Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, R. C. dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SIVIERO, A.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034628
Resumo: Uma parcela de agricultores em todo o Brasil vem demonstrando que é viável a produção sustentável de alimentos no campo e na cidade, melhorando a qualidade de vida tanto de quem produz quanto de quem consome, via adoção de metodologias que respeitem princípios da natureza e dos ecossistemas. A necessidade de se produzirem e se consumirem alimentos saudáveis gera o desafio e o incentivo na adoção de métodos e práticas agrícolas de base agroecológica (SANTOS; SIVIERO; FRADE JUNIOR, 2013). Os sistemas de produção agroecológicos e orgânicos florestais têm sido apontados como solução agroecológica e social viável para a agropecuária na Amazônia e em outras regiões tropicais úmidas do mundo. O modelo de agricultura de base agroecológica consiste na adoção de um conjunto de práticas agrícolas alternativas, de produções agropecuárias sustentáveis, que respeitem as dimensões ecológicas, sociais e culturais, bem como as econômicas e políticas. A expansão do mercado de produtos agroecológicos deve-se, em grande parte, ao aumento de custos da agricultura convencional, degradação do meio am-biente e crescente exigência dos consumidores por produto saudável e livre de agrotóxicos e/ou geneticamente modificados (MATTOS et al., 2006).
id EMBR_77f646626d0fe402154ecbb17b8aef64
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1034628
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).AgroecologiaAcreAmazônia OcidentalAgricultura FamiliarExtensão RuralPolíticas PúblicasProdução OrgânicaSistema de ProduçãoUma parcela de agricultores em todo o Brasil vem demonstrando que é viável a produção sustentável de alimentos no campo e na cidade, melhorando a qualidade de vida tanto de quem produz quanto de quem consome, via adoção de metodologias que respeitem princípios da natureza e dos ecossistemas. A necessidade de se produzirem e se consumirem alimentos saudáveis gera o desafio e o incentivo na adoção de métodos e práticas agrícolas de base agroecológica (SANTOS; SIVIERO; FRADE JUNIOR, 2013). Os sistemas de produção agroecológicos e orgânicos florestais têm sido apontados como solução agroecológica e social viável para a agropecuária na Amazônia e em outras regiões tropicais úmidas do mundo. O modelo de agricultura de base agroecológica consiste na adoção de um conjunto de práticas agrícolas alternativas, de produções agropecuárias sustentáveis, que respeitem as dimensões ecológicas, sociais e culturais, bem como as econômicas e políticas. A expansão do mercado de produtos agroecológicos deve-se, em grande parte, ao aumento de custos da agricultura convencional, degradação do meio am-biente e crescente exigência dos consumidores por produto saudável e livre de agrotóxicos e/ou geneticamente modificados (MATTOS et al., 2006).Rosana Cavalcante dos Santos, Ifac; AMAURI SIVIERO, CPAF-AC.SANTOS, R. C. dosSIVIERO, A.2016-01-21T11:11:11Z2016-01-21T11:11:11Z2016-01-2120152017-05-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartcap. 3, p. 69-74.In: SILVA, H. B. C. da; CAVALCANTI, D. C.; PEDROSO, A. F. (ed.). Pesquisa e extensão para a agricultura familiar no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF : Secretaria de Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015.978-85-8354-011-3http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T03:25:16Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1034628Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T03:25:16falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T03:25:16Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
title Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
spellingShingle Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
SANTOS, R. C. dos
Agroecologia
Acre
Amazônia Ocidental
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Políticas Públicas
Produção Orgânica
Sistema de Produção
title_short Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
title_full Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
title_fullStr Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
title_full_unstemmed Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
title_sort Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (Neeacre).
author SANTOS, R. C. dos
author_facet SANTOS, R. C. dos
SIVIERO, A.
author_role author
author2 SIVIERO, A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosana Cavalcante dos Santos, Ifac; AMAURI SIVIERO, CPAF-AC.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, R. C. dos
SIVIERO, A.
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Acre
Amazônia Ocidental
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Políticas Públicas
Produção Orgânica
Sistema de Produção
topic Agroecologia
Acre
Amazônia Ocidental
Agricultura Familiar
Extensão Rural
Políticas Públicas
Produção Orgânica
Sistema de Produção
description Uma parcela de agricultores em todo o Brasil vem demonstrando que é viável a produção sustentável de alimentos no campo e na cidade, melhorando a qualidade de vida tanto de quem produz quanto de quem consome, via adoção de metodologias que respeitem princípios da natureza e dos ecossistemas. A necessidade de se produzirem e se consumirem alimentos saudáveis gera o desafio e o incentivo na adoção de métodos e práticas agrícolas de base agroecológica (SANTOS; SIVIERO; FRADE JUNIOR, 2013). Os sistemas de produção agroecológicos e orgânicos florestais têm sido apontados como solução agroecológica e social viável para a agropecuária na Amazônia e em outras regiões tropicais úmidas do mundo. O modelo de agricultura de base agroecológica consiste na adoção de um conjunto de práticas agrícolas alternativas, de produções agropecuárias sustentáveis, que respeitem as dimensões ecológicas, sociais e culturais, bem como as econômicas e políticas. A expansão do mercado de produtos agroecológicos deve-se, em grande parte, ao aumento de custos da agricultura convencional, degradação do meio am-biente e crescente exigência dos consumidores por produto saudável e livre de agrotóxicos e/ou geneticamente modificados (MATTOS et al., 2006).
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-01-21T11:11:11Z
2016-01-21T11:11:11Z
2016-01-21
2017-05-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: SILVA, H. B. C. da; CAVALCANTI, D. C.; PEDROSO, A. F. (ed.). Pesquisa e extensão para a agricultura familiar no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF : Secretaria de Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015.
978-85-8354-011-3
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034628
identifier_str_mv In: SILVA, H. B. C. da; CAVALCANTI, D. C.; PEDROSO, A. F. (ed.). Pesquisa e extensão para a agricultura familiar no âmbito da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, DF : Secretaria de Agricultura Familiar; Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2015.
978-85-8354-011-3
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1034628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv cap. 3, p. 69-74.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503424874643456