Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARROS, A. C.
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: COELHO, R. D., MARIN, F. R., POLZER, D. L., AGUIAR NETTO, A. de O.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927946
Resumo: Na produção da cana-de-açúcar, a irrigação é empregada mais intensivamente em novas áreas de expansão onde há insuficiência ou má distribuição temporal de chuvas. As novas e promissoras áreas para plantio de cana-de-açúcar estão localizadas nos estados de Maranhão, Piauí e Tocantins. No entanto, a realização de experimentos, visando fornecer informações de produtividade na tomada de decisão, são onerosos e demoram muito tempo, por esse motivo, os modelos fisiológicos de simulação tornam-se ferramentas importantes, já que através deles é possível estimar a produtividade de uma cultura, em diferentes condições climáticas, sob diferentes épocas de plantio e colheita e sob diferentes métodos de manejo adotado. Assim, o objetivo do trabalho foi gerar informações sobre a produtividade potencial da cana-de-açúcar nas cidades de Gurupi ? TO e Teresina ? PI, com plantio e colheita em diferentes datas, através de estimativas de crescimento da cultura utilizando o CANEGRO/DSSAT e determinar o efeito da irrigação sob a produtividade. Os cenários foram baseados em 4 datas de plantio (15 de janeiro, 15 de março, 15 de setembro e 15 de novembro) x 2 épocas de colheita (1 e 1,5 anos) x 2 sistemas (irrigado e sequeiro), totalizando 16 cenários por cidade. Assim, foi possível verificar que a produtividade em Gurupi ? TO variou entre 102 a 208 Mg.ha-1, e em Teresina de 86 a 174 Mg.ha-1, no entanto, estas foram superestimadas nos plantios em sequeiro; e a irrigação possibilitou o plantio em diferentes épocas do ano, aumentando a produção de açúcar em no mínimo 52% em Gurupi e 42% em Teresina.
id EMBR_7ad6bb761947f646dd57404c5d9e81dd
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/927946
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.DssatSimulação de crescimentoIrrigação em canaIrrigationSugarcaneNa produção da cana-de-açúcar, a irrigação é empregada mais intensivamente em novas áreas de expansão onde há insuficiência ou má distribuição temporal de chuvas. As novas e promissoras áreas para plantio de cana-de-açúcar estão localizadas nos estados de Maranhão, Piauí e Tocantins. No entanto, a realização de experimentos, visando fornecer informações de produtividade na tomada de decisão, são onerosos e demoram muito tempo, por esse motivo, os modelos fisiológicos de simulação tornam-se ferramentas importantes, já que através deles é possível estimar a produtividade de uma cultura, em diferentes condições climáticas, sob diferentes épocas de plantio e colheita e sob diferentes métodos de manejo adotado. Assim, o objetivo do trabalho foi gerar informações sobre a produtividade potencial da cana-de-açúcar nas cidades de Gurupi ? TO e Teresina ? PI, com plantio e colheita em diferentes datas, através de estimativas de crescimento da cultura utilizando o CANEGRO/DSSAT e determinar o efeito da irrigação sob a produtividade. Os cenários foram baseados em 4 datas de plantio (15 de janeiro, 15 de março, 15 de setembro e 15 de novembro) x 2 épocas de colheita (1 e 1,5 anos) x 2 sistemas (irrigado e sequeiro), totalizando 16 cenários por cidade. Assim, foi possível verificar que a produtividade em Gurupi ? TO variou entre 102 a 208 Mg.ha-1, e em Teresina de 86 a 174 Mg.ha-1, no entanto, estas foram superestimadas nos plantios em sequeiro; e a irrigação possibilitou o plantio em diferentes épocas do ano, aumentando a produção de açúcar em no mínimo 52% em Gurupi e 42% em Teresina.ALLAN C. BARROS, UFAL; RUBENS D. COELHO, Esalq/USP; FÁBIO RICARDO MARIN, CNPTIA; DOROTHEE L. POLZER; ANTENOR DE O. AGUIAR NETTO, UFS.BARROS, A. C.COELHO, R. D.MARIN, F. R.POLZER, D. L.AGUIAR NETTO, A. de O.2012-07-10T11:11:11Z2012-07-10T11:11:11Z2012-07-1020122012-08-29T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleIrriga, Botucatu, v. 17, n. 2, p. 189-207, abr./jun. 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927946porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:38:20Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/927946Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:38:20falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:38:20Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
title Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
spellingShingle Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
BARROS, A. C.
