Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, G. T.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: GERALDO, R. H., ZECHINATTI, V. H., GONÇALVES, R. R. V., GOMES, M. A. F., VALENTE, A. M. M. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941306
Resumo: A Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) gera em sua operação um resíduo rico em nutrientes e matéria orgânica com alto potencial de contaminação ambiental denominado lodo de esgoto. Em sua maioria, as E.T.E.s não contemplam a destinação final desse resíduo, anulando-se parte dos benefícios gerados pelo tratamento. A incorporação desse material em produtos cerâmicos têm se mostrado uma alternativa viável de destinação correta. O presente trabalho estudou essa viabilidade no caso específico da E.T.E. Camanducaia, localizada no município de Jaguariúna/SP, tendo como objetivo incorporar o lodo de esgoto em tijolos cerâmicos, servindo como um ponto de referência para estudos mais aprofundados. Na fabricação de corpos-de-prova, foram analisadas dosagens de 10%, 20% e 30% de adição de lodo. Após os testes de absorção de água, umidade de extrusão, retração e resistência, verificou-se que com a maior dosagem de lodo houve uma maior conformidade com as normas técnicas pertinentes, concluindo que tal aplicação é uma forma sustentável de destinação desse resíduo.
id EMBR_73f60e0534e28f9b2a14ac95912d2452
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941306
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.Materiais cerâmicosMeio ambienteResíduo orgânicoLodo residualSewage sludgeBricksA Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) gera em sua operação um resíduo rico em nutrientes e matéria orgânica com alto potencial de contaminação ambiental denominado lodo de esgoto. Em sua maioria, as E.T.E.s não contemplam a destinação final desse resíduo, anulando-se parte dos benefícios gerados pelo tratamento. A incorporação desse material em produtos cerâmicos têm se mostrado uma alternativa viável de destinação correta. O presente trabalho estudou essa viabilidade no caso específico da E.T.E. Camanducaia, localizada no município de Jaguariúna/SP, tendo como objetivo incorporar o lodo de esgoto em tijolos cerâmicos, servindo como um ponto de referência para estudos mais aprofundados. Na fabricação de corpos-de-prova, foram analisadas dosagens de 10%, 20% e 30% de adição de lodo. Após os testes de absorção de água, umidade de extrusão, retração e resistência, verificou-se que com a maior dosagem de lodo houve uma maior conformidade com as normas técnicas pertinentes, concluindo que tal aplicação é uma forma sustentável de destinação desse resíduo.GILSON TEIXEIRA PIRES, Faculdade de Jaguariúna; RODRIGO HENRIQUE GERALDO, Faculdade de Jaguariúna; VITOR HUGO ZECHINATTI, Faculdade de Jaguariúna; RENATA RIBEIRO DO VALLE GONÇALVES, Faculdade de Jaguariúna; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; ANGELA MARIA MONTES PERAL VALENTE, Faculdade de Jaguariúna.PIRES, G. T.GERALDO, R. H.ZECHINATTI, V. H.GONÇALVES, R. R. V.GOMES, M. A. F.VALENTE, A. M. M. P.2012-12-05T11:11:11Z2012-12-05T11:11:11Z2012-12-0520122012-12-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Intellectus, Jaguariúna, ano 8, n. 22, p. 143-158, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:56:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/941306Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:56:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:56:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
title Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
spellingShingle Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
PIRES, G. T.
Materiais cerâmicos
Meio ambiente
Resíduo orgânico
Lodo residual
Sewage sludge
Bricks
title_short Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
title_full Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
title_fullStr Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
title_full_unstemmed Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
title_sort Adição de lodo de esgoto da E.T.E. do município de Jaguariúna em tijolos cerâmicos: estudo de viabilidade.
author PIRES, G. T.
author_facet PIRES, G. T.
GERALDO, R. H.
ZECHINATTI, V. H.
GONÇALVES, R. R. V.
GOMES, M. A. F.
VALENTE, A. M. M. P.
author_role author
author2 GERALDO, R. H.
ZECHINATTI, V. H.
GONÇALVES, R. R. V.
GOMES, M. A. F.
VALENTE, A. M. M. P.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv GILSON TEIXEIRA PIRES, Faculdade de Jaguariúna; RODRIGO HENRIQUE GERALDO, Faculdade de Jaguariúna; VITOR HUGO ZECHINATTI, Faculdade de Jaguariúna; RENATA RIBEIRO DO VALLE GONÇALVES, Faculdade de Jaguariúna; MARCO ANTONIO FERREIRA GOMES, CNPMA; ANGELA MARIA MONTES PERAL VALENTE, Faculdade de Jaguariúna.
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, G. T.
GERALDO, R. H.
ZECHINATTI, V. H.
GONÇALVES, R. R. V.
GOMES, M. A. F.
VALENTE, A. M. M. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Materiais cerâmicos
Meio ambiente
Resíduo orgânico
Lodo residual
Sewage sludge
Bricks
topic Materiais cerâmicos
Meio ambiente
Resíduo orgânico
Lodo residual
Sewage sludge
Bricks
description A Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E.) gera em sua operação um resíduo rico em nutrientes e matéria orgânica com alto potencial de contaminação ambiental denominado lodo de esgoto. Em sua maioria, as E.T.E.s não contemplam a destinação final desse resíduo, anulando-se parte dos benefícios gerados pelo tratamento. A incorporação desse material em produtos cerâmicos têm se mostrado uma alternativa viável de destinação correta. O presente trabalho estudou essa viabilidade no caso específico da E.T.E. Camanducaia, localizada no município de Jaguariúna/SP, tendo como objetivo incorporar o lodo de esgoto em tijolos cerâmicos, servindo como um ponto de referência para estudos mais aprofundados. Na fabricação de corpos-de-prova, foram analisadas dosagens de 10%, 20% e 30% de adição de lodo. Após os testes de absorção de água, umidade de extrusão, retração e resistência, verificou-se que com a maior dosagem de lodo houve uma maior conformidade com as normas técnicas pertinentes, concluindo que tal aplicação é uma forma sustentável de destinação desse resíduo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05T11:11:11Z
2012-12-05T11:11:11Z
2012-12-05
2012
2012-12-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Intellectus, Jaguariúna, ano 8, n. 22, p. 143-158, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941306
identifier_str_mv Revista Intellectus, Jaguariúna, ano 8, n. 22, p. 143-158, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/941306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503373158875136