Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, F. de F.
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: QUEIROZ, M. A. de, DIAS, R. de C. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153127
Resumo: A capacidade de combinação entre três genitores tetraplóides (LT7-48.1, LT9-24,1 e LTCC-24) e quatro diplóides de melancia ('Crimson Sweet', Pérola', 'New Hampshire Midget' e 'Charleston Gray') foi avaliada num esquema de cruzamento dialelicos parciais. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, com três repetições, formadas por parcelas de sete plantas. Genitores e F1's foram avaliados quanto ao número de dias para o aparecimento da primeira flor masculina e feminina, número de frutos por planta, comprimento da rama principal, massa média dos frutos, teor médio de sólidos solúveis na polpa, diâmetro transversal e longitudinal do fruto, espessura da casca do fruto na região do pendúnculo e na região da cicatriz floral, cor da polpa e ocorrência de ocamento no fruto. Os genitores, tanto diplóides quanto tetraplóides, apresentaram-se bastante divergentes quanto às características estudadas. Os efeitos da capacidade geral de combinação (CGC) foram superiores aos efeitos da capacidade específica de combinação (CEC) para a maioria dos caracteres, especialmente daqueles relacionados com a produção da planta, indicando a maior importância dos efeitos gênicos aditivos. No entanto, algumas características, como precocidade e ocamento de frutos tiveram controle gênico não aditivo e, portanto, a avaliação e seleção de linhagens em combinações híbridas permitirão a síntese de híbridos triplóides superiores.
id EMBR_759f5ea853d78f2b83ee100048a2f30b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/153127
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.Melancia sem sementesCitrullus LanatusCruzamento DialélicoWatermelonsA capacidade de combinação entre três genitores tetraplóides (LT7-48.1, LT9-24,1 e LTCC-24) e quatro diplóides de melancia ('Crimson Sweet', Pérola', 'New Hampshire Midget' e 'Charleston Gray') foi avaliada num esquema de cruzamento dialelicos parciais. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, com três repetições, formadas por parcelas de sete plantas. Genitores e F1's foram avaliados quanto ao número de dias para o aparecimento da primeira flor masculina e feminina, número de frutos por planta, comprimento da rama principal, massa média dos frutos, teor médio de sólidos solúveis na polpa, diâmetro transversal e longitudinal do fruto, espessura da casca do fruto na região do pendúnculo e na região da cicatriz floral, cor da polpa e ocorrência de ocamento no fruto. Os genitores, tanto diplóides quanto tetraplóides, apresentaram-se bastante divergentes quanto às características estudadas. Os efeitos da capacidade geral de combinação (CGC) foram superiores aos efeitos da capacidade específica de combinação (CEC) para a maioria dos caracteres, especialmente daqueles relacionados com a produção da planta, indicando a maior importância dos efeitos gênicos aditivos. No entanto, algumas características, como precocidade e ocamento de frutos tiveram controle gênico não aditivo e, portanto, a avaliação e seleção de linhagens em combinações híbridas permitirão a síntese de híbridos triplóides superiores.FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPAFROMANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSARITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.SOUZA, F. de F.QUEIROZ, M. A. deDIAS, R. de C. S.2018-07-13T00:42:43Z2018-07-13T00:42:43Z2004-04-2320022018-07-13T00:42:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleHorticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 654-658, dez. 2002.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2018-07-13T00:42:50Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/153127Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542018-07-13T00:42:50Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
title Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
spellingShingle Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
SOUZA, F. de F.
Melancia sem sementes
Citrullus Lanatus
Cruzamento Dialélico
Watermelons
title_short Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
title_full Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
title_fullStr Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
title_full_unstemmed Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
title_sort Capacidade de combinação entre linhas tetraplóides e diplóides de melancia.
author SOUZA, F. de F.
author_facet SOUZA, F. de F.
QUEIROZ, M. A. de
DIAS, R. de C. S.
author_role author
author2 QUEIROZ, M. A. de
DIAS, R. de C. S.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv FLAVIO DE FRANCA SOUZA, CPAFRO
MANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSA
RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, F. de F.
QUEIROZ, M. A. de
DIAS, R. de C. S.
dc.subject.por.fl_str_mv Melancia sem sementes
Citrullus Lanatus
Cruzamento Dialélico
Watermelons
topic Melancia sem sementes
Citrullus Lanatus
Cruzamento Dialélico
Watermelons
description A capacidade de combinação entre três genitores tetraplóides (LT7-48.1, LT9-24,1 e LTCC-24) e quatro diplóides de melancia ('Crimson Sweet', Pérola', 'New Hampshire Midget' e 'Charleston Gray') foi avaliada num esquema de cruzamento dialelicos parciais. Utilizou-se delineamento de blocos casualizados, com três repetições, formadas por parcelas de sete plantas. Genitores e F1's foram avaliados quanto ao número de dias para o aparecimento da primeira flor masculina e feminina, número de frutos por planta, comprimento da rama principal, massa média dos frutos, teor médio de sólidos solúveis na polpa, diâmetro transversal e longitudinal do fruto, espessura da casca do fruto na região do pendúnculo e na região da cicatriz floral, cor da polpa e ocorrência de ocamento no fruto. Os genitores, tanto diplóides quanto tetraplóides, apresentaram-se bastante divergentes quanto às características estudadas. Os efeitos da capacidade geral de combinação (CGC) foram superiores aos efeitos da capacidade específica de combinação (CEC) para a maioria dos caracteres, especialmente daqueles relacionados com a produção da planta, indicando a maior importância dos efeitos gênicos aditivos. No entanto, algumas características, como precocidade e ocamento de frutos tiveram controle gênico não aditivo e, portanto, a avaliação e seleção de linhagens em combinações híbridas permitirão a síntese de híbridos triplóides superiores.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2004-04-23
2018-07-13T00:42:43Z
2018-07-13T00:42:43Z
2018-07-13T00:42:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 654-658, dez. 2002.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153127
identifier_str_mv Horticultura Brasileira, v. 20, n. 4, p. 654-658, dez. 2002.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/153127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695518459953152