Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRIENZA JUNIOR, S.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950753
Resumo: A capacidade produtiva da agricultura tradicional de corte e queima pode ser melhorada por meio do plantio de árvores de crescimento rápido durante o período de pousio, com o objetivo de acumular biomassa e nutrientes para uso na fase agrícola subsequente. Para isso, são desejados alguns atributos das espécies florestais a serem usadas no enriquecimento da capoeira. O plantio das espécies florestais leguminosas Acacia mangium (acácia), Inga edulis (ingá), Acacia angustissima (ligeirinha) e Sclerolobium paniculatum (taxi-branco), a partir da fase agrícola (milho e mandioca), no espaçamento 2 m x 2 m, apresentou bons resultados para a porcentagem de sobrevivência, acúmulo de biomassa e volume de madeira. O acúmulo de biomassa seca proporcionado pelas árvores plantadas variou de 35-40 t ha-1 (acácia) a 10-15 t ha-1 (taxi-branco). A análise do impacto do enriquecimento na redução do tempo de pousio mostrou que o sistema de enriquecimento formado com A. mangium proporcionou, em três anos (um ano de cultivo agrícola + dois anos de pousio enriquecido), um acúmulo de biomassa equivalente a cinco anos de pousio tradicional.
id EMBR_706ce09c2766dcf6f2165998a11570ed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950753
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.Agricultura tradicionalEspécie florestaisTipitambaAgricultura FamiliarBiomassaFloresta SecundariaMandiocaMilhoPousioAmazoniaA capacidade produtiva da agricultura tradicional de corte e queima pode ser melhorada por meio do plantio de árvores de crescimento rápido durante o período de pousio, com o objetivo de acumular biomassa e nutrientes para uso na fase agrícola subsequente. Para isso, são desejados alguns atributos das espécies florestais a serem usadas no enriquecimento da capoeira. O plantio das espécies florestais leguminosas Acacia mangium (acácia), Inga edulis (ingá), Acacia angustissima (ligeirinha) e Sclerolobium paniculatum (taxi-branco), a partir da fase agrícola (milho e mandioca), no espaçamento 2 m x 2 m, apresentou bons resultados para a porcentagem de sobrevivência, acúmulo de biomassa e volume de madeira. O acúmulo de biomassa seca proporcionado pelas árvores plantadas variou de 35-40 t ha-1 (acácia) a 10-15 t ha-1 (taxi-branco). A análise do impacto do enriquecimento na redução do tempo de pousio mostrou que o sistema de enriquecimento formado com A. mangium proporcionou, em três anos (um ano de cultivo agrícola + dois anos de pousio enriquecido), um acúmulo de biomassa equivalente a cinco anos de pousio tradicional.SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU.BRIENZA JUNIOR, S.2013-02-22T11:11:11Z2013-02-22T11:11:11Z2013-02-2220122017-06-28T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, Belém, v. 7, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950753porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:44:57Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950753Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:44:57falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:44:57Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
title Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
spellingShingle Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
BRIENZA JUNIOR, S.
Agricultura tradicional
Espécie florestais
Tipitamba
Agricultura Familiar
Biomassa
Floresta Secundaria
Mandioca
Milho
Pousio
Amazonia
title_short Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
title_full Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
title_fullStr Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
title_full_unstemmed Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
title_sort Enriquecimento de florestas secundárias como tecnologia de produção sustentáveis para a agricultura familiar.
author BRIENZA JUNIOR, S.
author_facet BRIENZA JUNIOR, S.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVIO BRIENZA JUNIOR, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRIENZA JUNIOR, S.
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura tradicional
Espécie florestais
Tipitamba
Agricultura Familiar
Biomassa
Floresta Secundaria
Mandioca
Milho
Pousio
Amazonia
topic Agricultura tradicional
Espécie florestais
Tipitamba
Agricultura Familiar
Biomassa
Floresta Secundaria
Mandioca
Milho
Pousio
Amazonia
description A capacidade produtiva da agricultura tradicional de corte e queima pode ser melhorada por meio do plantio de árvores de crescimento rápido durante o período de pousio, com o objetivo de acumular biomassa e nutrientes para uso na fase agrícola subsequente. Para isso, são desejados alguns atributos das espécies florestais a serem usadas no enriquecimento da capoeira. O plantio das espécies florestais leguminosas Acacia mangium (acácia), Inga edulis (ingá), Acacia angustissima (ligeirinha) e Sclerolobium paniculatum (taxi-branco), a partir da fase agrícola (milho e mandioca), no espaçamento 2 m x 2 m, apresentou bons resultados para a porcentagem de sobrevivência, acúmulo de biomassa e volume de madeira. O acúmulo de biomassa seca proporcionado pelas árvores plantadas variou de 35-40 t ha-1 (acácia) a 10-15 t ha-1 (taxi-branco). A análise do impacto do enriquecimento na redução do tempo de pousio mostrou que o sistema de enriquecimento formado com A. mangium proporcionou, em três anos (um ano de cultivo agrícola + dois anos de pousio enriquecido), um acúmulo de biomassa equivalente a cinco anos de pousio tradicional.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-22T11:11:11Z
2013-02-22T11:11:11Z
2013-02-22
2017-06-28T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, Belém, v. 7, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950753
identifier_str_mv Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Naturais, Belém, v. 7, n. 3, p. 331-337, set./dez. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503377869078528