Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPADOTTO, C. A.
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: GHINI, R., NICOLELLA, G.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10615
Resumo: Tendo como um dos objetivos estudar a eficácia biológica desse método para controle de plantas daninhas na cultura do tomate (Lycopersicum esculentum). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram os seguintes: 1-) solarização do solo durante 30 dias antes do transplante das mudas de tomate; 2-) solarização do solo durante 50 dias; 3-) brometo de metila; 4-) testemunha. As plantas daninhas predominantes nas parcelas-testemunha foram Digitaria horizontalis (gramínea) e Amaranthus deflexus (dicotiledonea). A avaliação de controle foi feita aos 36 dias apos o transplante das mudas. Verificou-se que os dois tratamentos com solarização e o tratamento com brometo de metila não diferiram entre si, diferindo da testemunha significativamente quanto ao acumulo de matéria seca da comunidade infestante. Portanto, a solarização do solo por 30 e 50 dias, foi eficaz para o controle das plantas daninhas. Fez-se também, o estudo fitossociológico para os diferentes tratamentos, mostrando que a importância relativa das espécies dicotiledôneas foi maior na testemunha e no tratamento com brometo de metila; enquanto que nos tratamentos com solarização as importâncias relativas das dicotiledôneas e das gramíneas foram praticamente iguais.
id EMBR_6f84335a8afd82e29b8dd1b360c83f33
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/10615
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).SolarizaçãoPlanta daninhaControleDigitaria horinzontalisAmaranthus DeflexusDicotiledóneaDesinfestaçãoEnergia SolarGramíneaTomateSoloTendo como um dos objetivos estudar a eficácia biológica desse método para controle de plantas daninhas na cultura do tomate (Lycopersicum esculentum). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram os seguintes: 1-) solarização do solo durante 30 dias antes do transplante das mudas de tomate; 2-) solarização do solo durante 50 dias; 3-) brometo de metila; 4-) testemunha. As plantas daninhas predominantes nas parcelas-testemunha foram Digitaria horizontalis (gramínea) e Amaranthus deflexus (dicotiledonea). A avaliação de controle foi feita aos 36 dias apos o transplante das mudas. Verificou-se que os dois tratamentos com solarização e o tratamento com brometo de metila não diferiram entre si, diferindo da testemunha significativamente quanto ao acumulo de matéria seca da comunidade infestante. Portanto, a solarização do solo por 30 e 50 dias, foi eficaz para o controle das plantas daninhas. Fez-se também, o estudo fitossociológico para os diferentes tratamentos, mostrando que a importância relativa das espécies dicotiledôneas foi maior na testemunha e no tratamento com brometo de metila; enquanto que nos tratamentos com solarização as importâncias relativas das dicotiledôneas e das gramíneas foram praticamente iguais.CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE; RAQUEL GHINI, CNPMA; GILBERTO NICOLELLA, CNPMA.SPADOTTO, C. A.GHINI, R.NICOLELLA, G.2016-10-11T22:35:16Z2016-10-11T22:35:16Z1993-07-0619922016-10-11T22:35:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp.26In: CONGRESSO ALAM, 11., 1992, Vina del Mar. Resumenes de trabajos. Vina del Mar: Asociacion Latinoamericana de Malezas, 1992.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10615porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:24:05Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/10615Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:24:05falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:24:05Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
title Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
spellingShingle Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
SPADOTTO, C. A.
Solarização
Planta daninha
Controle
Digitaria horinzontalis
Amaranthus Deflexus
Dicotiledónea
Desinfestação
Energia Solar
Gramínea
Tomate
Solo
title_short Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
title_full Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
title_fullStr Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
title_full_unstemmed Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
title_sort Solarização do solo para o controle de plantas daninhas na cultura de tomate (Lycopersicum esculentum).
author SPADOTTO, C. A.
author_facet SPADOTTO, C. A.
GHINI, R.
NICOLELLA, G.
author_role author
author2 GHINI, R.
NICOLELLA, G.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, SGTE; RAQUEL GHINI, CNPMA; GILBERTO NICOLELLA, CNPMA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SPADOTTO, C. A.
GHINI, R.
NICOLELLA, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Solarização
Planta daninha
Controle
Digitaria horinzontalis
Amaranthus Deflexus
Dicotiledónea
Desinfestação
Energia Solar
Gramínea
Tomate
Solo
topic Solarização
Planta daninha
Controle
Digitaria horinzontalis
Amaranthus Deflexus
Dicotiledónea
Desinfestação
Energia Solar
Gramínea
Tomate
Solo
description Tendo como um dos objetivos estudar a eficácia biológica desse método para controle de plantas daninhas na cultura do tomate (Lycopersicum esculentum). Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 tratamentos e 6 repetições. Os tratamentos foram os seguintes: 1-) solarização do solo durante 30 dias antes do transplante das mudas de tomate; 2-) solarização do solo durante 50 dias; 3-) brometo de metila; 4-) testemunha. As plantas daninhas predominantes nas parcelas-testemunha foram Digitaria horizontalis (gramínea) e Amaranthus deflexus (dicotiledonea). A avaliação de controle foi feita aos 36 dias apos o transplante das mudas. Verificou-se que os dois tratamentos com solarização e o tratamento com brometo de metila não diferiram entre si, diferindo da testemunha significativamente quanto ao acumulo de matéria seca da comunidade infestante. Portanto, a solarização do solo por 30 e 50 dias, foi eficaz para o controle das plantas daninhas. Fez-se também, o estudo fitossociológico para os diferentes tratamentos, mostrando que a importância relativa das espécies dicotiledôneas foi maior na testemunha e no tratamento com brometo de metila; enquanto que nos tratamentos com solarização as importâncias relativas das dicotiledôneas e das gramíneas foram praticamente iguais.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1993-07-06
2016-10-11T22:35:16Z
2016-10-11T22:35:16Z
2016-10-11T22:35:16Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO ALAM, 11., 1992, Vina del Mar. Resumenes de trabajos. Vina del Mar: Asociacion Latinoamericana de Malezas, 1992.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10615
identifier_str_mv In: CONGRESSO ALAM, 11., 1992, Vina del Mar. Resumenes de trabajos. Vina del Mar: Asociacion Latinoamericana de Malezas, 1992.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/10615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p.26
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503426546073600