Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, D. H. M.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: SILVA, J. N. M., CARVALHO, J. O. P. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403521
Resumo: Foram analisados o ingresso e a mortalidade de arvores em uma área explorada na Floresta Nacional do Tapajós na Amazônia brasileira. Ingresso foi considerado como sendo o número de arvores que atingiram 5cm de diâmetro em duas medições consecutivas. Mortalidade foi o número de arvores com DAP (diâmetro a 1,30m do solo) > 5cm encontradas mortas entre duas medições consecutivas. O ingresso aumentou imediatamente após a exploração, mas o gradativo fechamento do dossel da floresta aumentou a taxa de mortalidade, principalmente nas espécies intolerantes a sombra, e nos últimos dez anos a floresta mostrou tendência de equilíbrio entre ingresso e mortalidade. O ingresso de espécies comerciais foi maior do que a mortalidade nos últimos dez anos do período estudado.
id EMBR_6eaf01cceafacb830dc75c9e6e88fae9
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/403521
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).Manejo florestalTaxa de mortalidadeFloresta Nacional do TapajósParáBrasilEspécie arbóreaEssência FlorestalExploração FlorestalAmazoniaForam analisados o ingresso e a mortalidade de arvores em uma área explorada na Floresta Nacional do Tapajós na Amazônia brasileira. Ingresso foi considerado como sendo o número de arvores que atingiram 5cm de diâmetro em duas medições consecutivas. Mortalidade foi o número de arvores com DAP (diâmetro a 1,30m do solo) > 5cm encontradas mortas entre duas medições consecutivas. O ingresso aumentou imediatamente após a exploração, mas o gradativo fechamento do dossel da floresta aumentou a taxa de mortalidade, principalmente nas espécies intolerantes a sombra, e nos últimos dez anos a floresta mostrou tendência de equilíbrio entre ingresso e mortalidade. O ingresso de espécies comerciais foi maior do que a mortalidade nos últimos dez anos do período estudado.DULCE HELENA MARTINS COSTA, BASA; JOSÉ NATALINO MACEDO SILVA, CPATU; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, CPATU.COSTA, D. H. M.SILVA, J. N. M.CARVALHO, J. O. P. de2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2003-07-0420022016-12-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 38, p. 119-126, jul./dez. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403521porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:25:54Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/403521Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:25:54Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
title Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
spellingShingle Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
COSTA, D. H. M.
Manejo florestal
Taxa de mortalidade
Floresta Nacional do Tapajós
Pará
Brasil
Espécie arbórea
Essência Florestal
Exploração Florestal
Amazonia
title_short Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
title_full Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
title_fullStr Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
title_full_unstemmed Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
title_sort Ingresso e mortalidade de árvores após a colheita de madeira em área de terra firme na Floresta Nacional do Tapajós (PA).
author COSTA, D. H. M.
author_facet COSTA, D. H. M.
SILVA, J. N. M.
CARVALHO, J. O. P. de
author_role author
author2 SILVA, J. N. M.
CARVALHO, J. O. P. de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv DULCE HELENA MARTINS COSTA, BASA; JOSÉ NATALINO MACEDO SILVA, CPATU; JOÃO OLEGÁRIO PEREIRA DE CARVALHO, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, D. H. M.
SILVA, J. N. M.
CARVALHO, J. O. P. de
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo florestal
Taxa de mortalidade
Floresta Nacional do Tapajós
Pará
Brasil
Espécie arbórea
Essência Florestal
Exploração Florestal
Amazonia
topic Manejo florestal
Taxa de mortalidade
Floresta Nacional do Tapajós
Pará
Brasil
Espécie arbórea
Essência Florestal
Exploração Florestal
Amazonia
description Foram analisados o ingresso e a mortalidade de arvores em uma área explorada na Floresta Nacional do Tapajós na Amazônia brasileira. Ingresso foi considerado como sendo o número de arvores que atingiram 5cm de diâmetro em duas medições consecutivas. Mortalidade foi o número de arvores com DAP (diâmetro a 1,30m do solo) > 5cm encontradas mortas entre duas medições consecutivas. O ingresso aumentou imediatamente após a exploração, mas o gradativo fechamento do dossel da floresta aumentou a taxa de mortalidade, principalmente nas espécies intolerantes a sombra, e nos últimos dez anos a floresta mostrou tendência de equilíbrio entre ingresso e mortalidade. O ingresso de espécies comerciais foi maior do que a mortalidade nos últimos dez anos do período estudado.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2003-07-04
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-12-12T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 38, p. 119-126, jul./dez. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403521
identifier_str_mv Revista de Ciências Agrárias, Belém, PA, n. 38, p. 119-126, jul./dez. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/403521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695440980672512