Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIRA, I. C. de S. A
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: ANTONIO, R. P., SIMOES, W. L., RIBEIRO JUNIOR, P. M., OLIVEIRA, R. S. de, SILVA, J. S. da, BARBOSA, I. M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154578
Resumo: Diante da necessidade de identificação de espécies forrageiras mais adaptadas às mudanças climáticas, objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento de germoplasmas de Macroptilium sob condições de deficiência hídrica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento em blocos casualizados, com arranjo fatorial 10 x 4 x 2, e três repetições, sendo dez acessos da cultura, quatro níveis de umidade no solo (25; 50; 75 e 100% da capacidade de campo - CC) e dois cortes. Foram avaliadas as características, altura da planta, largura e comprimento do lóbulo central, número de folhas e massa seca da planta. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, sendo as médias entre os cortes comparadas pelo teste de Tukey, e entre os acessos pelo Scott-Knott e os níveis de umidade no solo por regressão. O acesso CTM-A15, da espécie M. atropurpureum, seguido pelos acessos CTM-A3 e CTM-A54 apresentaram maior tolerância ao déficit hídrico e cortes estudados, sendo superiores até mesmo a testemunha CTM-A27, apresentando bom desempenho no nível de umidade no solo de 25% da CC. Já entre os acessos de M. lathyroides os mais tolerantes foram os acessos CTM-L27 e CTM-L7.
id EMBR_7b91c3cc37826e900820a68d59642bda
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1154578
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.SemiáridoForragemNutrição AnimalPlanta ForrageiraLeguminosa ForrageiraSoloUmidade do SoloGermoplasmaMudança ClimáticaMacroptiliumForageClimate changeGermplasmForage legumesDiante da necessidade de identificação de espécies forrageiras mais adaptadas às mudanças climáticas, objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento de germoplasmas de Macroptilium sob condições de deficiência hídrica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento em blocos casualizados, com arranjo fatorial 10 x 4 x 2, e três repetições, sendo dez acessos da cultura, quatro níveis de umidade no solo (25; 50; 75 e 100% da capacidade de campo - CC) e dois cortes. Foram avaliadas as características, altura da planta, largura e comprimento do lóbulo central, número de folhas e massa seca da planta. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, sendo as médias entre os cortes comparadas pelo teste de Tukey, e entre os acessos pelo Scott-Knott e os níveis de umidade no solo por regressão. O acesso CTM-A15, da espécie M. atropurpureum, seguido pelos acessos CTM-A3 e CTM-A54 apresentaram maior tolerância ao déficit hídrico e cortes estudados, sendo superiores até mesmo a testemunha CTM-A27, apresentando bom desempenho no nível de umidade no solo de 25% da CC. Já entre os acessos de M. lathyroides os mais tolerantes foram os acessos CTM-L27 e CTM-L7.IRLANE CRISTINE DE SOUZA ANDRADE LIRA, Universidade Estadual de Feira de Santana; RAFAELA PRISCILA ANTONIO, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; PEDRO MARTINS RIBEIRO JUNIOR, CPATSA; RONALDO SIMÃO DE OLIVEIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Baiano, Campus Xique-xique, BA; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA; ITALLA MIKELLY BARBOSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina.LIRA, I. C. de S. AANTONIO, R. P.SIMOES, W. L.RIBEIRO JUNIOR, P. M.OLIVEIRA, R. S. deSILVA, J. S. daBARBOSA, I. M.2023-06-23T13:24:04Z2023-06-23T13:24:04Z2023-06-232023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlePeer Review, v. 5, n. 6, 2023.1541-1389http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/115457810.53660/371.prw903porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-06-23T13:24:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1154578Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-06-23T13:24:04falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-06-23T13:24:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
title Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
spellingShingle Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
LIRA, I. C. de S. A
Semiárido
Forragem
Nutrição Animal
Planta Forrageira
Leguminosa Forrageira
Solo
Umidade do Solo
Germoplasma
Mudança Climática
Macroptilium
Forage
Climate change
Germplasm
Forage legumes
title_short Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
title_full Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
title_fullStr Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
title_full_unstemmed Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
title_sort Tolerância de germoplasma de Macroptilium ao déficit hídrico.
author LIRA, I. C. de S. A
author_facet LIRA, I. C. de S. A
ANTONIO, R. P.
SIMOES, W. L.
RIBEIRO JUNIOR, P. M.
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, J. S. da
BARBOSA, I. M.
author_role author
author2 ANTONIO, R. P.
SIMOES, W. L.
RIBEIRO JUNIOR, P. M.
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, J. S. da
BARBOSA, I. M.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IRLANE CRISTINE DE SOUZA ANDRADE LIRA, Universidade Estadual de Feira de Santana; RAFAELA PRISCILA ANTONIO, CPATSA; WELSON LIMA SIMOES, CPATSA; PEDRO MARTINS RIBEIRO JUNIOR, CPATSA; RONALDO SIMÃO DE OLIVEIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia Baiano, Campus Xique-xique, BA; JUCICLÉIA SOARES DA SILVA; ITALLA MIKELLY BARBOSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Campus Petrolina.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIRA, I. C. de S. A
ANTONIO, R. P.
SIMOES, W. L.
RIBEIRO JUNIOR, P. M.
OLIVEIRA, R. S. de
SILVA, J. S. da
BARBOSA, I. M.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiárido
Forragem
Nutrição Animal
Planta Forrageira
Leguminosa Forrageira
Solo
Umidade do Solo
Germoplasma
Mudança Climática
Macroptilium
Forage
Climate change
Germplasm
Forage legumes
topic Semiárido
Forragem
Nutrição Animal
Planta Forrageira
Leguminosa Forrageira
Solo
Umidade do Solo
Germoplasma
Mudança Climática
Macroptilium
Forage
Climate change
Germplasm
Forage legumes
description Diante da necessidade de identificação de espécies forrageiras mais adaptadas às mudanças climáticas, objetivou-se com este trabalho avaliar o comportamento de germoplasmas de Macroptilium sob condições de deficiência hídrica. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento em blocos casualizados, com arranjo fatorial 10 x 4 x 2, e três repetições, sendo dez acessos da cultura, quatro níveis de umidade no solo (25; 50; 75 e 100% da capacidade de campo - CC) e dois cortes. Foram avaliadas as características, altura da planta, largura e comprimento do lóbulo central, número de folhas e massa seca da planta. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância, sendo as médias entre os cortes comparadas pelo teste de Tukey, e entre os acessos pelo Scott-Knott e os níveis de umidade no solo por regressão. O acesso CTM-A15, da espécie M. atropurpureum, seguido pelos acessos CTM-A3 e CTM-A54 apresentaram maior tolerância ao déficit hídrico e cortes estudados, sendo superiores até mesmo a testemunha CTM-A27, apresentando bom desempenho no nível de umidade no solo de 25% da CC. Já entre os acessos de M. lathyroides os mais tolerantes foram os acessos CTM-L27 e CTM-L7.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T13:24:04Z
2023-06-23T13:24:04Z
2023-06-23
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Peer Review, v. 5, n. 6, 2023.
1541-1389
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154578
10.53660/371.prw903
identifier_str_mv Peer Review, v. 5, n. 6, 2023.
1541-1389
10.53660/371.prw903
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503546318618624