Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANCHES, A. C.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: SOUZA, D. P. de, JESUS, F. L. F. de, MAFFEI, R. G., MENDONÇA, F. C., PEZZOPANE, J. R. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126774
http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n1p38-45
Resumo: O conhecimento do teor de água no solo é importante para o manejo adequado da irrigação, pois permite estimar a quantidade necessária de água a ser aplicada no tempo correto. Sensores de capacitância são uma alternativa de quantificação do teor de água do solo (θ, m3 m-3), provendo leituras em profundidade de forma prática e rápida. Uma sonda capacitiva foi calibrada em um Nitossolo vermelho Eutroférrico Latossólico cultivado com forrageiras tropicais na área experimental da ESALQ/USP na cidade de Piracicaba (SP), Brasil. Quatro tubos de acesso foram instalados e, a cada duas semanas, foram coletadas amostras com três repetições para cada nível de profundidade, até o final de oito semanas, partindo do θsaturado. Efetuaram-se leituras com o equipamento para cada 0,1 m de solo até 0,7 m de profundidade, juntamente com a coleta das amostras de solo para a determinação de θ em laboratório. Uma equação de potência foi desenvolvida para cada profundidade estudada, como também para todo o perfil do solo. A curva geral de calibração proposta (SF = 0,256*θatual0,3422), ajustada por análise de regressão, foi significativamente relacionada às medidas do equipamento, com alta correlação (r2 = 0,87) e erro-padrão de 0,022 cm3 cm-3. A calibração para cada profundidade tem mostrado maiores coeficientes de correlação nas profundidades menores, minimizando o erro das estimativas. A calibração feita no local permitiu melhor acurácia do monitoramento da água no solo e assim, proporcionar um melhor manejo da irrigação.
id EMBR_6b0b8a39a73991f51c4a4649ce3f2ac7
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126774
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.SensorManejo da irrigaçãoReflectometria no domínio da frequênciaUmidade do SoloO conhecimento do teor de água no solo é importante para o manejo adequado da irrigação, pois permite estimar a quantidade necessária de água a ser aplicada no tempo correto. Sensores de capacitância são uma alternativa de quantificação do teor de água do solo (θ, m3 m-3), provendo leituras em profundidade de forma prática e rápida. Uma sonda capacitiva foi calibrada em um Nitossolo vermelho Eutroférrico Latossólico cultivado com forrageiras tropicais na área experimental da ESALQ/USP na cidade de Piracicaba (SP), Brasil. Quatro tubos de acesso foram instalados e, a cada duas semanas, foram coletadas amostras com três repetições para cada nível de profundidade, até o final de oito semanas, partindo do θsaturado. Efetuaram-se leituras com o equipamento para cada 0,1 m de solo até 0,7 m de profundidade, juntamente com a coleta das amostras de solo para a determinação de θ em laboratório. Uma equação de potência foi desenvolvida para cada profundidade estudada, como também para todo o perfil do solo. A curva geral de calibração proposta (SF = 0,256*θatual0,3422), ajustada por análise de regressão, foi significativamente relacionada às medidas do equipamento, com alta correlação (r2 = 0,87) e erro-padrão de 0,022 cm3 cm-3. A calibração para cada profundidade tem mostrado maiores coeficientes de correlação nas profundidades menores, minimizando o erro das estimativas. A calibração feita no local permitiu melhor acurácia do monitoramento da água no solo e assim, proporcionar um melhor manejo da irrigação.ARTHUR CARNIATO SANCHES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; DÉBORA PANTOJO DE SOUZA, USP-ESALQ; FERNANDA LAMEDE FERREIRA DE JESUS, Universidade Federal Rural da Amazônia; RODOLFO GUERTAS MAFFEI, USP-ESALQ; FERNANDO CAMPOS MENDONÇA, USP-ESALQ; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE.SANCHES, A. C.SOUZA, D. P. deJESUS, F. L. F. deMAFFEI, R. G.MENDONÇA, F. C.PEZZOPANE, J. R. M.2020-11-19T09:13:52Z2020-11-19T09:13:52Z2020-11-182020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, v. 25, n. 1, p. 38-45, jan.-mar. 2020.1808-8546http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126774http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n1p38-45porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-11-19T09:13:59Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1126774Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-11-19T09:13:59Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
title Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
spellingShingle Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
SANCHES, A. C.
