Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, F. R.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: YOKOYAMA, M., PEREIRA, P. A. A., ZIMMERMANN, F. J. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/131404
Resumo: Na busca de alternativas ao controle químico do caruncho Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Bruchidae), avaliou-se, em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), o efeito de três genótipos, cv. Carioca e duas linhagens contendo a proteina arcelina (Arc 1 e Arc 3), e da adição nos grãos armazenados de óleo de soja (Glycine max Merrill); óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss.), munha (resíduo de trilha da colheita), calcário dolomítico e terra de formigueiro, comparativamente aos grãos não tratados e ao controle químico com malathion 500 CE. O experimentp foi realizado no laboratório da Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, localizado no Município de Santo Antônio de Goiás, GO, em condições não controladas. Na linhagem Arc 1, constatou-se maior proteção dos danos do caruncho, observando-se redução do número de ovos de adultos emergidos e da porcentagem de sementes danificadas em relação à Arc 3 e à cv. Carioca. Quando os grãos foram tratados com malathion, óleo de nim e óleo de soja, observou-se menor número de ovos de adultos emergidos e redução de danos, e não houve diferença na porcentagem de sementes danificadas entre o malation e o óleo de nim. A mistura das sementes com terra de formigueiro conferiu baixa proteção ao carunchu, enquanto os tratamentos com munha e calcário dolomítico não apresentaram eficiência na redução da progênie e dos danos de Z. subfasciatus.
id EMBR_6ef58222b73af9c58c35565cb3a9b3d0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/131404
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.Controle de pragaFeijãoPhaseolus VulgarisPesticidaResistênciapesticide resistancepest controlNa busca de alternativas ao controle químico do caruncho Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Bruchidae), avaliou-se, em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), o efeito de três genótipos, cv. Carioca e duas linhagens contendo a proteina arcelina (Arc 1 e Arc 3), e da adição nos grãos armazenados de óleo de soja (Glycine max Merrill); óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss.), munha (resíduo de trilha da colheita), calcário dolomítico e terra de formigueiro, comparativamente aos grãos não tratados e ao controle químico com malathion 500 CE. O experimentp foi realizado no laboratório da Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, localizado no Município de Santo Antônio de Goiás, GO, em condições não controladas. Na linhagem Arc 1, constatou-se maior proteção dos danos do caruncho, observando-se redução do número de ovos de adultos emergidos e da porcentagem de sementes danificadas em relação à Arc 3 e à cv. Carioca. Quando os grãos foram tratados com malathion, óleo de nim e óleo de soja, observou-se menor número de ovos de adultos emergidos e redução de danos, e não houve diferença na porcentagem de sementes danificadas entre o malation e o óleo de nim. A mistura das sementes com terra de formigueiro conferiu baixa proteção ao carunchu, enquanto os tratamentos com munha e calcário dolomítico não apresentaram eficiência na redução da progênie e dos danos de Z. subfasciatus.FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CPATSA.BARBOSA, F. R.YOKOYAMA, M.PEREIRA, P. A. A.ZIMMERMANN, F. J. P.2011-04-09T19:48:00Z2011-04-09T19:48:00Z2002-10-0320022019-07-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 9, p. 1213-1217, set. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/131404porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:53:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/131404Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T21:53:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:53:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
title Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
spellingShingle Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
BARBOSA, F. R.
Controle de praga
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Pesticida
Resistência
pesticide resistance
pest control
title_short Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
title_full Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
title_fullStr Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
title_full_unstemmed Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
title_sort Controle do caruncho-do-feijoeiro Zabrotes subfasciatus com óleos vegetais, munha, materiais inertes e malathion.
author BARBOSA, F. R.
author_facet BARBOSA, F. R.
YOKOYAMA, M.
PEREIRA, P. A. A.
ZIMMERMANN, F. J. P.
author_role author
author2 YOKOYAMA, M.
PEREIRA, P. A. A.
ZIMMERMANN, F. J. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIA RABELO BARBOSA MOREIRA, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARBOSA, F. R.
YOKOYAMA, M.
PEREIRA, P. A. A.
ZIMMERMANN, F. J. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Controle de praga
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Pesticida
Resistência
pesticide resistance
pest control
topic Controle de praga
Feijão
Phaseolus Vulgaris
Pesticida
Resistência
pesticide resistance
pest control
description Na busca de alternativas ao controle químico do caruncho Zabrotes subfasciatus (Coleoptera: Bruchidae), avaliou-se, em feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.), o efeito de três genótipos, cv. Carioca e duas linhagens contendo a proteina arcelina (Arc 1 e Arc 3), e da adição nos grãos armazenados de óleo de soja (Glycine max Merrill); óleo de nim (Azadirachta indica A. Juss.), munha (resíduo de trilha da colheita), calcário dolomítico e terra de formigueiro, comparativamente aos grãos não tratados e ao controle químico com malathion 500 CE. O experimentp foi realizado no laboratório da Embrapa-Centro Nacional de Pesquisa de Arroz e Feijão, localizado no Município de Santo Antônio de Goiás, GO, em condições não controladas. Na linhagem Arc 1, constatou-se maior proteção dos danos do caruncho, observando-se redução do número de ovos de adultos emergidos e da porcentagem de sementes danificadas em relação à Arc 3 e à cv. Carioca. Quando os grãos foram tratados com malathion, óleo de nim e óleo de soja, observou-se menor número de ovos de adultos emergidos e redução de danos, e não houve diferença na porcentagem de sementes danificadas entre o malation e o óleo de nim. A mistura das sementes com terra de formigueiro conferiu baixa proteção ao carunchu, enquanto os tratamentos com munha e calcário dolomítico não apresentaram eficiência na redução da progênie e dos danos de Z. subfasciatus.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-03
2002
2011-04-09T19:48:00Z
2011-04-09T19:48:00Z
2019-07-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 9, p. 1213-1217, set. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/131404
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, DF, v. 37, n. 9, p. 1213-1217, set. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/131404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503331121463296