Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, A. S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: FRANCO, I. M., MARTORANO, L. G., MORAES, J. R. da S. C. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154255
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p693
Resumo: Os centros urbanos demandam de maior aporte energético para manter as habitações em conforto térmico em decorrência de alterações atribuídas ao processo de urbanização. O objetivo foi analisar padrões termográficos no Bairro do Marco, na cidade de Belém como estratégia de apontar efeitos da arborização e/ou não em duas avenidas. As imagens termográficas foram obtidas em sobrevoo oblíquo que possibilitou a medição de temperaturas e a observação de padrões de distribuição de calor. Foram analisados alvos nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas. Verificou-se que a diferença entre a temperatura (AT) na Av. Almirante Barroso e na Av. Rômulo Maiorana foi de 2,9°C, mas nas duas avenidas foram detectadas diferenças da ordem de 7,4°C. Ao simular na Av. Almirante Barroso sob cenário "de avenida arborizada" considerando-se a diferença média (AT) de 2,9°C, os valores obtidos foram inferiores as simulações na Av. Rômulo Maiorana "sem arborização". Conclui-se que a vegetação presta importantes serviços ambientais às populações. Os diagnósticos termográficos apontam indicadores de concentração de calor e/ou áreas com maior atenuação dos raios solares pela vegetação. Os indicadores de regulação térmica pela arborização na Av. Rômulo Maiorana reforçam a importância em manter e/ou adotar canteiros com vegetação arbórea em avenidas de Belém.
id EMBR_7caa492ab6228583630bb616cb181e79
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1154255
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.Área VerdeTemperaturaArborizaçãoOs centros urbanos demandam de maior aporte energético para manter as habitações em conforto térmico em decorrência de alterações atribuídas ao processo de urbanização. O objetivo foi analisar padrões termográficos no Bairro do Marco, na cidade de Belém como estratégia de apontar efeitos da arborização e/ou não em duas avenidas. As imagens termográficas foram obtidas em sobrevoo oblíquo que possibilitou a medição de temperaturas e a observação de padrões de distribuição de calor. Foram analisados alvos nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas. Verificou-se que a diferença entre a temperatura (AT) na Av. Almirante Barroso e na Av. Rômulo Maiorana foi de 2,9°C, mas nas duas avenidas foram detectadas diferenças da ordem de 7,4°C. Ao simular na Av. Almirante Barroso sob cenário "de avenida arborizada" considerando-se a diferença média (AT) de 2,9°C, os valores obtidos foram inferiores as simulações na Av. Rômulo Maiorana "sem arborização". Conclui-se que a vegetação presta importantes serviços ambientais às populações. Os diagnósticos termográficos apontam indicadores de concentração de calor e/ou áreas com maior atenuação dos raios solares pela vegetação. Os indicadores de regulação térmica pela arborização na Av. Rômulo Maiorana reforçam a importância em manter e/ou adotar canteiros com vegetação arbórea em avenidas de Belém.ANDERSON SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; IRVING MONTANARI FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; JOSÉ REINALDO DA SILVA CABRAL DE MORAES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.COSTA, A. S.FRANCO, I. M.MARTORANO, L. G.MORAES, J. R. da S. C. de2023-06-05T20:47:12Z2023-06-05T20:47:12Z2023-06-052022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCaderno de Geografia, v. 32, n. 69, p. 693-709, 2022.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154255https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p693porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2023-06-05T20:47:12Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/1154255Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542023-06-05T20:47:12falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542023-06-05T20:47:12Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
title Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
spellingShingle Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
COSTA, A. S.
Área Verde
Temperatura
Arborização
title_short Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
title_full Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
title_fullStr Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
title_full_unstemmed Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
title_sort Termografia infravermelha em sobrevoo oblíquo para indicar efeitos da vegetação urbana na regulação térmica em Belém, Pará.
author COSTA, A. S.
author_facet COSTA, A. S.
FRANCO, I. M.
MARTORANO, L. G.
MORAES, J. R. da S. C. de
author_role author
author2 FRANCO, I. M.
MARTORANO, L. G.
MORAES, J. R. da S. C. de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDERSON SILVA COSTA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; IRVING MONTANARI FRANCO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; JOSÉ REINALDO DA SILVA CABRAL DE MORAES, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, A. S.
FRANCO, I. M.
MARTORANO, L. G.
MORAES, J. R. da S. C. de
dc.subject.por.fl_str_mv Área Verde
Temperatura
Arborização
topic Área Verde
Temperatura
Arborização
description Os centros urbanos demandam de maior aporte energético para manter as habitações em conforto térmico em decorrência de alterações atribuídas ao processo de urbanização. O objetivo foi analisar padrões termográficos no Bairro do Marco, na cidade de Belém como estratégia de apontar efeitos da arborização e/ou não em duas avenidas. As imagens termográficas foram obtidas em sobrevoo oblíquo que possibilitou a medição de temperaturas e a observação de padrões de distribuição de calor. Foram analisados alvos nas avenidas mais arborizadas e menos arborizadas. Verificou-se que a diferença entre a temperatura (AT) na Av. Almirante Barroso e na Av. Rômulo Maiorana foi de 2,9°C, mas nas duas avenidas foram detectadas diferenças da ordem de 7,4°C. Ao simular na Av. Almirante Barroso sob cenário "de avenida arborizada" considerando-se a diferença média (AT) de 2,9°C, os valores obtidos foram inferiores as simulações na Av. Rômulo Maiorana "sem arborização". Conclui-se que a vegetação presta importantes serviços ambientais às populações. Os diagnósticos termográficos apontam indicadores de concentração de calor e/ou áreas com maior atenuação dos raios solares pela vegetação. Os indicadores de regulação térmica pela arborização na Av. Rômulo Maiorana reforçam a importância em manter e/ou adotar canteiros com vegetação arbórea em avenidas de Belém.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-05T20:47:12Z
2023-06-05T20:47:12Z
2023-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Caderno de Geografia, v. 32, n. 69, p. 693-709, 2022.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154255
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p693
identifier_str_mv Caderno de Geografia, v. 32, n. 69, p. 693-709, 2022.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1154255
https://doi.org/10.5752/P.2318-2962.2022v32n69p693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503545737707520