Monitoramentos nos citros.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS FILHO, H. P.
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: ABREU, K. C. de M., MELO, R. L.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652382
Resumo: As pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. O controle dessas pragas tem sido feito pela aplicação de pesticidas, na maioria das vezes, em épocas, quantidades e princípios ativos inadequados, o que possibilitaria a produção de frutos mais bonitos, atendendo a exigência dos mercados importadores e consumidores que buscam melhor qualidade dos frutos. Estes mercados também estão a exigir, além do aspecto externo, a garantia da qualidade interna das frutas e a análise de resíduos, o que requer o estabelecimento de programas e legislações específicas que garantam o controle e fiscalização permanente de toda a cadeia produtiva no país produtor e exportador. A Embrapa Mandioca e Fruticultura, centro de pesquisa da Embrapa na Bahia, estabeleceu metodologias de monitoramento de pragas e doenças de citros, visando estabelecer épocas adequadas para iniciar os níveis de ação, evitar o uso indiscriminado de pesticidas e obter uma fruta de melhor qualidade com resíduos mínimos, permitidos pelas entidades certificadoras.
id EMBR_72f99bb14d6857f4cfcf76051b7753ce
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/652382
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Monitoramentos nos citros.Pragas monitoradaspodridão floraldesafios no controleMelanoseAs pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. O controle dessas pragas tem sido feito pela aplicação de pesticidas, na maioria das vezes, em épocas, quantidades e princípios ativos inadequados, o que possibilitaria a produção de frutos mais bonitos, atendendo a exigência dos mercados importadores e consumidores que buscam melhor qualidade dos frutos. Estes mercados também estão a exigir, além do aspecto externo, a garantia da qualidade interna das frutas e a análise de resíduos, o que requer o estabelecimento de programas e legislações específicas que garantam o controle e fiscalização permanente de toda a cadeia produtiva no país produtor e exportador. A Embrapa Mandioca e Fruticultura, centro de pesquisa da Embrapa na Bahia, estabeleceu metodologias de monitoramento de pragas e doenças de citros, visando estabelecer épocas adequadas para iniciar os níveis de ação, evitar o uso indiscriminado de pesticidas e obter uma fruta de melhor qualidade com resíduos mínimos, permitidos pelas entidades certificadoras.EMBRAPA-CNPMF.SANTOS FILHO, H. P.ABREU, K. C. de M.MELO, R. L.2022-07-25T19:19:23Z2022-07-25T19:19:23Z2005-05-022003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCultivar Hortaliças e Frutas, v. 3, n. 18, p. 24-26, fev./mar. 2003.1518-3165http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-07-25T19:19:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/652382Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-07-25T19:19:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-07-25T19:19:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Monitoramentos nos citros.
title Monitoramentos nos citros.
spellingShingle Monitoramentos nos citros.
SANTOS FILHO, H. P.
Pragas monitoradas
podridão floral
desafios no controle
Melanose
title_short Monitoramentos nos citros.
title_full Monitoramentos nos citros.
title_fullStr Monitoramentos nos citros.
title_full_unstemmed Monitoramentos nos citros.
title_sort Monitoramentos nos citros.
author SANTOS FILHO, H. P.
author_facet SANTOS FILHO, H. P.
ABREU, K. C. de M.
MELO, R. L.
author_role author
author2 ABREU, K. C. de M.
MELO, R. L.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EMBRAPA-CNPMF.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS FILHO, H. P.
ABREU, K. C. de M.
MELO, R. L.
dc.subject.por.fl_str_mv Pragas monitoradas
podridão floral
desafios no controle
Melanose
topic Pragas monitoradas
podridão floral
desafios no controle
Melanose
description As pragas dos citros nos seus mais variados aspectos e tipos de agentes causais representam perigo para a manutenção sustentável da citricultura. O controle dessas pragas tem sido feito pela aplicação de pesticidas, na maioria das vezes, em épocas, quantidades e princípios ativos inadequados, o que possibilitaria a produção de frutos mais bonitos, atendendo a exigência dos mercados importadores e consumidores que buscam melhor qualidade dos frutos. Estes mercados também estão a exigir, além do aspecto externo, a garantia da qualidade interna das frutas e a análise de resíduos, o que requer o estabelecimento de programas e legislações específicas que garantam o controle e fiscalização permanente de toda a cadeia produtiva no país produtor e exportador. A Embrapa Mandioca e Fruticultura, centro de pesquisa da Embrapa na Bahia, estabeleceu metodologias de monitoramento de pragas e doenças de citros, visando estabelecer épocas adequadas para iniciar os níveis de ação, evitar o uso indiscriminado de pesticidas e obter uma fruta de melhor qualidade com resíduos mínimos, permitidos pelas entidades certificadoras.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2005-05-02
2022-07-25T19:19:23Z
2022-07-25T19:19:23Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cultivar Hortaliças e Frutas, v. 3, n. 18, p. 24-26, fev./mar. 2003.
1518-3165
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652382
identifier_str_mv Cultivar Hortaliças e Frutas, v. 3, n. 18, p. 24-26, fev./mar. 2003.
1518-3165
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/652382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503526725976064