpacto do royaltyUvas sem sementeVariedade BRS VitóriaVariedade ÍsisUvaViticulturaCusto de ProduçãoCusto OperacionalExportaçãoGrapesViticultureCost benefit analysisCost effectivenessA uva é uma das frutas mais consumidas no mundo e tem uma grande importância social e econômica na região do Submédio do São Francisco, que é responsável por 99% das uvas de mesa exportadas pelo Brasil (COMEXSTAT, 2020). Trata-se de cultivo de alta tecnologia e grande consumidor de capital, situação que exige do produtor, além de uma boa produtividade física, uma satisfatória rentabilidade econômica. Nos últimos anos, observou-se uma grande mudança nas variedades produzidas no vale. Com objetivo de avaliar o impacto do royalty em novas variedades de uvas finas cultivads no Submédio São Francisco, foi realizada com dez interlocutores-chave. Objetivando a validação dos dados, organizou-se um painel com atores principais dos diversos elos da cadeia. Os custos comparativos de variedades de uvas sem semente nacionais e patenteadas foram analisados, obtendo-se as médias aritméticas. O resultado obtido foram custos bem próximos das variedades patenteadas coma BRS Vitória e Ísis. Em conclusão, as novas variedades desenvolvidas pela Embrapa apresentam melhor resultado, pois sobre os valores apurados não incidem custos de licenciamento e percentual sobre o faturamento bruto. Pretende-se com o resultado deste trabalho auxiliar os produtores na tomada de decisões.ADÉLIA CRISTINA FAZIO SÁ FERREIRA COELHO, Servidora Pública Federal TRT6; JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; MARIA DO SOCORRO MACEDO COELHO LIMA, FACAPE.COELHO, A. C. F. S. F.ARAUJO, J. L. P.LIMA. M. do S. M. C.2023-02-09T11:01:19Z2023-02-09T11:01:19Z2023-02-092022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Econômica do Nordeste, v. 53, n. 3, p. 61-78, jul./set. 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151609porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-02-09T11:01:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1151609Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-02-09T11:01:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-02-09T11:01:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
title O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
spellingShingle O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
COELHO, A. C. F. S. F.
Variedades patenteadas
Vale do São Francisco
Uva de mesa
Impacto do royalty
Uvas sem semente
Variedade BRS Vitória
Variedade Ísis
Uva
Viticultura
Custo de Produção
Custo Operacional
Exportação
Grapes
Viticulture
Cost benefit analysis
Cost effectiveness
title_short O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
title_full O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
title_fullStr O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
title_sort O impacto dos royalties nos custos de produção de uvas finas no Submédio São Francisco.
author COELHO, A. C. F. S. F.
author_facet COELHO, A. C. F. S. F.
ARAUJO, J. L. P.
LIMA. M. do S. M. C.
author_role author
author2 ARAUJO, J. L. P.
LIMA. M. do S. M. C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ADÉLIA CRISTINA FAZIO SÁ FERREIRA COELHO, Servidora Pública Federal TRT6; JOSE LINCOLN PINHEIRO ARAUJO, CPATSA; MARIA DO SOCORRO MACEDO COELHO LIMA, FACAPE.
dc.contributor.author.fl_str_mv COELHO, A. C. F. S. F.
ARAUJO, J. L. P.
LIMA. M. do S. M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Variedades patenteadas
Vale do São Francisco
Uva de mesa
Impacto do royalty
Uvas sem semente
Variedade BRS Vitória
Variedade Ísis
Uva
Viticultura
Custo de Produção
Custo Operacional
Exportação
Grapes
Viticulture
Cost benefit analysis
Cost effectiveness
topic Variedades patenteadas
Vale do São Francisco
Uva de mesa
Impacto do royalty
Uvas sem semente
Variedade BRS Vitória
Variedade Ísis
Uva
Viticultura
Custo de Produção
Custo Operacional
Exportação
Grapes
Viticulture
Cost benefit analysis
Cost effectiveness
description A uva é uma das frutas mais consumidas no mundo e tem uma grande importância social e econômica na região do Submédio do São Francisco, que é responsável por 99% das uvas de mesa exportadas pelo Brasil (COMEXSTAT, 2020). Trata-se de cultivo de alta tecnologia e grande consumidor de capital, situação que exige do produtor, além de uma boa produtividade física, uma satisfatória rentabilidade econômica. Nos últimos anos, observou-se uma grande mudança nas variedades produzidas no vale. Com objetivo de avaliar o impacto do royalty em novas variedades de uvas finas cultivads no Submédio São Francisco, foi realizada com dez interlocutores-chave. Objetivando a validação dos dados, organizou-se um painel com atores principais dos diversos elos da cadeia. Os custos comparativos de variedades de uvas sem semente nacionais e patenteadas foram analisados, obtendo-se as médias aritméticas. O resultado obtido foram custos bem próximos das variedades patenteadas coma BRS Vitória e Ísis. Em conclusão, as novas variedades desenvolvidas pela Embrapa apresentam melhor resultado, pois sobre os valores apurados não incidem custos de licenciamento e percentual sobre o faturamento bruto. Pretende-se com o resultado deste trabalho auxiliar os produtores na tomada de decisões.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-02-09T11:01:19Z
2023-02-09T11:01:19Z
2023-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Econômica do Nordeste, v. 53, n. 3, p. 61-78, jul./set. 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151609
identifier_str_mv Revista Econômica do Nordeste, v. 53, n. 3, p. 61-78, jul./set. 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1151609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503539522797568