Sensor
Manejo da irrigação
Reflectometria no domínio da frequência
Umidade do Solo
title_short Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
title_full Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
title_fullStr Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
title_full_unstemmed Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
title_sort Calibração de sonda capacitiva em nitossolo vermelho latossólico eutroférrico cultivado com forrageiras irrigadas.
author SANCHES, A. C.
author_facet SANCHES, A. C.
SOUZA, D. P. de
JESUS, F. L. F. de
MAFFEI, R. G.
MENDONÇA, F. C.
PEZZOPANE, J. R. M.
author_role author
author2 SOUZA, D. P. de
JESUS, F. L. F. de
MAFFEI, R. G.
MENDONÇA, F. C.
PEZZOPANE, J. R. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ARTHUR CARNIATO SANCHES, UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; DÉBORA PANTOJO DE SOUZA, USP-ESALQ; FERNANDA LAMEDE FERREIRA DE JESUS, Universidade Federal Rural da Amazônia; RODOLFO GUERTAS MAFFEI, USP-ESALQ; FERNANDO CAMPOS MENDONÇA, USP-ESALQ; JOSE RICARDO MACEDO PEZZOPANE, CPPSE.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANCHES, A. C.
SOUZA, D. P. de
JESUS, F. L. F. de
MAFFEI, R. G.
MENDONÇA, F. C.
PEZZOPANE, J. R. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Sensor
Manejo da irrigação
Reflectometria no domínio da frequência
Umidade do Solo
topic Sensor
Manejo da irrigação
Reflectometria no domínio da frequência
Umidade do Solo
description O conhecimento do teor de água no solo é importante para o manejo adequado da irrigação, pois permite estimar a quantidade necessária de água a ser aplicada no tempo correto. Sensores de capacitância são uma alternativa de quantificação do teor de água do solo (θ, m3 m-3), provendo leituras em profundidade de forma prática e rápida. Uma sonda capacitiva foi calibrada em um Nitossolo vermelho Eutroférrico Latossólico cultivado com forrageiras tropicais na área experimental da ESALQ/USP na cidade de Piracicaba (SP), Brasil. Quatro tubos de acesso foram instalados e, a cada duas semanas, foram coletadas amostras com três repetições para cada nível de profundidade, até o final de oito semanas, partindo do θsaturado. Efetuaram-se leituras com o equipamento para cada 0,1 m de solo até 0,7 m de profundidade, juntamente com a coleta das amostras de solo para a determinação de θ em laboratório. Uma equação de potência foi desenvolvida para cada profundidade estudada, como também para todo o perfil do solo. A curva geral de calibração proposta (SF = 0,256*θatual0,3422), ajustada por análise de regressão, foi significativamente relacionada às medidas do equipamento, com alta correlação (r2 = 0,87) e erro-padrão de 0,022 cm3 cm-3. A calibração para cada profundidade tem mostrado maiores coeficientes de correlação nas profundidades menores, minimizando o erro das estimativas. A calibração feita no local permitiu melhor acurácia do monitoramento da água no solo e assim, proporcionar um melhor manejo da irrigação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-19T09:13:52Z
2020-11-19T09:13:52Z
2020-11-18
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, v. 25, n. 1, p. 38-45, jan.-mar. 2020.
1808-8546
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126774
http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n1p38-45
identifier_str_mv Irriga, v. 25, n. 1, p. 38-45, jan.-mar. 2020.
1808-8546
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1126774
http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2020v25n1p38-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695600286629888