Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTI, N. de B.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: RESENDE, G. M. de
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156715
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a sobrevivência de plantas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na recuperação de áreas de caatinga degradadas. O ensaio foi realizado de janeiro de 2000 a dezembro de 2002. Foram plantadas 500 mudas de imbuzeiro em uma área de caatinga degradada da comunidade de Alto do Angico e 500 mudas em uma área de caatinga nativa na Estação Experimental da Caatinga, pertencente a Embrapa Semi-Árido no município de Petrolina - PE. Para realização do trabalho, foram selecionados aleatoriamente 10 hectares de caatinga, sendo 5 na área da comunidade e 5 na Estação Experimental. Em cada hectare foram abertas trilhas de 1 m de largura com 100 metros de comprimento, espaçadas a cada 10 metros entre o plantio das mudas. Em cada hectare foram plantadas 100 mudas no espaçamento de 10 metros entre plantas. Foi instalado um pluviômetro na área do experimento para obtenção dos valores de precipitação ocorrida durante o período de avaliação. Os resultados obtidos demonstraram que os danos causados pelos caprinos às plantas de imbuzeiro na área de caatinga degradada são responsáveis pela redução na taxa de sobrevivência e no lento desenvolvimento das plantas jovens de imbuzeiro. O volume da precipitação contribuiu significativamente para um maior ou menor índice de sobrevivência de plantas de imbuzeiro na caatinga. As lagartas e outros insetos cortadores de ramos e folhas causam danos significativos no desenvolvimento da copa do imbuzeiro.
id EMBR_6bed2df1d411e1dee8cebba7927bf98c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/156715
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).DegradaçãoUmbuzeiroRecuperaçãoRecurso naturalCaatingaSpondias TuberosaEste trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a sobrevivência de plantas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na recuperação de áreas de caatinga degradadas. O ensaio foi realizado de janeiro de 2000 a dezembro de 2002. Foram plantadas 500 mudas de imbuzeiro em uma área de caatinga degradada da comunidade de Alto do Angico e 500 mudas em uma área de caatinga nativa na Estação Experimental da Caatinga, pertencente a Embrapa Semi-Árido no município de Petrolina - PE. Para realização do trabalho, foram selecionados aleatoriamente 10 hectares de caatinga, sendo 5 na área da comunidade e 5 na Estação Experimental. Em cada hectare foram abertas trilhas de 1 m de largura com 100 metros de comprimento, espaçadas a cada 10 metros entre o plantio das mudas. Em cada hectare foram plantadas 100 mudas no espaçamento de 10 metros entre plantas. Foi instalado um pluviômetro na área do experimento para obtenção dos valores de precipitação ocorrida durante o período de avaliação. Os resultados obtidos demonstraram que os danos causados pelos caprinos às plantas de imbuzeiro na área de caatinga degradada são responsáveis pela redução na taxa de sobrevivência e no lento desenvolvimento das plantas jovens de imbuzeiro. O volume da precipitação contribuiu significativamente para um maior ou menor índice de sobrevivência de plantas de imbuzeiro na caatinga. As lagartas e outros insetos cortadores de ramos e folhas causam danos significativos no desenvolvimento da copa do imbuzeiro.NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.CAVALCANTI, N. de B.RESENDE, G. M. de2018-02-08T23:36:20Z2018-02-08T23:36:20Z2005-12-3020052018-02-08T23:36:20ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 570.In: SIMPÓSIO NACIONAL E CONGRESSO LATINO-AMERICANO [SOBRE] RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 6., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: SOBRADE, 2005.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156715porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-08T23:36:26Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/156715Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-08T23:36:26Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
title Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
spellingShingle Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
CAVALCANTI, N. de B.
Degradação
Umbuzeiro
Recuperação
Recurso natural
Caatinga
Spondias Tuberosa
title_short Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
title_full Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
title_fullStr Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
title_full_unstemmed Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
title_sort Repovoamento da caatinga com mudas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda).
author CAVALCANTI, N. de B.
author_facet CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
author_role author
author2 RESENDE, G. M. de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NILTON DE BRITO CAVALCANTI, CPATSA; GERALDO MILANEZ DE RESENDE, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAVALCANTI, N. de B.
RESENDE, G. M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Degradação
Umbuzeiro
Recuperação
Recurso natural
Caatinga
Spondias Tuberosa
topic Degradação
Umbuzeiro
Recuperação
Recurso natural
Caatinga
Spondias Tuberosa
description Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a sobrevivência de plantas de imbuzeiro (Spondias tuberosa Arruda) na recuperação de áreas de caatinga degradadas. O ensaio foi realizado de janeiro de 2000 a dezembro de 2002. Foram plantadas 500 mudas de imbuzeiro em uma área de caatinga degradada da comunidade de Alto do Angico e 500 mudas em uma área de caatinga nativa na Estação Experimental da Caatinga, pertencente a Embrapa Semi-Árido no município de Petrolina - PE. Para realização do trabalho, foram selecionados aleatoriamente 10 hectares de caatinga, sendo 5 na área da comunidade e 5 na Estação Experimental. Em cada hectare foram abertas trilhas de 1 m de largura com 100 metros de comprimento, espaçadas a cada 10 metros entre o plantio das mudas. Em cada hectare foram plantadas 100 mudas no espaçamento de 10 metros entre plantas. Foi instalado um pluviômetro na área do experimento para obtenção dos valores de precipitação ocorrida durante o período de avaliação. Os resultados obtidos demonstraram que os danos causados pelos caprinos às plantas de imbuzeiro na área de caatinga degradada são responsáveis pela redução na taxa de sobrevivência e no lento desenvolvimento das plantas jovens de imbuzeiro. O volume da precipitação contribuiu significativamente para um maior ou menor índice de sobrevivência de plantas de imbuzeiro na caatinga. As lagartas e outros insetos cortadores de ramos e folhas causam danos significativos no desenvolvimento da copa do imbuzeiro.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-30
2005
2018-02-08T23:36:20Z
2018-02-08T23:36:20Z
2018-02-08T23:36:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SIMPÓSIO NACIONAL E CONGRESSO LATINO-AMERICANO [SOBRE] RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 6., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: SOBRADE, 2005.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156715
identifier_str_mv In: SIMPÓSIO NACIONAL E CONGRESSO LATINO-AMERICANO [SOBRE] RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 6., 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: SOBRADE, 2005.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/156715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 570.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695502042398720