Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALLES, M. I. de O.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: GARCIA, J. B., SANTOS, K. A. S. dos, MEIRELLES, A. C. de S., SANTOS, S. A.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100933
Resumo: A Embrapa Pantanal possui uma Banco ativo de Forrageira nativa localizado na fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, MS. Neste banco são conservados acessos de duas espécies de gramíneas nativas: grama-do-cerrado (Mesosetum chaseae) e grama-tio-pedro (Paspalum oteroi). Esses acessos são provenientes de vários ambientes do Pantanal com o intuito de caracterizar as espécies e conhecer a variabilidade dentro de cada espécie para subsidiar programas futuros de melhoramento. No Pantanal, as principais espécies forrageiras utilizadas são de origem africana. A indisponibilidade no mercado de sementes viáveis das espécies nativas é o principal gargalo para a não utilização. Para atender esta demanda são necessários estudos sobre a produção de sementes das gramíneas nativas. Um dos estudos refere-se às diferenças de massa entre sementes cheias e vazias para definir o processo de beneficiamento. Visando melhor conhecer as sementes da grama-tio-pedro, este estudo objetivou avaliar o número de perfilhos reprodutivos e a massa de sementes forrageiras cheias e vazias de diferentes acessos.
id EMBR_6eb92858bd2b882b8dfd1995a49222fa
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1100933
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.Grama-tio-pedroPlanta ForrageiraGramíneaPastagem NativaPaspalumForage grassesPasture managementA Embrapa Pantanal possui uma Banco ativo de Forrageira nativa localizado na fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, MS. Neste banco são conservados acessos de duas espécies de gramíneas nativas: grama-do-cerrado (Mesosetum chaseae) e grama-tio-pedro (Paspalum oteroi). Esses acessos são provenientes de vários ambientes do Pantanal com o intuito de caracterizar as espécies e conhecer a variabilidade dentro de cada espécie para subsidiar programas futuros de melhoramento. No Pantanal, as principais espécies forrageiras utilizadas são de origem africana. A indisponibilidade no mercado de sementes viáveis das espécies nativas é o principal gargalo para a não utilização. Para atender esta demanda são necessários estudos sobre a produção de sementes das gramíneas nativas. Um dos estudos refere-se às diferenças de massa entre sementes cheias e vazias para definir o processo de beneficiamento. Visando melhor conhecer as sementes da grama-tio-pedro, este estudo objetivou avaliar o número de perfilhos reprodutivos e a massa de sementes forrageiras cheias e vazias de diferentes acessos.MYLENNA ISA DE OLIVEIRA SALLES, UFMS; JOAO BATISTA GARCIA, CPAP; KARINE APARECIDA SILVA DOS SANTOS, UFMS; ANA CLARA DE SOUSA MEIRELLES, Universidade Estadual de Maringá; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP.SALLES, M. I. de O.GARCIA, J. B.SANTOS, K. A. S. dosMEIRELLES, A. C. de S.SANTOS, S. A.2018-12-27T23:36:32Z2018-12-27T23:36:32Z2018-12-0720182019-05-24T11:11:11ZResumo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionp. 22.In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 6.; SEMANA DA BIOLOGIA, 13., 2018, Corumbá. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2018. 30 p.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-12-27T23:36:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1100933Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-12-27T23:36:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
title Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
spellingShingle Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
SALLES, M. I. de O.
Grama-tio-pedro
Planta Forrageira
Gramínea
Pastagem Nativa
Paspalum
Forage grasses
Pasture management
title_short Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
title_full Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
title_fullStr Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
title_full_unstemmed Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
title_sort Massa de sementes cheias e vazias de diferentes acessos da gramínea nativa Paspalum oteroi.
author SALLES, M. I. de O.
author_facet SALLES, M. I. de O.
GARCIA, J. B.
SANTOS, K. A. S. dos
MEIRELLES, A. C. de S.
SANTOS, S. A.
author_role author
author2 GARCIA, J. B.
SANTOS, K. A. S. dos
MEIRELLES, A. C. de S.
SANTOS, S. A.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv MYLENNA ISA DE OLIVEIRA SALLES, UFMS; JOAO BATISTA GARCIA, CPAP; KARINE APARECIDA SILVA DOS SANTOS, UFMS; ANA CLARA DE SOUSA MEIRELLES, Universidade Estadual de Maringá; SANDRA APARECIDA SANTOS, CPAP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALLES, M. I. de O.
GARCIA, J. B.
SANTOS, K. A. S. dos
MEIRELLES, A. C. de S.
SANTOS, S. A.
dc.subject.por.fl_str_mv Grama-tio-pedro
Planta Forrageira
Gramínea
Pastagem Nativa
Paspalum
Forage grasses
Pasture management
topic Grama-tio-pedro
Planta Forrageira
Gramínea
Pastagem Nativa
Paspalum
Forage grasses
Pasture management
description A Embrapa Pantanal possui uma Banco ativo de Forrageira nativa localizado na fazenda Nhumirim, sub-região da Nhecolândia, MS. Neste banco são conservados acessos de duas espécies de gramíneas nativas: grama-do-cerrado (Mesosetum chaseae) e grama-tio-pedro (Paspalum oteroi). Esses acessos são provenientes de vários ambientes do Pantanal com o intuito de caracterizar as espécies e conhecer a variabilidade dentro de cada espécie para subsidiar programas futuros de melhoramento. No Pantanal, as principais espécies forrageiras utilizadas são de origem africana. A indisponibilidade no mercado de sementes viáveis das espécies nativas é o principal gargalo para a não utilização. Para atender esta demanda são necessários estudos sobre a produção de sementes das gramíneas nativas. Um dos estudos refere-se às diferenças de massa entre sementes cheias e vazias para definir o processo de beneficiamento. Visando melhor conhecer as sementes da grama-tio-pedro, este estudo objetivou avaliar o número de perfilhos reprodutivos e a massa de sementes forrageiras cheias e vazias de diferentes acessos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-27T23:36:32Z
2018-12-27T23:36:32Z
2018-12-07
2018
2019-05-24T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Resumo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 6.; SEMANA DA BIOLOGIA, 13., 2018, Corumbá. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2018. 30 p.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100933
identifier_str_mv In: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PANTANAL, 6.; SEMANA DA BIOLOGIA, 13., 2018, Corumbá. Resumos... Brasília, DF: Embrapa, 2018. 30 p.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1100933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 22.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695539559399424