A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TEJAS, G. T.
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: AZEVEDO, M. G. F. de, LOCATELLI, M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910397
Resumo: O presente trabalho analisou a influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental em duas unidades amostrais, levando-se em consideração a presença e ausência de vegetação arbórea, na cidade de Porto Velho, Rondônia, Amazônia Meridional, Brasil. A análise foi realizada a partir de uma investigação experimental onde os dados, de temperatura e umidade relativa do ar, foram mensurados através de termohigrômetros, nos horários estabelecidos pela Organização Mundial Meteorológica (OMM). Os dados de percepção ambiental foram obtidos através de questionários semi-estruturados no momento do monitoramento climático. Os resultados demonstraram que na área arborizada os valores higrotérmicos foram inferiores ao ponto em que há ausência de vegetação (área construída) alcançando uma diferença de 3°C a 5°C. Quanto à avaliação da percepção ambiental verificou-se que os entrevistados sentem-se mais confortável (73%) no ponto com presença de vegetação e apontaram que a arborização na urbe propicia (57%) a redução do calor.
id EMBR_6f069c25287dc0551f98dad2067d338f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/910397
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.Cobertura arbórea urbanaConforto climáticoQualidade ambientalO presente trabalho analisou a influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental em duas unidades amostrais, levando-se em consideração a presença e ausência de vegetação arbórea, na cidade de Porto Velho, Rondônia, Amazônia Meridional, Brasil. A análise foi realizada a partir de uma investigação experimental onde os dados, de temperatura e umidade relativa do ar, foram mensurados através de termohigrômetros, nos horários estabelecidos pela Organização Mundial Meteorológica (OMM). Os dados de percepção ambiental foram obtidos através de questionários semi-estruturados no momento do monitoramento climático. Os resultados demonstraram que na área arborizada os valores higrotérmicos foram inferiores ao ponto em que há ausência de vegetação (área construída) alcançando uma diferença de 3°C a 5°C. Quanto à avaliação da percepção ambiental verificou-se que os entrevistados sentem-se mais confortável (73%) no ponto com presença de vegetação e apontaram que a arborização na urbe propicia (57%) a redução do calor.Graziela Tosini Tejas, Universidade Federal de Rondônia; Marília Gabriela F. de Azevedo, Faculdade São Lucas; Marília Locatelli, Embrapa Rondônia.TEJAS, G. T.AZEVEDO, M. G. F. deLOCATELLI, M.2011-12-20T11:11:11Z2011-12-20T11:11:11Z2011-12-20T11:11:11Z2011-12-20T11:11:11Z2011-12-2020112012-02-15T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v.6, n.4, p. 15-34, 2011.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:07:19Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/910397Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T23:07:19falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:07:19Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
title A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
spellingShingle A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
TEJAS, G. T.
Cobertura arbórea urbana
Conforto climático
Qualidade ambiental
title_short A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
title_full A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
title_fullStr A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
title_full_unstemmed A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
title_sort A influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental do citadino em duas unidades amostrais no município de Porto Velho, Rondônia, Brasil.
author TEJAS, G. T.
author_facet TEJAS, G. T.
AZEVEDO, M. G. F. de
LOCATELLI, M.
author_role author
author2 AZEVEDO, M. G. F. de
LOCATELLI, M.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graziela Tosini Tejas, Universidade Federal de Rondônia; Marília Gabriela F. de Azevedo, Faculdade São Lucas; Marília Locatelli, Embrapa Rondônia.
dc.contributor.author.fl_str_mv TEJAS, G. T.
AZEVEDO, M. G. F. de
LOCATELLI, M.
dc.subject.por.fl_str_mv Cobertura arbórea urbana
Conforto climático
Qualidade ambiental
topic Cobertura arbórea urbana
Conforto climático
Qualidade ambiental
description O presente trabalho analisou a influência de áreas verdes no comportamento higrotérmico e na percepção ambiental em duas unidades amostrais, levando-se em consideração a presença e ausência de vegetação arbórea, na cidade de Porto Velho, Rondônia, Amazônia Meridional, Brasil. A análise foi realizada a partir de uma investigação experimental onde os dados, de temperatura e umidade relativa do ar, foram mensurados através de termohigrômetros, nos horários estabelecidos pela Organização Mundial Meteorológica (OMM). Os dados de percepção ambiental foram obtidos através de questionários semi-estruturados no momento do monitoramento climático. Os resultados demonstraram que na área arborizada os valores higrotérmicos foram inferiores ao ponto em que há ausência de vegetação (área construída) alcançando uma diferença de 3°C a 5°C. Quanto à avaliação da percepção ambiental verificou-se que os entrevistados sentem-se mais confortável (73%) no ponto com presença de vegetação e apontaram que a arborização na urbe propicia (57%) a redução do calor.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20T11:11:11Z
2011-12-20T11:11:11Z
2011-12-20T11:11:11Z
2011-12-20T11:11:11Z
2011-12-20
2011
2012-02-15T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v.6, n.4, p. 15-34, 2011.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910397
identifier_str_mv Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, Piracicaba, v.6, n.4, p. 15-34, 2011.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503357520412672