Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHEDO, E. R. R.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: SILVA, D. N. G., DE LUCA, C., ROCHEDO, P. R. R., WASSERMAN, M. A. V., PEREZ, D. V.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114118
Resumo: A avaliação das medidas de proteção e de remediação em áreas rurais contaminadas por um acidente nuclear é mais complexa do que para as áreas urbanas, devido à forte influência de grande número de parâmetros e variáveis associadas a clima, dieta, hábitos alimentares, práticas agropecuárias e tipo do solo da área. Assim, não é possível realizar estudos gerais aplicáveis a qualquer tipo de área. Estudos específicos devem ser feitos nas áreas com maior probabilidade de serem contaminadas devido a um acidente nuclear. No caso da Central Nuclear brasileira em Angra dos Reis, a priorização destas áreas foi baseada em aspectos radiológicos e econômicos. Este estudo preliminar demonstrou que as diferenças nas doses de ingestão devido a diferentes tipos de solo no Brasil são mais relevantes do que as diferenças regionais nas dietas. O produto mais relevante para a dose no público foi identificado como sendo o leite. A contribuição da ingestão de leite para a dose total depende da época do ano quando o acidente ocorre. O momento de aplicação da medida de proteção tem um efeito importante na redução percentual da dose que pode ser alcançada. Em particular, para o I- 131, as medidas de proteção relacionadas com a ingestão de leite devem ser consideradas dentro da fase de emergência a fim de serem eficientes.
id EMBR_6bdb1b5d3c1badb62887620a187a215b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1114118
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.RemediaçãoÁreas agrícolasOtimizaçãoAcidente nuclearZona RuralRemediationRural areasA avaliação das medidas de proteção e de remediação em áreas rurais contaminadas por um acidente nuclear é mais complexa do que para as áreas urbanas, devido à forte influência de grande número de parâmetros e variáveis associadas a clima, dieta, hábitos alimentares, práticas agropecuárias e tipo do solo da área. Assim, não é possível realizar estudos gerais aplicáveis a qualquer tipo de área. Estudos específicos devem ser feitos nas áreas com maior probabilidade de serem contaminadas devido a um acidente nuclear. No caso da Central Nuclear brasileira em Angra dos Reis, a priorização destas áreas foi baseada em aspectos radiológicos e econômicos. Este estudo preliminar demonstrou que as diferenças nas doses de ingestão devido a diferentes tipos de solo no Brasil são mais relevantes do que as diferenças regionais nas dietas. O produto mais relevante para a dose no público foi identificado como sendo o leite. A contribuição da ingestão de leite para a dose total depende da época do ano quando o acidente ocorre. O momento de aplicação da medida de proteção tem um efeito importante na redução percentual da dose que pode ser alcançada. Em particular, para o I- 131, as medidas de proteção relacionadas com a ingestão de leite devem ser consideradas dentro da fase de emergência a fim de serem eficientes.ELAINE RUA RODRIGUEZ ROCHEDO, INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA-RJ; DIOGO NEVES GOMES SILVA, UFRJ; CHRISTIANO DE LUCA, UFRJ; PEDRO RUA RODRIGUEZ ROCHEDO, CNEN; MARIA ANGÉLICA VERGARA WASSERMAN, CNEN; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.ROCHEDO, E. R. R.SILVA, D. N. G.DE LUCA, C.ROCHEDO, P. R. R.WASSERMAN, M. A. V.PEREZ, D. V.2019-11-11T18:13:43Z2019-11-11T18:13:43Z2019-11-1120192019-11-11T18:13:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleGeochimica Brasiliensis, v. 33, n. 1, p. 98-106, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/111411810.21715/GB2358-2812.2019331098porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-11-11T18:13:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1114118Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-11-11T18:13:50falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-11-11T18:13:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
title Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
spellingShingle Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
ROCHEDO, E. R. R.
Remediação
Áreas agrícolas
Otimização
Acidente nuclear
Zona Rural
Remediation
Rural areas
title_short Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
title_full Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
title_fullStr Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
title_full_unstemmed Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
title_sort Estudo preliminar para a remediação de áreas rurais após um acidente nuclear ou radiológico.
author ROCHEDO, E. R. R.
author_facet ROCHEDO, E. R. R.
SILVA, D. N. G.
DE LUCA, C.
ROCHEDO, P. R. R.
WASSERMAN, M. A. V.
PEREZ, D. V.
author_role author
author2 SILVA, D. N. G.
DE LUCA, C.
ROCHEDO, P. R. R.
WASSERMAN, M. A. V.
PEREZ, D. V.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ELAINE RUA RODRIGUEZ ROCHEDO, INSTITUTO DE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA-RJ; DIOGO NEVES GOMES SILVA, UFRJ; CHRISTIANO DE LUCA, UFRJ; PEDRO RUA RODRIGUEZ ROCHEDO, CNEN; MARIA ANGÉLICA VERGARA WASSERMAN, CNEN; DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHEDO, E. R. R.
SILVA, D. N. G.
DE LUCA, C.
ROCHEDO, P. R. R.
WASSERMAN, M. A. V.
PEREZ, D. V.
dc.subject.por.fl_str_mv Remediação
Áreas agrícolas
Otimização
Acidente nuclear
Zona Rural
Remediation
Rural areas
topic Remediação
Áreas agrícolas
Otimização
Acidente nuclear
Zona Rural
Remediation
Rural areas
description A avaliação das medidas de proteção e de remediação em áreas rurais contaminadas por um acidente nuclear é mais complexa do que para as áreas urbanas, devido à forte influência de grande número de parâmetros e variáveis associadas a clima, dieta, hábitos alimentares, práticas agropecuárias e tipo do solo da área. Assim, não é possível realizar estudos gerais aplicáveis a qualquer tipo de área. Estudos específicos devem ser feitos nas áreas com maior probabilidade de serem contaminadas devido a um acidente nuclear. No caso da Central Nuclear brasileira em Angra dos Reis, a priorização destas áreas foi baseada em aspectos radiológicos e econômicos. Este estudo preliminar demonstrou que as diferenças nas doses de ingestão devido a diferentes tipos de solo no Brasil são mais relevantes do que as diferenças regionais nas dietas. O produto mais relevante para a dose no público foi identificado como sendo o leite. A contribuição da ingestão de leite para a dose total depende da época do ano quando o acidente ocorre. O momento de aplicação da medida de proteção tem um efeito importante na redução percentual da dose que pode ser alcançada. Em particular, para o I- 131, as medidas de proteção relacionadas com a ingestão de leite devem ser consideradas dentro da fase de emergência a fim de serem eficientes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-11T18:13:43Z
2019-11-11T18:13:43Z
2019-11-11
2019
2019-11-11T18:13:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Geochimica Brasiliensis, v. 33, n. 1, p. 98-106, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114118
10.21715/GB2358-2812.2019331098
identifier_str_mv Geochimica Brasiliensis, v. 33, n. 1, p. 98-106, 2019.
10.21715/GB2358-2812.2019331098
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503483811954688