Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOTA, N. R.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MOTA, D. M. da, MOTA, N. F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076433
Resumo: Este artigo trata das práticas resultantes da transição da roça com corte e queima tradicional para a roça sem queima na comunidade Barra do Leme, Assentamento Barra do Leme, Pentecoste, Ceará. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos, de observação participante e de entrevistas diretivas e não diretivas. Os resultados mostram que a organização e a militância ambiental da comunidade foram fundamentais para a decisão da transição para uma agricultura sem queima. O trabalho de preparo da terra de novas áreas de plantio passou a ser mais pesado. Com isso houve a fixação das áreas de cultivo, as coivaras foram modificadas, a adubação foi incorporada ao roçado como forma de fertilização do solo alternativa às queimadas, e ocorreu diminuição do tempo dedicado à agricultura.
id EMBR_7c13a2905851e00e26708dff7aba527e
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076433
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.SemiáridoAgricultores experimentadoresRoça sem queimaAgricultura FamiliarEste artigo trata das práticas resultantes da transição da roça com corte e queima tradicional para a roça sem queima na comunidade Barra do Leme, Assentamento Barra do Leme, Pentecoste, Ceará. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos, de observação participante e de entrevistas diretivas e não diretivas. Os resultados mostram que a organização e a militância ambiental da comunidade foram fundamentais para a decisão da transição para uma agricultura sem queima. O trabalho de preparo da terra de novas áreas de plantio passou a ser mais pesado. Com isso houve a fixação das áreas de cultivo, as coivaras foram modificadas, a adubação foi incorporada ao roçado como forma de fertilização do solo alternativa às queimadas, e ocorreu diminuição do tempo dedicado à agricultura.NASHIRA REMÍGIO MOTA, Cientista Social; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; NARCISO FERREIRA MOTA, DOUTORANDO UFC.MOTA, N. R.MOTA, D. M. daMOTA, N. F.2017-09-29T10:34:00Z2017-09-29T10:34:00Z2017-09-2820172017-09-29T10:34:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Agroecologia, v. 12, n. 2, p. 117-125, 2017.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076433porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-09-29T10:34:07Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1076433Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-09-29T10:34:07falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-09-29T10:34:07Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
title Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
spellingShingle Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
MOTA, N. R.
Semiárido
Agricultores experimentadores
Roça sem queima
Agricultura Familiar
title_short Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
title_full Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
title_fullStr Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
title_full_unstemmed Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
title_sort Transição agroecológica do roçado tradicional para a roça sem queima: mudanças no preparo da terra.
author MOTA, N. R.
author_facet MOTA, N. R.
MOTA, D. M. da
MOTA, N. F.
author_role author
author2 MOTA, D. M. da
MOTA, N. F.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASHIRA REMÍGIO MOTA, Cientista Social; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU; NARCISO FERREIRA MOTA, DOUTORANDO UFC.
dc.contributor.author.fl_str_mv MOTA, N. R.
MOTA, D. M. da
MOTA, N. F.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiárido
Agricultores experimentadores
Roça sem queima
Agricultura Familiar
topic Semiárido
Agricultores experimentadores
Roça sem queima
Agricultura Familiar
description Este artigo trata das práticas resultantes da transição da roça com corte e queima tradicional para a roça sem queima na comunidade Barra do Leme, Assentamento Barra do Leme, Pentecoste, Ceará. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, com levantamento de dados qualitativos e quantitativos, de observação participante e de entrevistas diretivas e não diretivas. Os resultados mostram que a organização e a militância ambiental da comunidade foram fundamentais para a decisão da transição para uma agricultura sem queima. O trabalho de preparo da terra de novas áreas de plantio passou a ser mais pesado. Com isso houve a fixação das áreas de cultivo, as coivaras foram modificadas, a adubação foi incorporada ao roçado como forma de fertilização do solo alternativa às queimadas, e ocorreu diminuição do tempo dedicado à agricultura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29T10:34:00Z
2017-09-29T10:34:00Z
2017-09-28
2017
2017-09-29T10:34:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Agroecologia, v. 12, n. 2, p. 117-125, 2017.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076433
identifier_str_mv Revista Brasileira de Agroecologia, v. 12, n. 2, p. 117-125, 2017.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1076433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503442660589568