Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ESTEVÃO, P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: COELHO, F. M. G., SOUSA, D. N. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982487
Resumo: Este estudo tem como objetivo promover uma discussão teórica acerca de duas questões que estão imbricadas: Qual a importância da persuasão e da sedução na comunicação rural no Brasil? E que limites éticos devem ser observados na utilização de novos meios de comunicação via internet, principalmente na comunicação em torno de temas rurais? O fetiche sedutor que permeou e, ainda permeia, essas ações está orientado pela concepção de desenvolvimento como modernização tecnológica. Uma comunicação mais rural valoriza tanto práticas culturais tradicionais de grupos sociais vulneráveis à descaracterização modernizante quanto ao uso de recursos modernos que só se justifica quando da busca da emancipação coletiva e da autonomia local de modos de vida. Nessa perspectiva, a comunicação via internet pode entrar em cena como a força potencial que auxilia a eficácia da comunicação rural em cumprir um papel de meio de inclusão social.
id EMBR_6d19b11138ce49ef32953c32a13e06dd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/982487
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.ComunicaçãoExtensão ruralComunidade ruralEste estudo tem como objetivo promover uma discussão teórica acerca de duas questões que estão imbricadas: Qual a importância da persuasão e da sedução na comunicação rural no Brasil? E que limites éticos devem ser observados na utilização de novos meios de comunicação via internet, principalmente na comunicação em torno de temas rurais? O fetiche sedutor que permeou e, ainda permeia, essas ações está orientado pela concepção de desenvolvimento como modernização tecnológica. Uma comunicação mais rural valoriza tanto práticas culturais tradicionais de grupos sociais vulneráveis à descaracterização modernizante quanto ao uso de recursos modernos que só se justifica quando da busca da emancipação coletiva e da autonomia local de modos de vida. Nessa perspectiva, a comunicação via internet pode entrar em cena como a força potencial que auxilia a eficácia da comunicação rural em cumprir um papel de meio de inclusão social.PRICILA ESTEVAO, CNPGL; FRANCE MARIA GONTIJO COELHO, UFV; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA.ESTEVÃO, P.COELHO, F. M. G.SOUSA, D. N. de2014-03-17T11:11:11Z2014-03-17T11:11:11Z2014-03-1720132014-03-17T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Humanas, Viçosa, MG, v. 13, n. 1, p. 153-167, jan./jun. 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:25:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/982487Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:25:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:25:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
title Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
spellingShingle Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
ESTEVÃO, P.
Comunicação
Extensão rural
Comunidade rural
title_short Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
title_full Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
title_fullStr Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
title_full_unstemmed Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
title_sort Sedução, persuasão e manipulação no contexto da comunicação rural.
author ESTEVÃO, P.
author_facet ESTEVÃO, P.
COELHO, F. M. G.
SOUSA, D. N. de
author_role author
author2 COELHO, F. M. G.
SOUSA, D. N. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PRICILA ESTEVAO, CNPGL; FRANCE MARIA GONTIJO COELHO, UFV; DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA.
dc.contributor.author.fl_str_mv ESTEVÃO, P.
COELHO, F. M. G.
SOUSA, D. N. de
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Extensão rural
Comunidade rural
topic Comunicação
Extensão rural
Comunidade rural
description Este estudo tem como objetivo promover uma discussão teórica acerca de duas questões que estão imbricadas: Qual a importância da persuasão e da sedução na comunicação rural no Brasil? E que limites éticos devem ser observados na utilização de novos meios de comunicação via internet, principalmente na comunicação em torno de temas rurais? O fetiche sedutor que permeou e, ainda permeia, essas ações está orientado pela concepção de desenvolvimento como modernização tecnológica. Uma comunicação mais rural valoriza tanto práticas culturais tradicionais de grupos sociais vulneráveis à descaracterização modernizante quanto ao uso de recursos modernos que só se justifica quando da busca da emancipação coletiva e da autonomia local de modos de vida. Nessa perspectiva, a comunicação via internet pode entrar em cena como a força potencial que auxilia a eficácia da comunicação rural em cumprir um papel de meio de inclusão social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-03-17T11:11:11Z
2014-03-17T11:11:11Z
2014-03-17
2014-03-17T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Humanas, Viçosa, MG, v. 13, n. 1, p. 153-167, jan./jun. 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982487
identifier_str_mv Revista de Ciências Humanas, Viçosa, MG, v. 13, n. 1, p. 153-167, jan./jun. 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/982487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503388540436480