Dssat
Simulação de crescimento
Irrigação em cana
Irrigation
Sugarcane
title_short Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
title_full Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
title_fullStr Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
title_full_unstemmed Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
title_sort Utilização do modelo canegro para estimativa de crescimento da cana-de-açúcar irrigada e não irrigada para as regiões de Gurupi - TO e Teresina - PI.
author BARROS, A. C.
author_facet BARROS, A. C.
COELHO, R. D.
MARIN, F. R.
POLZER, D. L.
AGUIAR NETTO, A. de O.
author_role author
author2 COELHO, R. D.
MARIN, F. R.
POLZER, D. L.
AGUIAR NETTO, A. de O.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALLAN C. BARROS, UFAL; RUBENS D. COELHO, Esalq/USP; FÁBIO RICARDO MARIN, CNPTIA; DOROTHEE L. POLZER; ANTENOR DE O. AGUIAR NETTO, UFS.
dc.contributor.author.fl_str_mv BARROS, A. C.
COELHO, R. D.
MARIN, F. R.
POLZER, D. L.
AGUIAR NETTO, A. de O.
dc.subject.por.fl_str_mv Dssat
Simulação de crescimento
Irrigação em cana
Irrigation
Sugarcane
topic Dssat
Simulação de crescimento
Irrigação em cana
Irrigation
Sugarcane
description Na produção da cana-de-açúcar, a irrigação é empregada mais intensivamente em novas áreas de expansão onde há insuficiência ou má distribuição temporal de chuvas. As novas e promissoras áreas para plantio de cana-de-açúcar estão localizadas nos estados de Maranhão, Piauí e Tocantins. No entanto, a realização de experimentos, visando fornecer informações de produtividade na tomada de decisão, são onerosos e demoram muito tempo, por esse motivo, os modelos fisiológicos de simulação tornam-se ferramentas importantes, já que através deles é possível estimar a produtividade de uma cultura, em diferentes condições climáticas, sob diferentes épocas de plantio e colheita e sob diferentes métodos de manejo adotado. Assim, o objetivo do trabalho foi gerar informações sobre a produtividade potencial da cana-de-açúcar nas cidades de Gurupi ? TO e Teresina ? PI, com plantio e colheita em diferentes datas, através de estimativas de crescimento da cultura utilizando o CANEGRO/DSSAT e determinar o efeito da irrigação sob a produtividade. Os cenários foram baseados em 4 datas de plantio (15 de janeiro, 15 de março, 15 de setembro e 15 de novembro) x 2 épocas de colheita (1 e 1,5 anos) x 2 sistemas (irrigado e sequeiro), totalizando 16 cenários por cidade. Assim, foi possível verificar que a produtividade em Gurupi ? TO variou entre 102 a 208 Mg.ha-1, e em Teresina de 86 a 174 Mg.ha-1, no entanto, estas foram superestimadas nos plantios em sequeiro; e a irrigação possibilitou o plantio em diferentes épocas do ano, aumentando a produção de açúcar em no mínimo 52% em Gurupi e 42% em Teresina.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-10T11:11:11Z
2012-07-10T11:11:11Z
2012-07-10
2012
2012-08-29T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Irriga, Botucatu, v. 17, n. 2, p. 189-207, abr./jun. 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927946
identifier_str_mv Irriga, Botucatu, v. 17, n. 2, p. 189-207, abr./jun. 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/927946
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503365402558464