Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANFINS, E. dos S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: UZEDA, M. C.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149461
Resumo: As espécies espontâneas alimentícias possuem ampla adaptabilidade às condições ambientais e favorecem sua produção por necessitarem de pequenas quantidades de insumos. O presente capítulo tem como objetivo apresentar uma avaliação do desenvolvimento da espécie Lactuca serriola L., a partir de indivíduos que tiveram emergência espontânea em área de quintal urbano, no município de Paraty - RJ, a m de identicar formas de manejo adequadas para a disseminação natural e produção dessa espécie rústica, a partir de manejo cultural de reduzido impacto ambiental, utilizando os recursos locais. A resposta mais importante foi quanto ao NF que aos 60 dias se mostrou significativamente superior em, sendo relacionado aos teores de Ca, K e P. No solo F2, o aumento importante do NF se deu apenas aos 90 dias, demonstrando que a espécie alcança bons de níveis de desenvolvimento e de produtividade de maneira mais tardia em solo de menor disponibilidade de nutrientes. Estudos mais aprofundados sobre L. serriola, levando em consideração diferentes fontes de nutrientes e épocas de aporte de insumos assim como potenciais simbiontes são necessários, visto que a rusticidade dessa espécie faz dela uma planta de potencial produtivo em áreas de altas temperaturas e solos pobres em nutrientes
id EMBR_740fe35395bed112d6802ef71e76c8af
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149461
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.Alface selvagemEspécie rústicaFertilidade do SoloAs espécies espontâneas alimentícias possuem ampla adaptabilidade às condições ambientais e favorecem sua produção por necessitarem de pequenas quantidades de insumos. O presente capítulo tem como objetivo apresentar uma avaliação do desenvolvimento da espécie Lactuca serriola L., a partir de indivíduos que tiveram emergência espontânea em área de quintal urbano, no município de Paraty - RJ, a m de identicar formas de manejo adequadas para a disseminação natural e produção dessa espécie rústica, a partir de manejo cultural de reduzido impacto ambiental, utilizando os recursos locais. A resposta mais importante foi quanto ao NF que aos 60 dias se mostrou significativamente superior em, sendo relacionado aos teores de Ca, K e P. No solo F2, o aumento importante do NF se deu apenas aos 90 dias, demonstrando que a espécie alcança bons de níveis de desenvolvimento e de produtividade de maneira mais tardia em solo de menor disponibilidade de nutrientes. Estudos mais aprofundados sobre L. serriola, levando em consideração diferentes fontes de nutrientes e épocas de aporte de insumos assim como potenciais simbiontes são necessários, visto que a rusticidade dessa espécie faz dela uma planta de potencial produtivo em áreas de altas temperaturas e solos pobres em nutrientesDANIELLE DOS SANTOS SAFINS, UFRRJ; MARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB.SANFINS, E. dos S.UZEDA, M. C.2022-12-12T14:01:43Z2022-12-12T14:01:43Z2022-12-122022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartp. 150-158DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. Comissão Editorial: Adriana Maria de Aquino, Anelise Dias, Higino Marcos Lopes, Maria Fernanda de Albuquerque, Costa Fonseca, Renato Linhares de Assis.In: ARAUJO, F. de CA. D.978-65-998904-0-6http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149461porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2022-12-12T14:01:43Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1149461Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542022-12-12T14:01:43falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542022-12-12T14:01:43Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
title Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
spellingShingle Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
SANFINS, E. dos S.
Alface selvagem
Espécie rústica
Fertilidade do Solo
title_short Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
title_full Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
title_fullStr Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
title_full_unstemmed Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
title_sort Desenvolvimento da espécie espontânea alimentícia Lactuca serriola L. em quintal urbano no município de Paraty, RJ.
author SANFINS, E. dos S.
author_facet SANFINS, E. dos S.
UZEDA, M. C.
author_role author
author2 UZEDA, M. C.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANIELLE DOS SANTOS SAFINS, UFRRJ; MARIELLA CAMARDELLI UZEDA, CNPAB.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANFINS, E. dos S.
UZEDA, M. C.
dc.subject.por.fl_str_mv Alface selvagem
Espécie rústica
Fertilidade do Solo
topic Alface selvagem
Espécie rústica
Fertilidade do Solo
description As espécies espontâneas alimentícias possuem ampla adaptabilidade às condições ambientais e favorecem sua produção por necessitarem de pequenas quantidades de insumos. O presente capítulo tem como objetivo apresentar uma avaliação do desenvolvimento da espécie Lactuca serriola L., a partir de indivíduos que tiveram emergência espontânea em área de quintal urbano, no município de Paraty - RJ, a m de identicar formas de manejo adequadas para a disseminação natural e produção dessa espécie rústica, a partir de manejo cultural de reduzido impacto ambiental, utilizando os recursos locais. A resposta mais importante foi quanto ao NF que aos 60 dias se mostrou significativamente superior em, sendo relacionado aos teores de Ca, K e P. No solo F2, o aumento importante do NF se deu apenas aos 90 dias, demonstrando que a espécie alcança bons de níveis de desenvolvimento e de produtividade de maneira mais tardia em solo de menor disponibilidade de nutrientes. Estudos mais aprofundados sobre L. serriola, levando em consideração diferentes fontes de nutrientes e épocas de aporte de insumos assim como potenciais simbiontes são necessários, visto que a rusticidade dessa espécie faz dela uma planta de potencial produtivo em áreas de altas temperaturas e solos pobres em nutrientes
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12T14:01:43Z
2022-12-12T14:01:43Z
2022-12-12
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. Comissão Editorial: Adriana Maria de Aquino, Anelise Dias, Higino Marcos Lopes, Maria Fernanda de Albuquerque, Costa Fonseca, Renato Linhares de Assis.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
978-65-998904-0-6
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149461
identifier_str_mv DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em agroecologia e agricultura orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022. Comissão Editorial: Adriana Maria de Aquino, Anelise Dias, Higino Marcos Lopes, Maria Fernanda de Albuquerque, Costa Fonseca, Renato Linhares de Assis.
In: ARAUJO, F. de CA. D.
978-65-998904-0-6
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1149461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv p. 150-158
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503535686057984