Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, D. N. de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125800
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar os principais argumentos que os mediadores apresentam para sustentar a representação dos públicos da agricultura familiar mais excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia Legal. Para tanto, na pesquisa de campo, utilizou-se de entrevistas junto à 80 mediadores que atuam na rede sociotécnica da agricultura familiar do Estado do Tocantins. Os quilombolas e os indígenas foram considerados os públicos da agricultura familiar do Tocantins (e também da região Amazônica) mais preteridos pelas políticas públicas, pois são afetados por diferentes problemas sociais no meio rural, por viverem em territórios com áreas aquém de suas necessidades ou, ainda, não estarem dotados de aparatos jurídico-formais e itinerários técnicos que lhes assegurem a regularização territorial.
id EMBR_6e56f4515d3793e9d1cbd62a42f4ce0c
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1125800
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.Amazonia legalPolíticas PúblicasDesenvolvimento RuralAgricultura FamiliarLaws and regulationsFamily farmsRural developmentEste artigo tem como objetivo analisar os principais argumentos que os mediadores apresentam para sustentar a representação dos públicos da agricultura familiar mais excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia Legal. Para tanto, na pesquisa de campo, utilizou-se de entrevistas junto à 80 mediadores que atuam na rede sociotécnica da agricultura familiar do Estado do Tocantins. Os quilombolas e os indígenas foram considerados os públicos da agricultura familiar do Tocantins (e também da região Amazônica) mais preteridos pelas políticas públicas, pois são afetados por diferentes problemas sociais no meio rural, por viverem em territórios com áreas aquém de suas necessidades ou, ainda, não estarem dotados de aparatos jurídico-formais e itinerários técnicos que lhes assegurem a regularização territorial.DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA.SOUSA, D. N. de2020-10-24T09:12:28Z2020-10-24T09:12:28Z2020-10-232020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHumanidades & Inovação, v. 7, n. 16, p. 405-416, 2020.2358-8322http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125800porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-10-24T09:12:35Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1125800Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-10-24T09:12:35Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
title Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
spellingShingle Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
SOUSA, D. N. de
Amazonia legal
Políticas Públicas
Desenvolvimento Rural
Agricultura Familiar
Laws and regulations
Family farms
Rural development
title_short Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
title_full Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
title_fullStr Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
title_full_unstemmed Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
title_sort Quilombolas e indígenas: análise dos públicos da agricultura familiar excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia legal.
author SOUSA, D. N. de
author_facet SOUSA, D. N. de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIEGO NEVES DE SOUSA, CNPASA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, D. N. de
dc.subject.por.fl_str_mv Amazonia legal
Políticas Públicas
Desenvolvimento Rural
Agricultura Familiar
Laws and regulations
Family farms
Rural development
topic Amazonia legal
Políticas Públicas
Desenvolvimento Rural
Agricultura Familiar
Laws and regulations
Family farms
Rural development
description Este artigo tem como objetivo analisar os principais argumentos que os mediadores apresentam para sustentar a representação dos públicos da agricultura familiar mais excluídos das políticas públicas em uma região da Amazônia Legal. Para tanto, na pesquisa de campo, utilizou-se de entrevistas junto à 80 mediadores que atuam na rede sociotécnica da agricultura familiar do Estado do Tocantins. Os quilombolas e os indígenas foram considerados os públicos da agricultura familiar do Tocantins (e também da região Amazônica) mais preteridos pelas políticas públicas, pois são afetados por diferentes problemas sociais no meio rural, por viverem em territórios com áreas aquém de suas necessidades ou, ainda, não estarem dotados de aparatos jurídico-formais e itinerários técnicos que lhes assegurem a regularização territorial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-24T09:12:28Z
2020-10-24T09:12:28Z
2020-10-23
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Humanidades & Inovação, v. 7, n. 16, p. 405-416, 2020.
2358-8322
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125800
identifier_str_mv Humanidades & Inovação, v. 7, n. 16, p. 405-416, 2020.
2358-8322
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1125800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822721494481895424