Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, L. R. R. dos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: LEMOS, O. F. de, FERREIA, R. L. da C., RAMOS, G. K. de S., MENEZES, I. C. de, RODRIGUES, S. M.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950500
Resumo: A revitalização de plantas matrizes para o banco ativo de germoplasma das principais cultivares de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) via cultura de tecidos, fornecerá mudas livres de agentes patogênicos. No processo de micropropagação a aclimatização das plantas é a fase mais crítica em razão de fatores que podem impactar a sobrevivência das plantas. Objetivou-se avaliar a taxa de sobrevivência de cultivares de pimenteira-do-reino durante a aclimatização ex vitro. Os brotos enraizados in vitro das cultivares Bento, Cingapura, Guajarina e Kuthiravally foram submetidos à aclimatização utilizando-se bandejas de polipropileno e o substrato vermiculita. Os dados foram tomados semanalmente por quatro semanas quanto ao percentual de sobrevivência considerando os meios de enraizamento nas concentrações de sacarose: 15, 30, 45 e 60 g.L-1. Durante as quatro semanas de aclimatização, todas as cultivares apresentaram maiores percentuais de sobrevivência quando estas eram provenientes do enraizamento in vitro com 30 g.L-1 de sacarose, e dentre as cultivares, a Cingapura foi a que apresentou as maiores taxas semanais de sobrevivência (93,55; 87,63; 84,95 e 83,87%). As plantas que apresentaram raízes grossas e curtas tiveram dificuldade na aclimatização. As plantas enraizadas em meio de cultura com 30 g.L-1 de sacarose são mais propícias à aclimatização e formação de mudas.
id EMBR_7b768becbd46118f3751249eabcf0ee2
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950500
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.Enraizamento in vitroPiper nigrum LSacaroseA revitalização de plantas matrizes para o banco ativo de germoplasma das principais cultivares de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) via cultura de tecidos, fornecerá mudas livres de agentes patogênicos. No processo de micropropagação a aclimatização das plantas é a fase mais crítica em razão de fatores que podem impactar a sobrevivência das plantas. Objetivou-se avaliar a taxa de sobrevivência de cultivares de pimenteira-do-reino durante a aclimatização ex vitro. Os brotos enraizados in vitro das cultivares Bento, Cingapura, Guajarina e Kuthiravally foram submetidos à aclimatização utilizando-se bandejas de polipropileno e o substrato vermiculita. Os dados foram tomados semanalmente por quatro semanas quanto ao percentual de sobrevivência considerando os meios de enraizamento nas concentrações de sacarose: 15, 30, 45 e 60 g.L-1. Durante as quatro semanas de aclimatização, todas as cultivares apresentaram maiores percentuais de sobrevivência quando estas eram provenientes do enraizamento in vitro com 30 g.L-1 de sacarose, e dentre as cultivares, a Cingapura foi a que apresentou as maiores taxas semanais de sobrevivência (93,55; 87,63; 84,95 e 83,87%). As plantas que apresentaram raízes grossas e curtas tiveram dificuldade na aclimatização. As plantas enraizadas em meio de cultura com 30 g.L-1 de sacarose são mais propícias à aclimatização e formação de mudas.LANA ROBERTA REIS DOS SANTOS; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; RAPHAEL LEONE DA CRUZ FERREIRA; GLEYCE KELLY DE SOUSA RAMOS; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU.SANTOS, L. R. R. dosLEMOS, O. F. deFERREIA, R. L. da C.RAMOS, G. K. de S.MENEZES, I. C. deRODRIGUES, S. M.2013-02-21T11:11:11Z2013-02-21T11:11:11Z2013-02-2120122013-02-21T11:11:11ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion1 CD-ROM.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-15T23:34:56Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/950500Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-15T23:34:56Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
title Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
spellingShingle Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
SANTOS, L. R. R. dos
Enraizamento in vitro
Piper nigrum L
Sacarose
title_short Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
title_full Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
title_fullStr Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
title_full_unstemmed Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
title_sort Sobrevivência de plantas durante a fase de aclimatização na micropropagação de pimenteira-do-reino.
author SANTOS, L. R. R. dos
author_facet SANTOS, L. R. R. dos
LEMOS, O. F. de
FERREIA, R. L. da C.
RAMOS, G. K. de S.
MENEZES, I. C. de
RODRIGUES, S. M.
author_role author
author2 LEMOS, O. F. de
FERREIA, R. L. da C.
RAMOS, G. K. de S.
MENEZES, I. C. de
RODRIGUES, S. M.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv LANA ROBERTA REIS DOS SANTOS; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU; RAPHAEL LEONE DA CRUZ FERREIRA; GLEYCE KELLY DE SOUSA RAMOS; ILMARINA CAMPOS DE MENEZES, CPATU; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, L. R. R. dos
LEMOS, O. F. de
FERREIA, R. L. da C.
RAMOS, G. K. de S.
MENEZES, I. C. de
RODRIGUES, S. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Enraizamento in vitro
Piper nigrum L
Sacarose
topic Enraizamento in vitro
Piper nigrum L
Sacarose
description A revitalização de plantas matrizes para o banco ativo de germoplasma das principais cultivares de pimenteira-do-reino (Piper nigrum L.) via cultura de tecidos, fornecerá mudas livres de agentes patogênicos. No processo de micropropagação a aclimatização das plantas é a fase mais crítica em razão de fatores que podem impactar a sobrevivência das plantas. Objetivou-se avaliar a taxa de sobrevivência de cultivares de pimenteira-do-reino durante a aclimatização ex vitro. Os brotos enraizados in vitro das cultivares Bento, Cingapura, Guajarina e Kuthiravally foram submetidos à aclimatização utilizando-se bandejas de polipropileno e o substrato vermiculita. Os dados foram tomados semanalmente por quatro semanas quanto ao percentual de sobrevivência considerando os meios de enraizamento nas concentrações de sacarose: 15, 30, 45 e 60 g.L-1. Durante as quatro semanas de aclimatização, todas as cultivares apresentaram maiores percentuais de sobrevivência quando estas eram provenientes do enraizamento in vitro com 30 g.L-1 de sacarose, e dentre as cultivares, a Cingapura foi a que apresentou as maiores taxas semanais de sobrevivência (93,55; 87,63; 84,95 e 83,87%). As plantas que apresentaram raízes grossas e curtas tiveram dificuldade na aclimatização. As plantas enraizadas em meio de cultura com 30 g.L-1 de sacarose são mais propícias à aclimatização e formação de mudas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-02-21T11:11:11Z
2013-02-21T11:11:11Z
2013-02-21
2013-02-21T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950500
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE RECURSOS GENÉTICOS, 2., 2012, Belém, PA. Anais... Brasília, DF: Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos, 2012.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/950500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 CD-ROM.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695280074588160