Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, V.
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: CARBO, L., DORES, E. F. G. C., RIBEIRO, M. L., VECCHIATO, A. B., WEBER, O. L. S., PINTO, A. A., SPADOTTO, C. A., CUNHA, M. L. F.
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077925
Resumo: O presente trabalho objetivou realizar uma avaliação preliminar da presença de pesticidas em poços tubulares em 5 áreas de cultura de algodão na região de Primavera do Leste. A caracterização da cobertura pedológica foi efetuada através da elaboração de toposseqüências. A geologia do local dos poços é representada por material argilo-arenoso com concreções ferruginosas da Cobertura Detrito-Laterítica. Foi realizado um levantamento dos pesticidas usados na cultura do algodão, cuja seleção baseou-se em suas propriedades físico-químicas e índices GUS e LIX. Foram realizadas quatro etapas de coleta de amostras de água nos meses de abril, agosto e novembro de 2002 e fevereiro de 2003. O método de análise consistiu na extração em fase sólida das amostras de água com determinação por CG/EM e HPLC/DAD. Dentre os pesticidas analisados foram detectados a atrazina, metolacloro, carbofuram, parationa-metílica, imidacloprido e diurom, com concentrações máximas de 0,07; 0,41; 1,08; 0,17; 3,41 e 2,00 µg L-1, respectivamente. Apesar dos pesticidas terem sido detectados em concentrações baixas, uma vez que os fatores responsáveis pela degradação destas substâncias estão ou ausentes ou presentes em muito menor intensidade nas camadas mais profundas do solo, a presença destas substâncias em águas subterrâneas é um indicativo da sua vulnerabilidade à contaminação.
id EMBR_7ba644648bf4adc09720af558896aa7f
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077925
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.PesticidasPoços tubularesCulturas de algodãoO presente trabalho objetivou realizar uma avaliação preliminar da presença de pesticidas em poços tubulares em 5 áreas de cultura de algodão na região de Primavera do Leste. A caracterização da cobertura pedológica foi efetuada através da elaboração de toposseqüências. A geologia do local dos poços é representada por material argilo-arenoso com concreções ferruginosas da Cobertura Detrito-Laterítica. Foi realizado um levantamento dos pesticidas usados na cultura do algodão, cuja seleção baseou-se em suas propriedades físico-químicas e índices GUS e LIX. Foram realizadas quatro etapas de coleta de amostras de água nos meses de abril, agosto e novembro de 2002 e fevereiro de 2003. O método de análise consistiu na extração em fase sólida das amostras de água com determinação por CG/EM e HPLC/DAD. Dentre os pesticidas analisados foram detectados a atrazina, metolacloro, carbofuram, parationa-metílica, imidacloprido e diurom, com concentrações máximas de 0,07; 0,41; 1,08; 0,17; 3,41 e 2,00 µg L-1, respectivamente. Apesar dos pesticidas terem sido detectados em concentrações baixas, uma vez que os fatores responsáveis pela degradação destas substâncias estão ou ausentes ou presentes em muito menor intensidade nas camadas mais profundas do solo, a presença destas substâncias em águas subterrâneas é um indicativo da sua vulnerabilidade à contaminação.UNESP/SP; UFMT/MT; UNESP/SP; UNESP/SP; UFMT/MT; UFMT/MT; UFMT/MT; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, CNPMA; UFMT/MT.SOUZA, V.CARBO, L.DORES, E. F. G. C.RIBEIRO, M. L.VECCHIATO, A. B.WEBER, O. L. S.PINTO, A. A.SPADOTTO, C. A.CUNHA, M. L. F.2017-10-25T09:25:02Z2017-10-25T09:25:02Z2017-10-2320042017-10-25T09:25:02ZArtigo em anais e proceedingsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÀGUAS SUBTERRÂNEAS, 13., 2004, Cuiabá, MT. Anais... Cuiabá : ABAS, 2004. 1 CD-ROM.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077925porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-10-25T09:25:09Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1077925Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-10-25T09:25:09Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
title Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
spellingShingle Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
SOUZA, V.
Pesticidas
Poços tubulares
Culturas de algodão
title_short Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
title_full Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
title_fullStr Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
title_full_unstemmed Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
title_sort Determinação de pesticidas em água de poços tubulares em áreas de cultura de algodão na microrregião de primavera do leste, Mato Grosso.
author SOUZA, V.
author_facet SOUZA, V.
CARBO, L.
DORES, E. F. G. C.
RIBEIRO, M. L.
VECCHIATO, A. B.
WEBER, O. L. S.
PINTO, A. A.
SPADOTTO, C. A.
CUNHA, M. L. F.
author_role author
author2 CARBO, L.
DORES, E. F. G. C.
RIBEIRO, M. L.
VECCHIATO, A. B.
WEBER, O. L. S.
PINTO, A. A.
SPADOTTO, C. A.
CUNHA, M. L. F.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNESP/SP; UFMT/MT; UNESP/SP; UNESP/SP; UFMT/MT; UFMT/MT; UFMT/MT; CLAUDIO APARECIDO SPADOTTO, CNPMA; UFMT/MT.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, V.
CARBO, L.
DORES, E. F. G. C.
RIBEIRO, M. L.
VECCHIATO, A. B.
WEBER, O. L. S.
PINTO, A. A.
SPADOTTO, C. A.
CUNHA, M. L. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Pesticidas
Poços tubulares
Culturas de algodão
topic Pesticidas
Poços tubulares
Culturas de algodão
description O presente trabalho objetivou realizar uma avaliação preliminar da presença de pesticidas em poços tubulares em 5 áreas de cultura de algodão na região de Primavera do Leste. A caracterização da cobertura pedológica foi efetuada através da elaboração de toposseqüências. A geologia do local dos poços é representada por material argilo-arenoso com concreções ferruginosas da Cobertura Detrito-Laterítica. Foi realizado um levantamento dos pesticidas usados na cultura do algodão, cuja seleção baseou-se em suas propriedades físico-químicas e índices GUS e LIX. Foram realizadas quatro etapas de coleta de amostras de água nos meses de abril, agosto e novembro de 2002 e fevereiro de 2003. O método de análise consistiu na extração em fase sólida das amostras de água com determinação por CG/EM e HPLC/DAD. Dentre os pesticidas analisados foram detectados a atrazina, metolacloro, carbofuram, parationa-metílica, imidacloprido e diurom, com concentrações máximas de 0,07; 0,41; 1,08; 0,17; 3,41 e 2,00 µg L-1, respectivamente. Apesar dos pesticidas terem sido detectados em concentrações baixas, uma vez que os fatores responsáveis pela degradação destas substâncias estão ou ausentes ou presentes em muito menor intensidade nas camadas mais profundas do solo, a presença destas substâncias em águas subterrâneas é um indicativo da sua vulnerabilidade à contaminação.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2017-10-25T09:25:02Z
2017-10-25T09:25:02Z
2017-10-23
2017-10-25T09:25:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv Artigo em anais e proceedings
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÀGUAS SUBTERRÂNEAS, 13., 2004, Cuiabá, MT. Anais... Cuiabá : ABAS, 2004. 1 CD-ROM.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077925
identifier_str_mv In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ÀGUAS SUBTERRÂNEAS, 13., 2004, Cuiabá, MT. Anais... Cuiabá : ABAS, 2004. 1 CD-ROM.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1077925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695484155789312