Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAMARGO, F. N. P.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: AMARAL, E. M. H. do, SILVEIRA, M. C. T. da, MONTARDO, D. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121590
Resumo: Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns.
id EMBR_79f6e019ac7c8effabd8dc0102a6c2ed
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1121590
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.PecuáriaPastagemManejoEnsinoExistem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns.Fabiane Nunes Prates Camargo, IFSUL; Érico Marcelo Hoff do Amaral, UNIPAMPA; MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CPPSUL; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL.CAMARGO, F. N. P.AMARAL, E. M. H. doSILVEIRA, M. C. T. daMONTARDO, D. P.2020-04-08T01:02:10Z2020-04-08T01:02:10Z2020-04-0720192020-04-08T01:02:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121590doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2020-04-08T01:02:17Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1121590Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542020-04-08T01:02:17falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542020-04-08T01:02:17Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
title Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
spellingShingle Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
CAMARGO, F. N. P.
Pecuária
Pastagem
Manejo
Ensino
title_short Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
title_full Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
title_fullStr Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
title_full_unstemmed Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
title_sort Metodologia interativa de ensino aprendizagem sobre manejo de pastagem.
author CAMARGO, F. N. P.
author_facet CAMARGO, F. N. P.
AMARAL, E. M. H. do
SILVEIRA, M. C. T. da
MONTARDO, D. P.
author_role author
author2 AMARAL, E. M. H. do
SILVEIRA, M. C. T. da
MONTARDO, D. P.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fabiane Nunes Prates Camargo, IFSUL; Érico Marcelo Hoff do Amaral, UNIPAMPA; MARCIA CRISTINA T DA SILVEIRA, CPPSUL; DANIEL PORTELLA MONTARDO, CPPSUL.
dc.contributor.author.fl_str_mv CAMARGO, F. N. P.
AMARAL, E. M. H. do
SILVEIRA, M. C. T. da
MONTARDO, D. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Pecuária
Pastagem
Manejo
Ensino
topic Pecuária
Pastagem
Manejo
Ensino
description Existem alguns gargalos que restringem o desenvolvimento da pecuária, como por exemplo, a baixa cobertura de assistência técnica, o que tem gerado problemas sérios de manejo e, consequentemente, produção animal a pasto abaixo do potencial. O que se observa é que como as pastagens são ecossistemas complexos e dinâmicos, as técnicas e as metodologias de avaliações precisam envolver vários aspectos de interação, como entendimento sobre solo, planta, animal e o meio ambiente. Deste modo, para se obter uma crescente evolução das atividades agropecuárias, é importante que sejam tomadas algumas iniciativas. Dentre elas, está a criação de estratégias que favoreçam o aprendizado na área, visto que o entendimento dos processos de interações entre os componentes do sistema tende a impactar positivamente no setor. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo propor uma metodologia de ensino, auxiliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, alinhadas as teorias de aprendizagem, que oportunize a estudantes, técnicos e produtores rurais a construção do conhecimento sobre os princípios básicos de manejo de pastagens. Ademais, espera-se que esta metodologia contribua para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a nível global, destinados a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Interactive teaching learning methodology on pasture management here are some bottlenecks that restrict livestock development, such as low coverage of technical assistance, which has generated serious management problems and, consequently, low pasture livestock production. What is observed is that since pastures are complex and dynamic ecosystems, the techniques and methodologies of evaluations need to involve several aspects of interaction, such as understanding of soil, plant, animal and the environment. Thus, in order to achieve a growing evolution of agricultural activities, it is important that some initiatives are taken. Among them is the creation of strategies that favor learning in the area, since the understanding of the processes of interactions between the components of the system tends to positively impact the sector. In this way, the present work aims to propose a teaching methodology, aided by the use of Information and Communication Technologies, aligned with learning theories, which will allow students, technicians and rural producers to build knowledge about basic management principles of pastures. Based on the survey of requirements made from interviews with specialists in the field of agriculture and the study of the theoretical framework, a methodology was developed for interactive teaching aided by computer, based on Kolb's theory of experiential learning. In addition, it is expected that this methodology contributes to the achievement of the Sustainable Development Goals at a global level, aimed at ensuring sustainable production and consumption patterns.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-04-08T01:02:10Z
2020-04-08T01:02:10Z
2020-04-07
2020-04-08T01:02:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121590
doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726
identifier_str_mv Revista do CCEI, v. 24, n. 39, p. 45-60, 2019.
doi.org/10.30945/ccei-v24i39.2726
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1121590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503491591340032