Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, V. M. C.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: NOVAIS, R. F. de, OLIVEIRA, M. F. G. de, MOSQUIM, P. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477186
Resumo: Foram utilizados quatro hibridos de milho (Zea mays L.), sendo: Br 201, um hibrido duplo comercial, um hibrido duplo experimental e um hibrido simples precoce. Doze dias apos o transplantio, plantulas de quatro hibridos de milho foram submetidas a omissao de fosforo na solucao nutritiva, em casa de vegetacao, por dez dias. Num segundo experimento, plantulas com dez dias de idade foram transferidas para solucao nutritiva sem fosforo por outros dez dias, findos os quais este elemento foi readicionado. As raizes foram drenos preferenciais para acucares soluveis quando o fosforo foi omitido. Durante o ressuprimento, as folhas foram os drenos preferenciais. Ate o quarto dia de omissao de fosforo, houve decrescimo nas concentracoes de acucares soluveis totais e acucares nao redutores nas folhas, o que coincidiu com a reducao da taxa de crescimento relativo entre o segundo e o quarto dias, sugerindo que, neste periodo, houve reducao da taxa fotossintetica. Entre o quarto e o sexto dia de omissao de fosforo, houve aumento nos teores de acucares soluveis totais e de acucares nao redutores e na taxa de crescimento relativo. Houve reducao nos teores de acucares soluveis totais, acucares redutores e acucares nao redutores nas folhas nos periodos iniciais de ressuprimento, seguidos de aumento a partir do sexto-oitavo dia. A reducao, provavelmente, deveu-se a recuperacao do metabolismo respiratorio com a adicao de fosforo. O aumento posterior sugere que, nessa fase, houve recuperacao da fotossintese.
id EMBR_7dda39b5aa117cd7b4885bfd6b3855c8
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/477186
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.EstresseMaizeFósforoMilhoStressZea MaysphosphorusForam utilizados quatro hibridos de milho (Zea mays L.), sendo: Br 201, um hibrido duplo comercial, um hibrido duplo experimental e um hibrido simples precoce. Doze dias apos o transplantio, plantulas de quatro hibridos de milho foram submetidas a omissao de fosforo na solucao nutritiva, em casa de vegetacao, por dez dias. Num segundo experimento, plantulas com dez dias de idade foram transferidas para solucao nutritiva sem fosforo por outros dez dias, findos os quais este elemento foi readicionado. As raizes foram drenos preferenciais para acucares soluveis quando o fosforo foi omitido. Durante o ressuprimento, as folhas foram os drenos preferenciais. Ate o quarto dia de omissao de fosforo, houve decrescimo nas concentracoes de acucares soluveis totais e acucares nao redutores nas folhas, o que coincidiu com a reducao da taxa de crescimento relativo entre o segundo e o quarto dias, sugerindo que, neste periodo, houve reducao da taxa fotossintetica. Entre o quarto e o sexto dia de omissao de fosforo, houve aumento nos teores de acucares soluveis totais e de acucares nao redutores e na taxa de crescimento relativo. Houve reducao nos teores de acucares soluveis totais, acucares redutores e acucares nao redutores nas folhas nos periodos iniciais de ressuprimento, seguidos de aumento a partir do sexto-oitavo dia. A reducao, provavelmente, deveu-se a recuperacao do metabolismo respiratorio com a adicao de fosforo. O aumento posterior sugere que, nessa fase, houve recuperacao da fotossintese.VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS.ALVES, V. M. C.NOVAIS, R. F. deOLIVEIRA, M. F. G. deMOSQUIM, P. R.2011-04-10T11:11:11Z2011-04-10T11:11:11Z1997-11-0719952018-06-11T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleRevista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Londrina, v. 7, n. 1, p. 97-105, 1995.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:13:30Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/477186Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestopendoar:21542017-08-16T00:13:30falseRepositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:13:30Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
title Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
spellingShingle Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
ALVES, V. M. C.
Estresse
Maize
Fósforo
Milho
Stress
Zea Mays
phosphorus
title_short Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
title_full Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
title_fullStr Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
title_full_unstemmed Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
title_sort Açúcares solúveis em quatro híbridos de milho sob omissão e sob ressuprimento de fósforo.
author ALVES, V. M. C.
author_facet ALVES, V. M. C.
NOVAIS, R. F. de
OLIVEIRA, M. F. G. de
MOSQUIM, P. R.
author_role author
author2 NOVAIS, R. F. de
OLIVEIRA, M. F. G. de
MOSQUIM, P. R.
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv VERA MARIA CARVALHO ALVES, CNPMS.
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES, V. M. C.
NOVAIS, R. F. de
OLIVEIRA, M. F. G. de
MOSQUIM, P. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Estresse
Maize
Fósforo
Milho
Stress
Zea Mays
phosphorus
topic Estresse
Maize
Fósforo
Milho
Stress
Zea Mays
phosphorus
description Foram utilizados quatro hibridos de milho (Zea mays L.), sendo: Br 201, um hibrido duplo comercial, um hibrido duplo experimental e um hibrido simples precoce. Doze dias apos o transplantio, plantulas de quatro hibridos de milho foram submetidas a omissao de fosforo na solucao nutritiva, em casa de vegetacao, por dez dias. Num segundo experimento, plantulas com dez dias de idade foram transferidas para solucao nutritiva sem fosforo por outros dez dias, findos os quais este elemento foi readicionado. As raizes foram drenos preferenciais para acucares soluveis quando o fosforo foi omitido. Durante o ressuprimento, as folhas foram os drenos preferenciais. Ate o quarto dia de omissao de fosforo, houve decrescimo nas concentracoes de acucares soluveis totais e acucares nao redutores nas folhas, o que coincidiu com a reducao da taxa de crescimento relativo entre o segundo e o quarto dias, sugerindo que, neste periodo, houve reducao da taxa fotossintetica. Entre o quarto e o sexto dia de omissao de fosforo, houve aumento nos teores de acucares soluveis totais e de acucares nao redutores e na taxa de crescimento relativo. Houve reducao nos teores de acucares soluveis totais, acucares redutores e acucares nao redutores nas folhas nos periodos iniciais de ressuprimento, seguidos de aumento a partir do sexto-oitavo dia. A reducao, provavelmente, deveu-se a recuperacao do metabolismo respiratorio com a adicao de fosforo. O aumento posterior sugere que, nessa fase, houve recuperacao da fotossintese.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1997-11-07
2011-04-10T11:11:11Z
2011-04-10T11:11:11Z
2018-06-11T11:11:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Londrina, v. 7, n. 1, p. 97-105, 1995.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477186
identifier_str_mv Revista Brasileira de Fisiologia Vegetal, Londrina, v. 7, n. 1, p. 97-105, 1995.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/477186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1794503368807284736