Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, M. Y.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: GARAGORRY, F. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114472
Resumo: Este artigo examina a distribuição espacial e a dinâmica da produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil, usando técnicas de natureza visual e quantitativa. Utilizou-se a análise de redes, para modelar a estrutura produtiva da região, para anos selecionados do período de 1990 a 2012, e o conceito matemático de distância para medir a intensidade das mudanças interanuais. Consideraram-se 65 produtos cuja produção está estabelecida em ao menos uma das 31 microrregiões componentes. Os resultados indicam a coexistência de distintos perfis produtivos na região que foram se diferenciando ao longo do período analisado, embora tenha persistido um núcleo relativamente estável de microrregiões que compartilham a produção de itens dos domínios da pecuária e dos produtos da pecuária. Esses resultados mostram, também, o uso da modelagem com redes como técnica analítica válida nos estudos regionais sobre agricultura.
id EMBR_6e03a8cdf0acc357696e1a6a506e912d
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1114472
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.Análise espaço-temporalTeoria de grafosSpatio-temporal analysisGraph theoryAgriculturaAgricultureEste artigo examina a distribuição espacial e a dinâmica da produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil, usando técnicas de natureza visual e quantitativa. Utilizou-se a análise de redes, para modelar a estrutura produtiva da região, para anos selecionados do período de 1990 a 2012, e o conceito matemático de distância para medir a intensidade das mudanças interanuais. Consideraram-se 65 produtos cuja produção está estabelecida em ao menos uma das 31 microrregiões componentes. Os resultados indicam a coexistência de distintos perfis produtivos na região que foram se diferenciando ao longo do período analisado, embora tenha persistido um núcleo relativamente estável de microrregiões que compartilham a produção de itens dos domínios da pecuária e dos produtos da pecuária. Esses resultados mostram, também, o uso da modelagem com redes como técnica analítica válida nos estudos regionais sobre agricultura.Título em inglês: Spatial changes in the agricultural production of the MATOPIBA region, Brazil: an application of the network analysis.MILENA YUMI RAMOS, SIRE; FERNANDO LUIS GARAGORRY CASSALES, SIRE.RAMOS, M. Y.GARAGORRY, F. L.2019-11-18T18:08:53Z2019-11-18T18:08:53Z2019-11-1820192019-11-18T18:08:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26516, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114472porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-11-18T18:09:00Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1114472Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542019-11-18T18:09falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-11-18T18:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
title Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
spellingShingle Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
RAMOS, M. Y.
Análise espaço-temporal
Teoria de grafos
Spatio-temporal analysis
Graph theory
Agricultura
Agriculture
title_short Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
title_full Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
title_fullStr Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
title_full_unstemmed Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
title_sort Mudanças espaciais na produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil: uma aplicação da análise de redes.
author RAMOS, M. Y.
author_facet RAMOS, M. Y.
GARAGORRY, F. L.
author_role author
author2 GARAGORRY, F. L.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MILENA YUMI RAMOS, SIRE; FERNANDO LUIS GARAGORRY CASSALES, SIRE.
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, M. Y.
GARAGORRY, F. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Análise espaço-temporal
Teoria de grafos
Spatio-temporal analysis
Graph theory
Agricultura
Agriculture
topic Análise espaço-temporal
Teoria de grafos
Spatio-temporal analysis
Graph theory
Agricultura
Agriculture
description Este artigo examina a distribuição espacial e a dinâmica da produção agropecuária da região do MATOPIBA, Brasil, usando técnicas de natureza visual e quantitativa. Utilizou-se a análise de redes, para modelar a estrutura produtiva da região, para anos selecionados do período de 1990 a 2012, e o conceito matemático de distância para medir a intensidade das mudanças interanuais. Consideraram-se 65 produtos cuja produção está estabelecida em ao menos uma das 31 microrregiões componentes. Os resultados indicam a coexistência de distintos perfis produtivos na região que foram se diferenciando ao longo do período analisado, embora tenha persistido um núcleo relativamente estável de microrregiões que compartilham a produção de itens dos domínios da pecuária e dos produtos da pecuária. Esses resultados mostram, também, o uso da modelagem com redes como técnica analítica válida nos estudos regionais sobre agricultura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-18T18:08:53Z
2019-11-18T18:08:53Z
2019-11-18
2019
2019-11-18T18:08:53Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26516, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114472
identifier_str_mv Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 36, n. 3, e26516, 2019.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1114472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503483917860864