Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, L. J.
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: CRUZ, I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471708
Resumo: Foram conduzidos tres experimentos de laboratorio visando verificar o efeito de quatro inseticidas (acephate, aldrin, carbofuran e ghiodicarb), em diversas dosagens sobre o poder germinativo de sementes de milho (Zea mays L.), em diversos periodos de armazenamento. As sementes foram tratadas e armazenadas em presenca e ausencia de luz, fazendo-se um teste de germinacao no dia do tratamento e, depois, a cada dez dias, ate 30 dias no primeiro ensaio, e a cada 28 dias ate 16 semanas nos dois outros. Os testes de germinacao foram efetuados conforme normas de rotinas e avaliados apos sete dias, contando-se o numero de plantulas normais, anormais e sementes mortas. Todos os inseticidas afetaram a germinacao das sementes; entretanto, nos testes realizados no dia do tratamento, apenas carbofuran afetou significativamente a germinacao quando as sementes eram mais velhas, causando, em media, uma queda de 12,8% em relacao a testemunha. O efeito da luz foi diferente para os diversos inseticidas, tendo sido prejudicial principalmente para o thiodicarb.
id EMBR_747f83865c1160ddbaa4b080e250f392
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471708
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.InseticidasPlantulasArmazenamentoFitotoxicidadeGerminaçãoMilhoSementeZea MaysgerminationinsecticidesphytotoxicityseedlingsstorageForam conduzidos tres experimentos de laboratorio visando verificar o efeito de quatro inseticidas (acephate, aldrin, carbofuran e ghiodicarb), em diversas dosagens sobre o poder germinativo de sementes de milho (Zea mays L.), em diversos periodos de armazenamento. As sementes foram tratadas e armazenadas em presenca e ausencia de luz, fazendo-se um teste de germinacao no dia do tratamento e, depois, a cada dez dias, ate 30 dias no primeiro ensaio, e a cada 28 dias ate 16 semanas nos dois outros. Os testes de germinacao foram efetuados conforme normas de rotinas e avaliados apos sete dias, contando-se o numero de plantulas normais, anormais e sementes mortas. Todos os inseticidas afetaram a germinacao das sementes; entretanto, nos testes realizados no dia do tratamento, apenas carbofuran afetou significativamente a germinacao quando as sementes eram mais velhas, causando, em media, uma queda de 12,8% em relacao a testemunha. O efeito da luz foi diferente para os diversos inseticidas, tendo sido prejudicial principalmente para o thiodicarb.IVAN CRUZ, CNPMS.OLIVEIRA, L. J.CRUZ, I.2021-12-13T02:12:47Z2021-12-13T02:12:47Z1996-03-201986info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 21, n. 6, p. 579-585, 1986.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471708porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2021-12-13T02:12:55Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/471708Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542021-12-13T02:12:55falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542021-12-13T02:12:55Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
title Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
spellingShingle Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
OLIVEIRA, L. J.
Inseticidas
Plantulas
Armazenamento
Fitotoxicidade
Germinação
Milho
Semente
Zea Mays
germination
insecticides
phytotoxicity
seedlings
storage
title_short Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
title_full Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
title_fullStr Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
title_full_unstemmed Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
title_sort Efeito de diferentes inseticidas e dosagens na germinação de sementes de milho.
author OLIVEIRA, L. J.
author_facet OLIVEIRA, L. J.
CRUZ, I.
author_role author
author2 CRUZ, I.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IVAN CRUZ, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, L. J.
CRUZ, I.
dc.subject.por.fl_str_mv Inseticidas
Plantulas
Armazenamento
Fitotoxicidade
Germinação
Milho
Semente
Zea Mays
germination
insecticides
phytotoxicity
seedlings
storage
topic Inseticidas
Plantulas
Armazenamento
Fitotoxicidade
Germinação
Milho
Semente
Zea Mays
germination
insecticides
phytotoxicity
seedlings
storage
description Foram conduzidos tres experimentos de laboratorio visando verificar o efeito de quatro inseticidas (acephate, aldrin, carbofuran e ghiodicarb), em diversas dosagens sobre o poder germinativo de sementes de milho (Zea mays L.), em diversos periodos de armazenamento. As sementes foram tratadas e armazenadas em presenca e ausencia de luz, fazendo-se um teste de germinacao no dia do tratamento e, depois, a cada dez dias, ate 30 dias no primeiro ensaio, e a cada 28 dias ate 16 semanas nos dois outros. Os testes de germinacao foram efetuados conforme normas de rotinas e avaliados apos sete dias, contando-se o numero de plantulas normais, anormais e sementes mortas. Todos os inseticidas afetaram a germinacao das sementes; entretanto, nos testes realizados no dia do tratamento, apenas carbofuran afetou significativamente a germinacao quando as sementes eram mais velhas, causando, em media, uma queda de 12,8% em relacao a testemunha. O efeito da luz foi diferente para os diversos inseticidas, tendo sido prejudicial principalmente para o thiodicarb.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986
1996-03-20
2021-12-13T02:12:47Z
2021-12-13T02:12:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 21, n. 6, p. 579-585, 1986.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471708
identifier_str_mv Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 21, n. 6, p. 579-585, 1986.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/471708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503514110558208