Plantas medicinais no campo educacional: saberes relacionados ao boldo-gambá.
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) |
Texto Completo: | http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/909096 |
Resumo: | Justificativa: Há a necessidade de um diagnóstico entre os futuros profissionais de saúde a respeito do entendimento sobre as plantas medicinais. Objetivo: Avaliar a percepção a respeito do uso de plantas medicinais por acadêmicos de enfermagem e sua prática enquanto futuros enfermeiros, com ênfase na planta medicinal Plectranthus neochilus, conhecida por boldo-gambá. Metodologia: Pesquisa qualitativa realizada com 23 alunos de 19 a 35 anos de idade, do quinto semestre da Faculdade de Enfermagem Universidade Federal de Pelotas/Brasil. Foram obtidas autorização da direção do curso e assinaturas do Consentimento. A coleta de dados ocorreu em julho de 2008 através da entrevista semiestruturada. Foi utilizada análise de Bardin. Resultados: Dos 23 participantes, 18 consumiam plantas medicinais devido a fácil acesso, origem natural, eficiência no tratamento e ser um hábito cultural. Nenhum deles conhecia a espécie boldo-gambá. Conclusões: Há distanciamento dos conhecimentos científicos relacionados às plantas medicinais e à formação profissional dos enfermeiros. |
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