A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, L. S. de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SANTOS, A. da S. dos, WATANABE, M. A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087729
Resumo: Poucos estudos têm analisado o papel da população amazônica para a conservação ecológica da biodiversidade e para a redução dos efeitos da crise ecológica global. Esse estudo aborda experiências com Sistemas Agroflorestais (SAFs) desenvolvidas pela Associação de Agricultores Alternativos (APA), em Ouro Preto do Oeste - RO. O objetivo foi o de verificar se é possível conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento da agricultura familiar no sul da Amazônia. A hipótese é que a agrobiodiversidade associada aos Sistemas Agroflorestais contribui para a minimização da crise ambiental global. Essa afirmação se contrapõe ao velho diagnóstico de culpar os agricultores menos favorecidos economicamente pela destruição de florestas. O estudo documentou cultivos agroflorestais conduzidos por agricultores familiares que contribuem para preservação da floresta e que são ao mesmo tempo produções utilizadas na alimentação. Concluiu-se que essa experiência social contribuiu fortemente para o estabelecimento de uma convivência ética com a natureza e para a construção de uma identidade local ecológica, além de garantir a segurança alimentar.
id EMBR_6a38b2376ba0105d899f4be0feac12b4
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1087729
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.Agricultura familiarAgrossilviculturaPreservação da naturezaFamily farmsAgroforestryNatural resources conservationPoucos estudos têm analisado o papel da população amazônica para a conservação ecológica da biodiversidade e para a redução dos efeitos da crise ecológica global. Esse estudo aborda experiências com Sistemas Agroflorestais (SAFs) desenvolvidas pela Associação de Agricultores Alternativos (APA), em Ouro Preto do Oeste - RO. O objetivo foi o de verificar se é possível conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento da agricultura familiar no sul da Amazônia. A hipótese é que a agrobiodiversidade associada aos Sistemas Agroflorestais contribui para a minimização da crise ambiental global. Essa afirmação se contrapõe ao velho diagnóstico de culpar os agricultores menos favorecidos economicamente pela destruição de florestas. O estudo documentou cultivos agroflorestais conduzidos por agricultores familiares que contribuem para preservação da floresta e que são ao mesmo tempo produções utilizadas na alimentação. Concluiu-se que essa experiência social contribuiu fortemente para o estabelecimento de uma convivência ética com a natureza e para a construção de uma identidade local ecológica, além de garantir a segurança alimentar.LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; AMAURY DA SILVA DOS SANTOS, CPATC; MARIA AICO WATANABE, CNPMA.ABREU, L. S. deSANTOS, A. da S. dosWATANABE, M. A.2018-02-16T23:55:00Z2018-02-16T23:55:00Z2018-02-1620172018-02-16T23:55:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 107-121.In: CANUTO, J. C. (Ed.). Sistemas agroflorestais: experiências e reflexões. Brasília, DF: Embrapa, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087729porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-16T23:55:06Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1087729Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-16T23:55:06falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-16T23:55:06Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
title A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
spellingShingle A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
ABREU, L. S. de
Agricultura familiar
Agrossilvicultura
Preservação da natureza
Family farms
Agroforestry
Natural resources conservation
title_short A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
title_full A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
title_fullStr A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
title_full_unstemmed A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
title_sort A contribuição dos agricultores familiares da região sul da Amazônia brasileira à crise ecológica global.
author ABREU, L. S. de
author_facet ABREU, L. S. de
SANTOS, A. da S. dos
WATANABE, M. A.
author_role author
author2 SANTOS, A. da S. dos
WATANABE, M. A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LUCIMAR SANTIAGO DE ABREU, CNPMA; AMAURY DA SILVA DOS SANTOS, CPATC; MARIA AICO WATANABE, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, L. S. de
SANTOS, A. da S. dos
WATANABE, M. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura familiar
Agrossilvicultura
Preservação da natureza
Family farms
Agroforestry
Natural resources conservation
topic Agricultura familiar
Agrossilvicultura
Preservação da natureza
Family farms
Agroforestry
Natural resources conservation
description Poucos estudos têm analisado o papel da população amazônica para a conservação ecológica da biodiversidade e para a redução dos efeitos da crise ecológica global. Esse estudo aborda experiências com Sistemas Agroflorestais (SAFs) desenvolvidas pela Associação de Agricultores Alternativos (APA), em Ouro Preto do Oeste - RO. O objetivo foi o de verificar se é possível conciliar a conservação ambiental com o desenvolvimento da agricultura familiar no sul da Amazônia. A hipótese é que a agrobiodiversidade associada aos Sistemas Agroflorestais contribui para a minimização da crise ambiental global. Essa afirmação se contrapõe ao velho diagnóstico de culpar os agricultores menos favorecidos economicamente pela destruição de florestas. O estudo documentou cultivos agroflorestais conduzidos por agricultores familiares que contribuem para preservação da floresta e que são ao mesmo tempo produções utilizadas na alimentação. Concluiu-se que essa experiência social contribuiu fortemente para o estabelecimento de uma convivência ética com a natureza e para a construção de uma identidade local ecológica, além de garantir a segurança alimentar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-16T23:55:00Z
2018-02-16T23:55:00Z
2018-02-16
2018-02-16T23:55:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CANUTO, J. C. (Ed.). Sistemas agroflorestais: experiências e reflexões. Brasília, DF: Embrapa, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087729
identifier_str_mv In: CANUTO, J. C. (Ed.). Sistemas agroflorestais: experiências e reflexões. Brasília, DF: Embrapa, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1087729
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 107-121.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503449799294976