Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, E. B. de
Data de Publicação: 1990
Outros Autores: SHIMIZU, J. Y., MUCHAILH, M. C., EQUIPE TECNICA da DURAFLORA.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282106
Resumo: Foram estudados os efeitos das mortalidades no diâmetro de plantas adjacentes e sua influência na análise de variância e nos estudos genéticos de Pinus oocarpa. As árvores sem falhas vizinhas tiveram um diâmetro médio 2,7% inferior à média geral, enquanto que, as com uma e duas falhas foram superiores em 1,5% e 5,8%, respectivamente. Foram efetuadas correções destes efeitos em cada árvore e realizadas análises de variância e estimativas de parâmetros genéticos. A correção do efeito de mortalidade melhorou a precisão da análise. Porém, ela não alterou, significativamente, as médias das progênies nem as suas hierarquias em DAP. Assim, mesmo em experimentos com mortalidade em torno de 20%, o ajuste para o seu efeito pode ser dispensado, desde que elas tenham ocorrido aleatoriamente. Lém disso, ficou demonstrado que o DAP pode ser adotado como critério de seleção para melhorar a produção volumétrica, dada a eficiência de sua análise, a facilidade na coleta dos dados e, principalmente, a alta correlação genética com o volume.
id EMBR_743bc4bb9bd675661a87e703313300ec
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282106
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.Árvores perdidasCompetiçãoPinus OocarpaProgênieForam estudados os efeitos das mortalidades no diâmetro de plantas adjacentes e sua influência na análise de variância e nos estudos genéticos de Pinus oocarpa. As árvores sem falhas vizinhas tiveram um diâmetro médio 2,7% inferior à média geral, enquanto que, as com uma e duas falhas foram superiores em 1,5% e 5,8%, respectivamente. Foram efetuadas correções destes efeitos em cada árvore e realizadas análises de variância e estimativas de parâmetros genéticos. A correção do efeito de mortalidade melhorou a precisão da análise. Porém, ela não alterou, significativamente, as médias das progênies nem as suas hierarquias em DAP. Assim, mesmo em experimentos com mortalidade em torno de 20%, o ajuste para o seu efeito pode ser dispensado, desde que elas tenham ocorrido aleatoriamente. Lém disso, ficou demonstrado que o DAP pode ser adotado como critério de seleção para melhorar a produção volumétrica, dada a eficiência de sua análise, a facilidade na coleta dos dados e, principalmente, a alta correlação genética com o volume.Oliveira e Shimizu, EMBRAPA-CNPF, Muchailh, Bolsista do CNPq.OLIVEIRA, E. B. deSHIMIZU, J. Y.MUCHAILH, M. C.EQUIPE TECNICA da DURAFLORA.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1996-04-0319902015-02-12T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleBoletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 20, p. 39-47, jun. 1990.0101-1057http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282106porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T21:56:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/282106Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T21:56:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
title Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
spellingShingle Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
OLIVEIRA, E. B. de
Árvores perdidas
Competição
Pinus Oocarpa
Progênie
title_short Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
title_full Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
title_fullStr Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
title_full_unstemmed Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
title_sort Influência da mortalidade na eficiência do uso da variável DAP em testes genéticos de pinus.
author OLIVEIRA, E. B. de
author_facet OLIVEIRA, E. B. de
SHIMIZU, J. Y.
MUCHAILH, M. C.
EQUIPE TECNICA da DURAFLORA.
author_role author
author2 SHIMIZU, J. Y.
MUCHAILH, M. C.
EQUIPE TECNICA da DURAFLORA.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira e Shimizu, EMBRAPA-CNPF, Muchailh, Bolsista do CNPq.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, E. B. de
SHIMIZU, J. Y.
MUCHAILH, M. C.
EQUIPE TECNICA da DURAFLORA.
dc.subject.por.fl_str_mv Árvores perdidas
Competição
Pinus Oocarpa
Progênie
topic Árvores perdidas
Competição
Pinus Oocarpa
Progênie
description Foram estudados os efeitos das mortalidades no diâmetro de plantas adjacentes e sua influência na análise de variância e nos estudos genéticos de Pinus oocarpa. As árvores sem falhas vizinhas tiveram um diâmetro médio 2,7% inferior à média geral, enquanto que, as com uma e duas falhas foram superiores em 1,5% e 5,8%, respectivamente. Foram efetuadas correções destes efeitos em cada árvore e realizadas análises de variância e estimativas de parâmetros genéticos. A correção do efeito de mortalidade melhorou a precisão da análise. Porém, ela não alterou, significativamente, as médias das progênies nem as suas hierarquias em DAP. Assim, mesmo em experimentos com mortalidade em torno de 20%, o ajuste para o seu efeito pode ser dispensado, desde que elas tenham ocorrido aleatoriamente. Lém disso, ficou demonstrado que o DAP pode ser adotado como critério de seleção para melhorar a produção volumétrica, dada a eficiência de sua análise, a facilidade na coleta dos dados e, principalmente, a alta correlação genética com o volume.
publishDate 1990
dc.date.none.fl_str_mv 1990
1996-04-03
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2015-02-12T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 20, p. 39-47, jun. 1990.
0101-1057
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282106
identifier_str_mv Boletim de Pesquisa Florestal, Colombo, n. 20, p. 39-47, jun. 1990.
0101-1057
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/282106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695139590569984