Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA FILHO, A. P. S.
Data de Publicação: 1997
Outros Autores: RODRIGUES, L. R. de A., RODRIGUES, T. de J. D.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/397806
Resumo: Extratos aquosos de sementes, parte aérea e raízes de três gramíneas e três leguminosas forrageiras foram preparados a uma concentração de 10%, com o objetivo de avaliar os efeitos potencialmente alelopáticos sobre a germinação de sementes e o alongamento da radícula das invasoras de pastagens: desmódio, guanxuma e as sa-pe ix e. A germinação foi monitorada em períodos de dez dias, com contagens diárias e eliminação das sementes germinadas. O alongamento da radícula era medido ao final de um período de dez dias de crescimento. Os efeitos do potencial osmótico foram isolados através de cálculos. As espécies doadoras evidenciaram potencialidades alelopáticas que variou de intensidade em função da especificidade entre espécies doadoras e receptoras. B. brizantha e calopogônio foram as espécies que promoveram as reduções mais intensas sobre a germinação das sementes e o alongamento da radícula das espécies receptoras. A parte aérea das espécies doadoras constituiu-se na principal fonte de substâncias potencialmente alelopáticas, solúveis em água. Independentemen te da espécie doadora, desmódio e guanxuma foram as invasoras que se mostraram mais susceptíveis aos efeitos potencialmente alelopáticos, enquanto o assa-peixe foi a mais tolerante.
id EMBR_703107aa0d699c89c715a0f9709961f0
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/397806
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.Germinação de sementeEfeito alelopáticoAssa-peixeSeedFeed grassesFeed legumesAlelopatiaBrachiaria BrizanthaBrachiaria HumidicolaCalopogonium MucunoidesDesmódioErva DaninhaExtrato VegetalGramínea ForrageiraGuanxumaLeguminosa ForrageiraStylosanthes Guianensisallelopathygerminationplant extractsweedsExtratos aquosos de sementes, parte aérea e raízes de três gramíneas e três leguminosas forrageiras foram preparados a uma concentração de 10%, com o objetivo de avaliar os efeitos potencialmente alelopáticos sobre a germinação de sementes e o alongamento da radícula das invasoras de pastagens: desmódio, guanxuma e as sa-pe ix e. A germinação foi monitorada em períodos de dez dias, com contagens diárias e eliminação das sementes germinadas. O alongamento da radícula era medido ao final de um período de dez dias de crescimento. Os efeitos do potencial osmótico foram isolados através de cálculos. As espécies doadoras evidenciaram potencialidades alelopáticas que variou de intensidade em função da especificidade entre espécies doadoras e receptoras. B. brizantha e calopogônio foram as espécies que promoveram as reduções mais intensas sobre a germinação das sementes e o alongamento da radícula das espécies receptoras. A parte aérea das espécies doadoras constituiu-se na principal fonte de substâncias potencialmente alelopáticas, solúveis em água. Independentemen te da espécie doadora, desmódio e guanxuma foram as invasoras que se mostraram mais susceptíveis aos efeitos potencialmente alelopáticos, enquanto o assa-peixe foi a mais tolerante.ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; LUIS ROBERTO A. RODRIGUES, FCAVJ/UNESP; TERESINHA DE JESUS D. RODRIGUES, FCAVJ/UNESP.SOUZA FILHO, A. P. S.RODRIGUES, L. R. de A.RODRIGUES, T. de J. D.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1998-09-2219972013-05-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePlanta Daninha, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 53-60, 1997.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/397806porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:42:37Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/397806Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:42:37falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:42:37Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
title Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
spellingShingle Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
SOUZA FILHO, A. P. S.
Germinação de semente
Efeito alelopático
Assa-peixe
Seed
Feed grasses
Feed legumes
Alelopatia
Brachiaria Brizantha
Brachiaria Humidicola
Calopogonium Mucunoides
Desmódio
Erva Daninha
Extrato Vegetal
Gramínea Forrageira
Guanxuma
Leguminosa Forrageira
Stylosanthes Guianensis
allelopathy
germination
plant extracts
weeds
title_short Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
title_full Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
title_fullStr Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
title_full_unstemmed Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
title_sort Potencial alelopático de forrageiras tropicais: efeitos sobre invasoras de pastagens.
author SOUZA FILHO, A. P. S.
author_facet SOUZA FILHO, A. P. S.
RODRIGUES, L. R. de A.
RODRIGUES, T. de J. D.
author_role author
author2 RODRIGUES, L. R. de A.
RODRIGUES, T. de J. D.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANTONIO PEDRO DA SILVA SOUZA FILHO, CPATU; LUIS ROBERTO A. RODRIGUES, FCAVJ/UNESP; TERESINHA DE JESUS D. RODRIGUES, FCAVJ/UNESP.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA FILHO, A. P. S.
RODRIGUES, L. R. de A.
RODRIGUES, T. de J. D.
dc.subject.por.fl_str_mv Germinação de semente
Efeito alelopático
Assa-peixe
Seed
Feed grasses
Feed legumes
Alelopatia
Brachiaria Brizantha
Brachiaria Humidicola
Calopogonium Mucunoides
Desmódio
Erva Daninha
Extrato Vegetal
Gramínea Forrageira
Guanxuma
Leguminosa Forrageira
Stylosanthes Guianensis
allelopathy
germination
plant extracts
weeds
topic Germinação de semente
Efeito alelopático
Assa-peixe
Seed
Feed grasses
Feed legumes
Alelopatia
Brachiaria Brizantha
Brachiaria Humidicola
Calopogonium Mucunoides
Desmódio
Erva Daninha
Extrato Vegetal
Gramínea Forrageira
Guanxuma
Leguminosa Forrageira
Stylosanthes Guianensis
allelopathy
germination
plant extracts
weeds
description Extratos aquosos de sementes, parte aérea e raízes de três gramíneas e três leguminosas forrageiras foram preparados a uma concentração de 10%, com o objetivo de avaliar os efeitos potencialmente alelopáticos sobre a germinação de sementes e o alongamento da radícula das invasoras de pastagens: desmódio, guanxuma e as sa-pe ix e. A germinação foi monitorada em períodos de dez dias, com contagens diárias e eliminação das sementes germinadas. O alongamento da radícula era medido ao final de um período de dez dias de crescimento. Os efeitos do potencial osmótico foram isolados através de cálculos. As espécies doadoras evidenciaram potencialidades alelopáticas que variou de intensidade em função da especificidade entre espécies doadoras e receptoras. B. brizantha e calopogônio foram as espécies que promoveram as reduções mais intensas sobre a germinação das sementes e o alongamento da radícula das espécies receptoras. A parte aérea das espécies doadoras constituiu-se na principal fonte de substâncias potencialmente alelopáticas, solúveis em água. Independentemen te da espécie doadora, desmódio e guanxuma foram as invasoras que se mostraram mais susceptíveis aos efeitos potencialmente alelopáticos, enquanto o assa-peixe foi a mais tolerante.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1998-09-22
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2013-05-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Planta Daninha, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 53-60, 1997.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/397806
identifier_str_mv Planta Daninha, Viçosa, v. 15, n. 1, p. 53-60, 1997.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/397806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503346138120192