Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135592 |
Resumo: | O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
id |
EMBR_7380dc1b8cd7d7d56fe7107dc8612d19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1135592 |
network_acronym_str |
EMBR |
network_name_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository_id_str |
2154 |
spelling |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas.Educação alimentarPráticas sustentáveisPráticas pedagógicasO objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovensLUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB.BARROS NETO, L. R.ASSIS, R. L. deAMANCIO, C. O. da G.2021-10-27T02:16:08Z2021-10-27T02:16:08Z2021-10-262021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021.1517-4999http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135592porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-10-27T02:16:15Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1135592Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-10-27T02:16:15Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
title |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
spellingShingle |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. BARROS NETO, L. R. Educação alimentar Práticas sustentáveis Práticas pedagógicas |
title_short |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
title_full |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
title_fullStr |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
title_full_unstemmed |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
title_sort |
Trajetória do projeto educando com a horta escolar eixo gerador de dinâmicas alimentares, educacionais, gastronômicas e agroecológicas. |
author |
BARROS NETO, L. R. |
author_facet |
BARROS NETO, L. R. ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. |
author_role |
author |
author2 |
ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LUDGERO RÊGO BARROS NETO, UFPA; RENATO LINHARES DE ASSIS, CNPAB; CRISTHIANE OLIVEIRA DA G AMANCIO, CNPAB. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BARROS NETO, L. R. ASSIS, R. L. de AMANCIO, C. O. da G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação alimentar Práticas sustentáveis Práticas pedagógicas |
topic |
Educação alimentar Práticas sustentáveis Práticas pedagógicas |
description |
O objetivo é apresentar a trajetória de desenvolvimento do Projeto Educando com a Horta Escolar (PEHE) em Carinhanha/BA, como instrumento estratégico e multidisciplinar de desenvolvimento pedagógico/curricular na educação fundamental; dinâmicas alimentares saudáveis; gastronômicas; práticas agroecológicas (escolas/comunidades) entre 2008/2011. Utilizou-se como metodologia a abordagem qualitativa, bibliográfica e estudo de caso, para coleta de dados grupo focal, entrevista e questionário. Os resultados mostram avanço do PEHE no desenvolvimento da educação (IDEB); mudança alimentar; e o baixo impacto de práticas agroecológicas na região. Concluiu-se que houve avanços na qualidade ensino-aprendizado, diversificação do cardápio, melhoria de renda e valorização das mulheres e jovens |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-27T02:16:08Z 2021-10-27T02:16:08Z 2021-10-26 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. 1517-4999 http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135592 |
identifier_str_mv |
Revista GeoPantanal, v. 16 n. 30, 2021. 1517-4999 |
url |
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1135592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) instacron:EMBRAPA |
instname_str |
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
instacron_str |
EMBRAPA |
institution |
EMBRAPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
collection |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) |
repository.mail.fl_str_mv |
cg-riaa@embrapa.br |
_version_ |
1817695620041801728 |