Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VITTO, B. B.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PAULA, B. V. de, HINDERSMANN, J., MELO, G. W. B. de, ARRUDA, W. S. de, BRUNETTO, G.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103340
Resumo: O pêssegueiro pertencente à família Rosaceae, gênero Prunnus é a terceira espécie de árvores frutíferas mais produzida no mundo, atrás da macieira e pereira (BYRNE et al., 2012). No Brasil, o Rio Grande do Sul (RS) possui a maior área cultivada com pessegueiros. A dose de N em pessegueiros normalmente é definida com base no conteúdo de matéria orgânica do solo ou na concentração de N em folhas, sendo considerada a expectativa de produtividade e parâmetros de crescimento (CQFS-RS/SC, 2016). O N é aplicado parceladamente ao longo dos estágios fenológicos. Porém, não é suficientemente conhecido o melhor modo de parcelamento do N, nem tampouco as percentagens reais de N aproveitadas pelos pessegueiros. Isso pode ser obtido com o uso de isótopos estáveis de 15N. O objetivo do presente estudo foi avaliar o aproveitamento pelo pessegueiro em produção do N derivado do fertilizante aplicado em dois modos de parcelamento.
id EMBR_7538826efd54675a8f1beb453a559e5b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103340
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.Família RosaceaeGênero PrunnusMacieiraPereiraPêssegoSoloNitrogênioO pêssegueiro pertencente à família Rosaceae, gênero Prunnus é a terceira espécie de árvores frutíferas mais produzida no mundo, atrás da macieira e pereira (BYRNE et al., 2012). No Brasil, o Rio Grande do Sul (RS) possui a maior área cultivada com pessegueiros. A dose de N em pessegueiros normalmente é definida com base no conteúdo de matéria orgânica do solo ou na concentração de N em folhas, sendo considerada a expectativa de produtividade e parâmetros de crescimento (CQFS-RS/SC, 2016). O N é aplicado parceladamente ao longo dos estágios fenológicos. Porém, não é suficientemente conhecido o melhor modo de parcelamento do N, nem tampouco as percentagens reais de N aproveitadas pelos pessegueiros. Isso pode ser obtido com o uso de isótopos estáveis de 15N. O objetivo do presente estudo foi avaliar o aproveitamento pelo pessegueiro em produção do N derivado do fertilizante aplicado em dois modos de parcelamento.Beatriz Baticini Vitto, Estudante do Curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Dep. Solos, Av. Roraima, nº 1000, Santa Maria -RS, CEP: 97105-900. E-mail: beabaticinivitto@gmail; Betania Vahl de Paula, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFSM; (; Jacson Hindersmann, Estudante do Curso de Agronomia da UFSM; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Wagner Squizani de Arruda, Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM; Gustavo Brunetto, Professor do Dep. de Solos da UFSM.VITTO, B. B.PAULA, B. V. deHINDERSMANN, J.MELO, G. W. B. deARRUDA, W. S. deBRUNETTO, G.2019-01-09T23:52:34Z2019-01-09T23:52:34Z2019-01-0920182019-04-27T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn.: REUNIÃO SUL BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 12., 2018, Xanxerê. Anais... Xanxerê: SBCS, 15 a17 abril 2018.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103340porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2019-01-09T23:52:40Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1103340Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542019-01-09T23:52:40Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
title Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
spellingShingle Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
VITTO, B. B.
Família Rosaceae
Gênero Prunnus
Macieira
Pereira
Pêssego
Solo
Nitrogênio
title_short Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
title_full Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
title_fullStr Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
title_full_unstemmed Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
title_sort Aproveitamento pelos pessegueiros do nitrogênio derivado do fertilizante.
author VITTO, B. B.
author_facet VITTO, B. B.
PAULA, B. V. de
HINDERSMANN, J.
MELO, G. W. B. de
ARRUDA, W. S. de
BRUNETTO, G.
author_role author
author2 PAULA, B. V. de
HINDERSMANN, J.
MELO, G. W. B. de
ARRUDA, W. S. de
BRUNETTO, G.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Beatriz Baticini Vitto, Estudante do Curso de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Dep. Solos, Av. Roraima, nº 1000, Santa Maria -RS, CEP: 97105-900. E-mail: beabaticinivitto@gmail; Betania Vahl de Paula, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFSM; (; Jacson Hindersmann, Estudante do Curso de Agronomia da UFSM; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; Wagner Squizani de Arruda, Estudante do Curso de Engenharia Florestal da UFSM; Gustavo Brunetto, Professor do Dep. de Solos da UFSM.
dc.contributor.author.fl_str_mv VITTO, B. B.
PAULA, B. V. de
HINDERSMANN, J.
MELO, G. W. B. de
ARRUDA, W. S. de
BRUNETTO, G.
dc.subject.por.fl_str_mv Família Rosaceae
Gênero Prunnus
Macieira
Pereira
Pêssego
Solo
Nitrogênio
topic Família Rosaceae
Gênero Prunnus
Macieira
Pereira
Pêssego
Solo
Nitrogênio
description O pêssegueiro pertencente à família Rosaceae, gênero Prunnus é a terceira espécie de árvores frutíferas mais produzida no mundo, atrás da macieira e pereira (BYRNE et al., 2012). No Brasil, o Rio Grande do Sul (RS) possui a maior área cultivada com pessegueiros. A dose de N em pessegueiros normalmente é definida com base no conteúdo de matéria orgânica do solo ou na concentração de N em folhas, sendo considerada a expectativa de produtividade e parâmetros de crescimento (CQFS-RS/SC, 2016). O N é aplicado parceladamente ao longo dos estágios fenológicos. Porém, não é suficientemente conhecido o melhor modo de parcelamento do N, nem tampouco as percentagens reais de N aproveitadas pelos pessegueiros. Isso pode ser obtido com o uso de isótopos estáveis de 15N. O objetivo do presente estudo foi avaliar o aproveitamento pelo pessegueiro em produção do N derivado do fertilizante aplicado em dois modos de parcelamento.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-01-09T23:52:34Z
2019-01-09T23:52:34Z
2019-01-09
2019-04-27T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In.: REUNIÃO SUL BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 12., 2018, Xanxerê. Anais... Xanxerê: SBCS, 15 a17 abril 2018.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103340
identifier_str_mv In.: REUNIÃO SUL BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO, 12., 2018, Xanxerê. Anais... Xanxerê: SBCS, 15 a17 abril 2018.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1103340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695541185740800