Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, L. A. C.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: GASPAROTTO, L., MOREIRA, A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866401
Resumo: A colonização radicular com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) pode aumentar a eficiência no crescimento e absorção de nutrientes pelas plantas. Com o objetivo de verificar esse efeito, foram avaliados o grau de colonização em seringais adultos cultivados em Latossolo Amarelo distrófico e a eficiência de seis FMAs na colonização, crescimento e estado nutricional de mudas de seringueira com três e seis meses de transplantio. Os resultados indicaram baixo grau de colonização micorrízica e número de esporos em seringal adulto. Seis meses depois do transplantio das mudas de seringueira foram suficientes para ocorrer colonização de FMAs detectável. Não houve aumento no incremento em altura, diâmetro e emissão de folhas, independentemente do inóculo utilizado. Os teores foliares de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn) também não foram influenciados pelo número de esporos e grau de colonização, havendo diferenças apenas em função da idade das plantas.
id EMBR_6dbb2c2a542fe377496fa976e48a2533
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/866401
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.NutrientesEstado NutricionalHeveaSeringueiraA colonização radicular com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) pode aumentar a eficiência no crescimento e absorção de nutrientes pelas plantas. Com o objetivo de verificar esse efeito, foram avaliados o grau de colonização em seringais adultos cultivados em Latossolo Amarelo distrófico e a eficiência de seis FMAs na colonização, crescimento e estado nutricional de mudas de seringueira com três e seis meses de transplantio. Os resultados indicaram baixo grau de colonização micorrízica e número de esporos em seringal adulto. Seis meses depois do transplantio das mudas de seringueira foram suficientes para ocorrer colonização de FMAs detectável. Não houve aumento no incremento em altura, diâmetro e emissão de folhas, independentemente do inóculo utilizado. Os teores foliares de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn) também não foram influenciados pelo número de esporos e grau de colonização, havendo diferenças apenas em função da idade das plantas.LARISSA ALEXANDRA CARDOSO MORAES, CPAA; LUADIR GASPAROTTO, CPAA; ADONIS MOREIRA, CPAA.MORAES, L. A. C.GASPAROTTO, L.MOREIRA, A.2018-02-02T17:26:16Z2018-02-02T17:26:16Z2010-11-0820102018-02-02T17:26:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Árvore, Viçosa, v. 34, n. 3, p. 389-397, 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866401porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-02-02T17:26:22Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/866401Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542018-02-02T17:26:22falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-02-02T17:26:22Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
title Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
spellingShingle Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
MORAES, L. A. C.
Nutrientes
Estado Nutricional
Hevea
Seringueira
title_short Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
title_full Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
title_fullStr Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
title_full_unstemmed Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
title_sort Fungos micorrízicos arbusculares em seringueira em Latossolo Amarelo Distrófico da Amazônia Ocidental.
author MORAES, L. A. C.
author_facet MORAES, L. A. C.
GASPAROTTO, L.
MOREIRA, A.
author_role author
author2 GASPAROTTO, L.
MOREIRA, A.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LARISSA ALEXANDRA CARDOSO MORAES, CPAA; LUADIR GASPAROTTO, CPAA; ADONIS MOREIRA, CPAA.
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, L. A. C.
GASPAROTTO, L.
MOREIRA, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Nutrientes
Estado Nutricional
Hevea
Seringueira
topic Nutrientes
Estado Nutricional
Hevea
Seringueira
description A colonização radicular com fungos micorrízicos arbusculares (FMA) pode aumentar a eficiência no crescimento e absorção de nutrientes pelas plantas. Com o objetivo de verificar esse efeito, foram avaliados o grau de colonização em seringais adultos cultivados em Latossolo Amarelo distrófico e a eficiência de seis FMAs na colonização, crescimento e estado nutricional de mudas de seringueira com três e seis meses de transplantio. Os resultados indicaram baixo grau de colonização micorrízica e número de esporos em seringal adulto. Seis meses depois do transplantio das mudas de seringueira foram suficientes para ocorrer colonização de FMAs detectável. Não houve aumento no incremento em altura, diâmetro e emissão de folhas, independentemente do inóculo utilizado. Os teores foliares de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn) também não foram influenciados pelo número de esporos e grau de colonização, havendo diferenças apenas em função da idade das plantas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-08
2010
2018-02-02T17:26:16Z
2018-02-02T17:26:16Z
2018-02-02T17:26:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 34, n. 3, p. 389-397, 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866401
identifier_str_mv Revista Árvore, Viçosa, v. 34, n. 3, p. 389-397, 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/866401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503449273958400