Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, E. J. de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: SOARES, T. L., BARBOSA, C. de J., SANTOS FILHO, H. P., JESUS, O. N. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968873
Resumo: O objetivo deste trabalho foi utilizar uma escala de severidade para algumas doenças do maracujazeiro, visando à identificação de fontes de resistência. Foram avaliados 75 acessos de Passiflora spp. em condições de campo, sob alta infecção natural dos patógenos, para a severidade da virose, nas folhas (VIFO), frutos (VIFR) e distribuição na planta (VIPL), bem como para verrugose nos frutos e ramos (VEFR e VERA, respectivamente) e antracnose nos frutos (ANFR). Houve alta variabilidade para resistência às doenças, embora poucos acessos tenham sido classificados como resistentes à VIFO, VIFR e VIPL, sendo que apenas um acesso de P. setacea (BGM237) foi considerado resistente aos três tipos de avaliações para virose. A maioria dos acessos de maracujazeiro- amarelo e roxo possui algum grau de suscetibilidade a um ou outro sintoma da virose. Quanto à VERA, acessos de P. alata e P. cincinnata foram mais resistentes, embora P. alata demonstre maior resistência a VEFR. Alguns acessos de P. edulis comportam-se como moderadamente resistente à VERA e VEFR. A maioria dos acessos de P. alata, P. cincinnata e P. setacea não apresentou sintomas de antracnose nos frutos. A escala de severidade adotada mostrou-se eficiente para a separação dos acessos de maracujazeiro em diferentes classes de resistência a doenças.
id EMBR_78af7674400e27f27f912b3dd9e72e8b
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/968873
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.Variabilidade genéticaBreendingMaracujáProdução vegetalMelhoramento vegetalResistência GenéticaGenetic resistanceGenetic variationO objetivo deste trabalho foi utilizar uma escala de severidade para algumas doenças do maracujazeiro, visando à identificação de fontes de resistência. Foram avaliados 75 acessos de Passiflora spp. em condições de campo, sob alta infecção natural dos patógenos, para a severidade da virose, nas folhas (VIFO), frutos (VIFR) e distribuição na planta (VIPL), bem como para verrugose nos frutos e ramos (VEFR e VERA, respectivamente) e antracnose nos frutos (ANFR). Houve alta variabilidade para resistência às doenças, embora poucos acessos tenham sido classificados como resistentes à VIFO, VIFR e VIPL, sendo que apenas um acesso de P. setacea (BGM237) foi considerado resistente aos três tipos de avaliações para virose. A maioria dos acessos de maracujazeiro- amarelo e roxo possui algum grau de suscetibilidade a um ou outro sintoma da virose. Quanto à VERA, acessos de P. alata e P. cincinnata foram mais resistentes, embora P. alata demonstre maior resistência a VEFR. Alguns acessos de P. edulis comportam-se como moderadamente resistente à VERA e VEFR. A maioria dos acessos de P. alata, P. cincinnata e P. setacea não apresentou sintomas de antracnose nos frutos. A escala de severidade adotada mostrou-se eficiente para a separação dos acessos de maracujazeiro em diferentes classes de resistência a doenças.EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; TALIANE LEILA SOARES, Capes; CRISTIANE DE JESUS BARBOSA, CNPMF; HERMES PEIXOTO SANTOS FILHO, CNPMF; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF.OLIVEIRA, E. J. deSOARES, T. L.BARBOSA, C. de J.SANTOS FILHO, H. P.JESUS, O. N. de2013-10-18T11:11:11Z2013-10-18T11:11:11Z2013-10-1820132013-10-18T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal - SP, v. 35, n. 2, p. 485-492, Junho 2013.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:14:52Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/968873Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:14:52Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
title Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
spellingShingle Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
OLIVEIRA, E. J. de
Variabilidade genética
Breending
Maracujá
Produção vegetal
Melhoramento vegetal
Resistência Genética
Genetic resistance
Genetic variation
title_short Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
title_full Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
title_fullStr Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
title_full_unstemmed Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
title_sort Severidade de doenças em maracujazeiro para identificação de fontes de resistência em condições de campo.
author OLIVEIRA, E. J. de
author_facet OLIVEIRA, E. J. de
SOARES, T. L.
BARBOSA, C. de J.
SANTOS FILHO, H. P.
JESUS, O. N. de
author_role author
author2 SOARES, T. L.
BARBOSA, C. de J.
SANTOS FILHO, H. P.
JESUS, O. N. de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv EDER JORGE DE OLIVEIRA, CNPMF; TALIANE LEILA SOARES, Capes; CRISTIANE DE JESUS BARBOSA, CNPMF; HERMES PEIXOTO SANTOS FILHO, CNPMF; ONILDO NUNES DE JESUS, CNPMF.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, E. J. de
SOARES, T. L.
BARBOSA, C. de J.
SANTOS FILHO, H. P.
JESUS, O. N. de
dc.subject.por.fl_str_mv Variabilidade genética
Breending
Maracujá
Produção vegetal
Melhoramento vegetal
Resistência Genética
Genetic resistance
Genetic variation
topic Variabilidade genética
Breending
Maracujá
Produção vegetal
Melhoramento vegetal
Resistência Genética
Genetic resistance
Genetic variation
description O objetivo deste trabalho foi utilizar uma escala de severidade para algumas doenças do maracujazeiro, visando à identificação de fontes de resistência. Foram avaliados 75 acessos de Passiflora spp. em condições de campo, sob alta infecção natural dos patógenos, para a severidade da virose, nas folhas (VIFO), frutos (VIFR) e distribuição na planta (VIPL), bem como para verrugose nos frutos e ramos (VEFR e VERA, respectivamente) e antracnose nos frutos (ANFR). Houve alta variabilidade para resistência às doenças, embora poucos acessos tenham sido classificados como resistentes à VIFO, VIFR e VIPL, sendo que apenas um acesso de P. setacea (BGM237) foi considerado resistente aos três tipos de avaliações para virose. A maioria dos acessos de maracujazeiro- amarelo e roxo possui algum grau de suscetibilidade a um ou outro sintoma da virose. Quanto à VERA, acessos de P. alata e P. cincinnata foram mais resistentes, embora P. alata demonstre maior resistência a VEFR. Alguns acessos de P. edulis comportam-se como moderadamente resistente à VERA e VEFR. A maioria dos acessos de P. alata, P. cincinnata e P. setacea não apresentou sintomas de antracnose nos frutos. A escala de severidade adotada mostrou-se eficiente para a separação dos acessos de maracujazeiro em diferentes classes de resistência a doenças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-18T11:11:11Z
2013-10-18T11:11:11Z
2013-10-18
2013
2013-10-18T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal - SP, v. 35, n. 2, p. 485-492, Junho 2013.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968873
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal - SP, v. 35, n. 2, p. 485-492, Junho 2013.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/968873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1822720980340965376