Irrigapote: aprendizagem coletiva na utilização de tecnologia de irrigação sustentável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIQUEIRA, A. P. da S.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: MARTORANO, L. G., MORAES, J. R. da S. C. de, SIQUEIRA, T. T. da S., SILVA, T. M. G. da, GROSSI-MILANI, R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1094350
Resumo: Soluções tecnológicas de fácil aplicação e com baixo custo podem ser utilizadas por agricultores para garantir a oferta de água para plantas em sistemas agrícolas. Ações voltadas à educação agroambiental envolvendo a sociedade local, ajudam a elucidar e implantar processos e metodologias inovadoras. Objetiva-se com este estudo apresentar informações sobre como uma tecnologia de reposição de água no solo, denominada Irrigapote, pode ser utilizada enquanto ferramenta de aprendizagem coletiva a agricultores de base familiar. Duas principais etapas caracterizaram o processo de aprendizagem coletiva: (1) Palestras técnicas e rodas de conversas para discutir sobre a tecnologia; (2) Demonstração a campo da tecnologia IrrigaPote. Participaram das atividades 150 agricultores do município de Altônia no Noroeste do Paraná. A aprendizagem coletiva sensibilizou-os na adoção da tecnologia como estratégia sustentável tanto por viabilizar a reposição hídrica ao solo em períodos secos, quanto pela garantia da oferta de alimento pela agricultura familiar. Conclui-se que a iniciativa em compartilhar os conhecimentos sobre a tecnologia IrrigaPote motivou os produtores a adotarem este comportamento próambiental que contribui para a transformação sociocultural quanto ao uso dos recursos hídricos na agricultura de base familiar.
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