Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, T.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: SOARES, J. M., GRANGEIRO, L. C., LIMA FILHO, J. M. P.
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154010
Resumo: Este estudo foi conduzido em uma fazenda privada, localizada no município de Petrolina - PE, utilizando videira Festival, com dois anos de idade, conduzida no sistema de latada, espaçamento de 3,5 m x 3,0 m, sob irrigação por microaspersão. O solo é da classe Areia Quartzosa profundo, bem drenado e baixa retenção de água. Os tratamentos foram constituidos por quatro lâminas de água (Kc inicial de 0,60 para os tratamentos A, B, C e D, decrescidos diariamente, respectivamente, de 0,00; 0,03; 0,06 e 0,09, dos 25 aos 36 dias após a poda), aplicadas ao longo do estádio de pré e de plena floração, durante o primeiro ciclo e por cinco lâminas, durante os dois ciclos seguintes. Observou-se durante o primeiro ciclo produtivo, que houve um decréscimo acentuado no conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20 m, no período de (25 a 36 dias após a poda), tendo a redução mostrando-se mais severa no tratamento D. Durante o terceiro ciclo, a redução do conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20m, tornou-se ainda mais severa em todos os tratamentos, quando comparado com os obtidos no primeiro ciclo, tendo o tratamento D mostrado-se como o mais crítico, o que condicionou uma paralisação marcante do crescimento dos ramos. Verificou-se, que houve diferença significativa entre tratamentos, no que concerne ao potencial hídrico da folha, tendo o tratamento D, apresentado o potencial mais negativo (-1,658 Mpa). Não se constatou diferença si.
id EMBR_790f127f9647b71719121b0c4ee89476
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/154010
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.Pré-floraçãoCoeficiente de culturaPotencial hídrico na folhaManejo da águaSubmédio São FranciscoFloraçãoProdutividadeUvaGrapesEste estudo foi conduzido em uma fazenda privada, localizada no município de Petrolina - PE, utilizando videira Festival, com dois anos de idade, conduzida no sistema de latada, espaçamento de 3,5 m x 3,0 m, sob irrigação por microaspersão. O solo é da classe Areia Quartzosa profundo, bem drenado e baixa retenção de água. Os tratamentos foram constituidos por quatro lâminas de água (Kc inicial de 0,60 para os tratamentos A, B, C e D, decrescidos diariamente, respectivamente, de 0,00; 0,03; 0,06 e 0,09, dos 25 aos 36 dias após a poda), aplicadas ao longo do estádio de pré e de plena floração, durante o primeiro ciclo e por cinco lâminas, durante os dois ciclos seguintes. Observou-se durante o primeiro ciclo produtivo, que houve um decréscimo acentuado no conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20 m, no período de (25 a 36 dias após a poda), tendo a redução mostrando-se mais severa no tratamento D. Durante o terceiro ciclo, a redução do conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20m, tornou-se ainda mais severa em todos os tratamentos, quando comparado com os obtidos no primeiro ciclo, tendo o tratamento D mostrado-se como o mais crítico, o que condicionou uma paralisação marcante do crescimento dos ramos. Verificou-se, que houve diferença significativa entre tratamentos, no que concerne ao potencial hídrico da folha, tendo o tratamento D, apresentado o potencial mais negativo (-1,658 Mpa). Não se constatou diferença si.TARCIZIO NASCIMENTO, CPATSAJOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSAJOSE MOACIR PINHEIRO LIMA FILHO, CPATSA.NASCIMENTO, T.SOARES, J. M.GRANGEIRO, L. C.LIMA FILHO, J. M. P.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z2004-08-2320042016-07-05T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPart1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA- CONBEA, 33., 2004, São Pedro, SP. Anais... Campinas : UNICAMP, Faculdade de Engenharia Agrícola: Embrapa Informática Agropecuária, 2004.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154010porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T22:13:42Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/154010Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-15T22:13:42falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T22:13:42Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
title Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
spellingShingle Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
NASCIMENTO, T.
Pré-floração
Coeficiente de cultura
Potencial hídrico na folha
Manejo da água
Submédio São Francisco
Floração
Produtividade
Uva
Grapes
title_short Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
title_full Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
title_fullStr Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
title_full_unstemmed Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
title_sort Manejo de água no periódo de pré-floração e de floração na cultura da videira no Submédio São Francisco.
author NASCIMENTO, T.
author_facet NASCIMENTO, T.
SOARES, J. M.
GRANGEIRO, L. C.
LIMA FILHO, J. M. P.
author_role author
author2 SOARES, J. M.
GRANGEIRO, L. C.
LIMA FILHO, J. M. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv TARCIZIO NASCIMENTO, CPATSA
JOSÉ MONTEIRO SOARES, CPATSA
JOSE MOACIR PINHEIRO LIMA FILHO, CPATSA.
dc.contributor.author.fl_str_mv NASCIMENTO, T.
SOARES, J. M.
GRANGEIRO, L. C.
LIMA FILHO, J. M. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-floração
Coeficiente de cultura
Potencial hídrico na folha
Manejo da água
Submédio São Francisco
Floração
Produtividade
Uva
Grapes
topic Pré-floração
Coeficiente de cultura
Potencial hídrico na folha
Manejo da água
Submédio São Francisco
Floração
Produtividade
Uva
Grapes
description Este estudo foi conduzido em uma fazenda privada, localizada no município de Petrolina - PE, utilizando videira Festival, com dois anos de idade, conduzida no sistema de latada, espaçamento de 3,5 m x 3,0 m, sob irrigação por microaspersão. O solo é da classe Areia Quartzosa profundo, bem drenado e baixa retenção de água. Os tratamentos foram constituidos por quatro lâminas de água (Kc inicial de 0,60 para os tratamentos A, B, C e D, decrescidos diariamente, respectivamente, de 0,00; 0,03; 0,06 e 0,09, dos 25 aos 36 dias após a poda), aplicadas ao longo do estádio de pré e de plena floração, durante o primeiro ciclo e por cinco lâminas, durante os dois ciclos seguintes. Observou-se durante o primeiro ciclo produtivo, que houve um decréscimo acentuado no conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20 m, no período de (25 a 36 dias após a poda), tendo a redução mostrando-se mais severa no tratamento D. Durante o terceiro ciclo, a redução do conteúdo de água no solo, na camada de 0,00 a 0,20m, tornou-se ainda mais severa em todos os tratamentos, quando comparado com os obtidos no primeiro ciclo, tendo o tratamento D mostrado-se como o mais crítico, o que condicionou uma paralisação marcante do crescimento dos ramos. Verificou-se, que houve diferença significativa entre tratamentos, no que concerne ao potencial hídrico da folha, tendo o tratamento D, apresentado o potencial mais negativo (-1,658 Mpa). Não se constatou diferença si.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-23
2004
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2016-07-05T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA- CONBEA, 33., 2004, São Pedro, SP. Anais... Campinas : UNICAMP, Faculdade de Engenharia Agrícola: Embrapa Informática Agropecuária, 2004.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154010
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA- CONBEA, 33., 2004, São Pedro, SP. Anais... Campinas : UNICAMP, Faculdade de Engenharia Agrícola: Embrapa Informática Agropecuária, 2004.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/154010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503331856515072